quinta-feira, 25 de junho de 2020

Da Gravidez... - IX (ou da escolha do nome...)

Curiosamente, quando começámos a falar em nomes, rapidamente surgiram várias opções para nomes de menino. De menina, nem por isso...

Lá fomos trocando ideias, íamos falando no assunto antes de adormecer ou em viagens de carro, fomos pensando no assunto, mas sem chegar a grande conclusão.

A dada altura, achei por bem ir pesquisar sobre o dia em que eu achava que ela ia nascer (que não é o dia da data prevista para o parto, porque eu também achei por bem fazer os cálculos à minha maneira - talvez um dia fale sobre isso). E descobri que nesse dia (4 de Julho), tinha nascido a Infanta D. Isabel Maria de Bragança (regente de Portugal), e tinha morrido a Rainha Isabel de Aragão (mais conhecida por Rainha Santa). E, foi assim, que o nome Isabel começou a estar em cima da mesa.

Eu gostei do nome. Ele gostou do nome. É um nome clássico, é um nome tradicional, é um nome de rainha, não é um nome muito comum e não é um nome "da moda". Um dos meus critérios sempre foi, precisamente, ser um nome que não estivesse na lista dos nomes mais utilizados em Portugal em bebés registados no último ano. Manias. Cada um com as suas. 

Não foi uma escolha muito consensual. Houve muito quem dissesse que achava um nome bonito, mas também houve (mesmo na família mais próxima) quem não achasse muita piada. A parte boa disto de termos uma filha nossa é que somos nós que mandamos, não é verdade?

Isabel será.



(nota: é possível que a bebé nasça, entretanto, e é também possível que isto vire meio bipolar, entre eventuais posts agendados e a realidade do momento, por isso, sem grandes promessas ou compromissos, fica a ideia: isto há-de voltar à normalidade, eu hei-de conseguir publicar os mais 137 posts que tenho pensados sobre a gravidez, e eu hei-de vir dar notícias, quando as houver e quando conseguir!)

10 comentários:

  1. A minha mãe chama-se Isabel. Acho um nome muito bonito!

    Muitas felicidades para a Isabel e para os pais =)

    ResponderEliminar
  2. Já sabes que eu gosto do nome... os meus critérios tb seriam semelhantes aos teus: nome clássico e que não esteja na moda.

    Quanto à família dar palpites, temos pena! Os pais é que escolhem o nome e acabou. Gostam, óptimo. Não gostam, habituam-se.

    Quando o meu sobrinho nasceu, os pais escolheram o nome e comunicaram. Curiosamente lá em casa ninguém gostava do nome... e só percebemos disso quando, já o puto tinha uns meses valentes, conversamos sobre isso (eu e os meus pais). Acho que nunca ninguém ficou a saber desse "desgosto" lá de casa...
    E sabes que mais? Habituamo-nos e hoje em dia não o imagino com outro nome.

    Ficamos à espera de novidades! Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha :)

      Vá lá que na minha família, disseram logo. Mas foram ignorados na mesma! Ahahahha :) Acho que está é daquelas escolhas em que tem mesmo de prevalecer a vontade dos pais!

      Eliminar
  3. O tempo em que os padrinhos escolhiam os nomes já foi.

    Quando muito alguma relação com alguém da família pelos mais variados motivos.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós, pelos mais variados motivos, quisemos fugir a nomes da família. Eu, pessoalmente, não acho grande graça a isso, pela carga emocional que um nome desses sempre carrega. Sou pela individualidade de cada um :)

      Eliminar
  4. A minha mãe é Ana Isabel, gosto até (não que interesse na realidade). Vai-te habituando aos palpite ahahah

    Nós sempre gostámos de Beatriz mas aqui o que pesa é se dito por eles fica bonito, não pode ter acentos nem g's nem um par de outras coisas, por exemplo rodigo lê-se aqui rodrirro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, até nisso achámos que Isabel era um bom nome, facilmente reconhecível em vários idiomas e sem ser demasiado complicado!

      Também gosto de Beatriz, mas já tenho uma irmã e uma sobrinha com esse nome :)

      Eliminar
  5. A minha mai nova é Isabel e a gente trata-a carinhosamente por Bé :) … começou por Bébé e agora está em Bé …

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, vou copiar :D

      (acreditas que ainda não me tinha ocorrido? Ahahahha)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...