terça-feira, 16 de junho de 2020

De Berlim... - IV

Chegámos ao 4º dia em Berlim. 29 de Fevereiro. O meu aniversário, pois claro!

Como nota prévia, importa dizer que no último 29 de Fevereiro eu tinha acordado em Praga, na minha primeira viagem que fiz sozinha, naquilo que parece ter sido toda outra vida. Não deixa de ser curioso como em 4 anos apenas, a vida pode mudar tanto!...

Começámos o dia com um pequeno-almoço mais especial, num espaço muito engraçado que descobrimos perto do hotel, o Café Bell Chicco, e que, sendo Sábado, tinha menu de brunch a um preço simpático.



De barriga (bem) cheia, rumámos novamente à Ilha dos Museus, para deixar a alma cheia no primeiro museu do dia: a Alte Nationalgalerie, com obras dos séculos XIX e com destaque para as colecções do Romantismo e do Impressionismo.

A Catedral de Berlim, que só vimos por fora.
Dizem que a vista da cúpula vale a pena, mas os 270 degraus que são precisos para lá chegar,
não combinavam com o meu estado.



Eu adoro o Rodin...
Se um dia voltar a Paris, é só para ir ao museu dele outra vez.

 
Monet...
Pronto, se voltar a Paris, também é para voltar ao Museu d'Orsay.

Mais Monet, porque Monet nunca é demais.

Seguiu-se um almoço super decadente: no Burgermeister. É uma cadeia de fast-food com vários espaços, e apresentam-se como o melhor hamburguer em Berlim. Têm uma opção vegetariana e também são famosos pelas batatas fritas com queijo e jalapeños. O espaço não é feito para lá ficarmos muito tempo... Diria mesmo que o ideal é comprar para comer fora. Mas é toda uma experiência e vale a pena!


Depois do almoço, seguimos para a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche. É uma igreja memorial construída nos finais do século XIX, e que ficou muito destruída num bombardeamento em 1943. Parte foi reconstruída, mas a maior parte foi deixada como ficou, tornando-se num memorial. Junto a esta igreja foi construída uma nova, com vários espaços, e com um interior único, coberto de vitrais em tons de azul, onde se destaca um crucifixo enorme. As fotos não fazem justiça ao que este espaço é, pelo que só mesmo lá indo...




Dica curiosa: atravessando para o outro lado da estrada, há um centro comercial - o Bikini Berlin. Lá dentro, encontram umas escadas que levam ao piso superior, e onde há acesso a um terraço muito simpático de onde se tem vista para... O Jardim Zoológico de Berlim! Não dá para ver muito, mas sempre se vêem alguns animais, incluindo as suricatas. E quem é que não gosta de ver suricatas?!... O espaço está mesmo preparado para esta observação do zoo, com bancos e placas a indicar os animais que vemos de cada sítio. Numa próxima ida a Berlim, o zoo não me vai escapar!


Daqui, seguimos para a Gemäldegalerie, mais um museu, com obras da pintura europeia do século XIII ao XVIII, e destaque para as obras de Rembrandt. Para quem não sabe, eu estudei História da Arte (noutra vida), pelo que passar o dia do meu aniversário rodeada de obras dos meus artistas favoritos, fez-me todo o sentido.

Raffaello

Botticelli
Ainda demos uma volta a pé, e passámos pelo Kultur Forum, onde vimos o edifício da Berliner Philharmonie, antes de regressarmos ao hotel.


Para o jantar, escolhemos um italiano maravilhoso: A Mano. Comemos lindamente, o serviço era super simpático com italianos a sério (que falavam connosco em italiano, assumindo que se éramos portugueses, os percebíamos perfeitamente), e ainda tive direito a uma sobremesa com vela e parabéns!



O dia chegou ao fim e a viagem também estava a terminar...

9 comentários:

  1. Só tenho a acrescentar: Paris, Monet, Museu de L'Orangerie.
    No dia que fores, se te lembrares, diz-me o que achaste. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhh A Orangerie :D Passei lá uma eternidade, e teria passado mais, se me tivessem deixado! É esmagador :D

      Eu, realmente, não gosto muito de Paris. Mas aqueles museus!...

      Eliminar
    2. Eu nem sei quanto tempo passei naquela sala... totalmente assoberbada!!!
      Acho que só avancei com a visita porque estava acompanhada. :P

      Eliminar
  2. Ahhh, Paris, we always have Paris ;)

    Mas essa volta por Berlim foi mesmo muito interessante e bem bonita de acompanhar.

    Rodin, Monet, Boticelli, há por aí um padrão :) isso e suricatas ahahah.

    Obrigado pela visita, continuem felizes e saudáveis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, em Paris eu consigo dizer facilmente o que me encanta. Em Berlim, nem por isso. Mas não merece menos uma viagem por isso :)

      É óbvio, não é? Desta vez nem fiz um esforço de ir ver arte contemporânea! :D

      Vocês também :)

      Eliminar
  3. Muito bom! Ricas dicas :)

    Beijinhos e deduzo que haja uma parte V para conclusões :)

    ResponderEliminar
  4. Sabias que o teu amigo aqui forneceu uma catrefada enorme de mosaico para o Bikini Haus? Ah pois é … não me importava de ter um projecto desses uma vez por ano ;) … e o melhor hambúrguer de Berlim é no Möpse … mas é um local não muito adequado ao teu estado actual … alguma confusão e barulho mas num ambiente muito à la Pub clássico. Tenho que ir experimentar esse Burgermeister … o melhor Hambuerguer que eu comi foi em Frankfurt (foi um cozinheiro italiano que me levou lá), num sitio que me parece ser muito parecido … não é para lá estar muito tempo, é ir ao balcão encomendar e ir buscar quando estiver pronto, comer e sigaaa. Bela viagem… tenho que voltar rapidamente a Berlim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sériooooo? Podias ter dito, que eu ia lá dizer que te conhecia! Ahahahah :)

      Essa do hamburguer fica para uma próxima (se lá voltar)! E Frankfurt nunca fui, mas se lá for, já sei com quem falar!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...