Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinhados. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cozinhados. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Das fotografias que dão alegria... - Day 336



Não tenho cozinhado tanto quanto gostaria. Pergunto-me, diversas vezes, o que raio é que eu fazia com o meu tempo, antes de a Isabel nascer. Nada, aposto. Eu não fazia nada. É a única explicação que encontro. 

Hoje acordámos mais tarde que o habitual (a noite foi má e "obriguei" a Isabel a dormir mais um bocadinho de manhã). Fiz panquecas para o pequeno almoço. Fomos para a expo. Eu corri, enquanto ele caminhou com ela. Eu peguei nela, voltei para casa, e ele fez o treino dele e voltou a correr para casa. Tomei banho e fiz o almoço. Almoçámos. A Isabel fez a sesta. Eu arrumei a cozinha e fiz estas bolachas. Pelo meio, trocar fraldas, dar de mamar, brincar e palrar. Recebi uma notícia menos boa que me deixou a pensar. Falei com o meu Pai. Ainda fiz sopa. Estivemos a fazer testes para a sessão fotográfica de Natal. Demos banho e deitámos a Isabel. Jantámos. A Isabel acordou e eu voltei a adormecê-la. Comemos bolachas e chocolates da árvore de Natal. Vegetámos. Eu escrevo este post. Não tarda, vou dormir que amanhã é dia de trabalho.

E dizia eu antes que não tinha tempo... 

sábado, 10 de outubro de 2020

Das fotografias que dão alegria... - Day 284

 


O que fazer com uma lata de leite condensado fora do prazo? Brigadeiros, pois claro.

Já que não posso correr, sempre posso comer. É parecido. 

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Das fotografias que dão alegria... - Day 247


Hoje fui fazer um passeio matinal com a Isabel, e na nossa volta aproveitei para ir à lota comprar marisco. 

Faz parte dos nossos rituais nas férias em Lagos: ir comprar marisco fresco à lota, sempre no mesmo sítio, sempre à mesma senhora. 

Este ano, talvez fruto da Covid-19 e de uma eventual diminuição da afluência de turistas, tem havido mais variedade e quantidade de mariscos, e eu agradeço. 

Já comemos conquilhas, que eu adoro e que já não comia há toda uma vida (a apanha está frequentemente interdita), percebes, que eu também adoro, e hoje fui mais comedida e trouxe só um quilo de berbigão e uma caixa de ostras para ele (eu dispenso comer coisas vivas...). 

Depois de 6 meses fechada em casa, estes pequenos rituais são ainda mais especiais, e estes petiscos têm um sabor único. No fundo, trazem-me lembranças de outros tempos de normalidade, em que a vida fluia feliz e leve... 

Aproveitemos! 

terça-feira, 31 de março de 2020

Das fotografias que dão alegria... - Day 91


Desde Sábado, já fiz scones, bolachas de aveia e manteiga de amendoim, e hoje fiz este pão. 

Felizmente, chegou hoje a bola de pilates que tínhamos encomendado, o ginásio caseiro já está montado e talvez, só talvez, eu comece a treinar em breve. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Das fotografias que dão alegria... - Day 354


Falta menos de uma semana para o Natal. Por aqui, continua a não haver grande espírito. Ontem, lá me obriguei a enfiar-me na cozinha e a despachar as primeiras quatro fornadas de bolachas, que vão complementar os presentes que tenho para as pessoas próximas. 

Os presentes, esses, já chegaram a semana passada. Vieram todos daqui. Tenho a sorte de viver rodeada de gente privilegiada que não precisa de nada. Infelizmente, nem toda a gente tem essa sorte. E é para esses que vão os meus presentes de Natal. 

Talvez já não vá a tempo para este ano, mas espreitem o projecto. Gostei do conceito, gostei do projecto, gostei do facto de por cada presente recebermos um postal físico com uma ilustração específica do que estamos a oferecer, e é isso que vou oferecer aos que me rodeiam.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Do fim-de-semana no Porto...

Eu sei que faz amanhã duas semanas que fomos ao Porto. Também sei que já aconteceram mil e uma coisas nos entretantos. Mas não queria deixar de deixar aqui este registo.

O fim-de-semana no Porto foi... Cheio. Cheio de comida. Cheio de chuva. Cheio de gente boa. Cheio de memórias.

Fomos para o Porto na quinta-feira a meio da manhã, e ainda parámos pelo caminho para almoçar com os sogros.

Já quase a chegar ao Porto, demos conta de que o carro já devia ter ido à inspecção há uns dias... Estávamos sem inspecção, a chegar ao Porto, a entrar num fim-de-semana prolongado. Que disparate. Tenho carro há 15 anos e nunca deixei passar uma inspecção. Nunca. O meu pequeno cérebro não anda bem e isto é só mais um reflexo disso mesmo... Mas... Graças às novas tecnologias, num instante marquei inspecção na Controlauto mais próxima, e foi assim que demos connosco em Gaia, debaixo de uma chuva tremenda, a fazer a inspecção ao carro. 


Passou sem anotações e nem disseram nada por já estar uns dias fora do prazo. Ufa!...

Lá seguimos para o Porto. Tínhamos marcado um apartamento na Alfândega, onde fomos pousar as tralhas, descansar um pouco, e seguimos em busca de um sítio para jantar. Pois. Como se fosse fácil. Não foi. Eram 21h20 quando começámos a comer, depois de várias tentativas. O concerto dos Ornatos começava às 22h. Foi uma pequena correria, mas chegámos a tempo.


O que dizer do concerto? Não sei bem por onde começar... São os Ornatos Violeta, não é verdade? Nunca os tinha visto ao vivo e superaram todas as expectativas. Tocaram muitos dos clássicos, tocaram outras menos conhecidas. O público começou meio amorfo, mas lá ganhou ritmo e aquela sala (incrível, já agora) encheu-de e aqueceu-se. Foi muito, muito bom! Acima de tudo, o que eu vou recordar é a energia deles em palco, é a entrega, a emoção, o gozo que estavam a ter no que estavam a fazer. Eles pareciam mesmo felizes por estar ali, e isso é contagiante. Foi um grande concerto e ainda bem que pudemos estar presentes!

No dia seguinte, sexta-feira, começámos a manhã no Diplomata. Chegámos antes de abrir, e ainda bem! O tempo todo em que lá estivemos, houve sempre fila à porta... E vale a pena! Atendimento super simpático e comida deliciosa!


Seguiu-se um passeio pelas ruas do Porto... Estava a chover, por isso, andar na rua não era o que mais nos apetecia e lá decidimos que era desta que íamos à Lello. E fomos! 


E sim, é linda, maravilhosa e espectacular. Mas uma pessoa está imenso tempo na fila (à chuva, lembram-se?), e depois lá dentro é todo um caos e mal nos conseguimos mexer, quanto mais aproveitar o que quer que seja... Claro que aproveitámos os 5€ do bilhete para trazer um livro para cada um, o que sempre melhora a experiência.



Ainda a recuperar do pequeno-almoço, chegámos ao Lado B, para almoçar com a Fabiana! E o bom que foi pôr a conversa em dia! Talvez um dia voltemos a correr juntas mas, por agora, já deu para matar saudades. Quanto ao Lado B, acabamos por lá ir sempre porque é dos poucos sítios que tem francesinha vegetariana (e é bem boa!).


O almoço prolongou-se até às quatro da tarde e acabámos por adiar o lanche que já tínhamos marcado em Matosinhos. Fomos ao Terrárea, e eu tive a sensatez de me ficar por um chá. Já alguém, pediu uma fatia da banoffee, que eu fiz o sacrifício de provar, só para concluir que era mesmo boa! 


O sítio é super giro, vegan, e está ligado a uma loja de plantas e decoração com muita pinta. Fiquei com vontade de lá voltar para um almoço super saudável!

Depois do lanche, e porque já era hora de jantar, decidimos ficar mesmo por Matosinhos, onde fizemos a refeição mais saudável de todas: caldo verde e lulas grelhadas, na grande tasca que é o Rei da Sardinha Assada


Nem comemos sobremesa (apenas e só para irmos comer belgas de chocolate para o apartamento... Glicogénio, já ouviram falar?).

Sábado começámos o dia no Hungry Biker Cafe, outro sítio da moda, com pequenos-almoços mais ou menos decadentes, frequentando essencialmente por turistas, mas com um espaço muito engraçado e comida muito boa!



Demos um passeio pelo centro do Porto, fizemos a Rua das Flores, descemos até à Ribeira, e fomos andando junto ao rio, até à Alfândega, para irmos ver a feira da Maratona e levantar os dorsais. 

Um dia hei-de fazer o Caminho e passar por aqui... 




Pouco depois de entrar na feira, encontrámos o João Lima, a Isa e o Vítor. Mais um bocado, encontramos a Sofia e o André, com quem íamos almoçar. Mais outro bocado, encontramos o Perneta-Mor e a sua Pikinita. Só celebridades naquela feira! Lá levantámos os dorsais, demos uma volta, e eu quase perdi a cabeça e comprei o corta-vento da New Balance da Maratona de Sevilha de 2019. Estava a 20 euros e é cor de rosa e é lindo de morrer. Mas achei que era parvo ter uma coisa de uma prova que não fiz, e não comprei nada... 

Próxima paragem? Almoço na Casad'oro. Que sitio giro! Mesmo junto à Ponte da Arrábida. Mesmo em cima do rio! A vista, apesar do tempo horrível e da chuva, era muito bonita, e as pizzas eram gigantes e muito boas! Recomendo! 


Não deixa de ser curioso os amigos que fazemos neste mundo. Só conheço a Sofia e o André deste mundo da blogoesfera e das corridas, e já tínhamos estado juntos em Lisboa, depois em Aveiro, e agora no Porto.

Depois do almoço fomos para o apartamento descansar. Claro. Passar os dias a comer cansa imenso!

Ao final da tarde, partimos em direcção a Santa Maria da Feira, para um jantar muito particular. Mais um jantar com pessoas que conheci através deste blogue. Que sortuda que eu sou, não é verdade? Fomos muito bem recebidos na casa do Perneta e da Pikinita, e pude confirmar que o Perneta não só cozinha mesmo, como cozinha muito bem! A conversa não parou um segundo, com histórias e mais histórias, partilhas de experiências e sonhos. Como na manhã seguinte havia prova (ou pseudo-prova, no meu caso), não podíamos deitar demasiado tarde, para tentar descansar, se não fosse isso, acho que ainda lá estávamos na conversa...

Domingo. Dia da Maratona para muitos bravos campeões, dia de passeio no Parque para mim. 

Estive até à última da hora com muitas dúvidas sobre a participação nos 15km da Family Race. Não tenho treinado grande coisa, o tempo estava mauzito, e eu sabia que não queria (nem podia) arriscar nenhum disparate. Não foi uma decisão fácil, mas acabei por tomar a decisão consciente: ia fazer apenas 6 ou 7km, apenas e só se me estivesse a sentir bem. O objectivo mesmo era participar da festa que é uma Maratona, e tentar dar algum apoio a quem por lá andava.


Foi com este espírito que alinhei na partida desta prova. Despedi-me do meu louco, que ia fazer os seus 15km também em ritmo de passeio (duas semanas depois da Maratona de Lisboa, e durante as quais passou 90% do tempo constipado e entupido...). 

Felizmente, logo nas primeiras centenas de metros, encontrei o João Lima. Perguntei-lhe se estava bem e ele respondeu-me com um redondo "NÃO!". Juro que me assustei um bocadinho e resolvi remeter-me ao silêncio!... Decidi ir ali a chateá-lo, repetindo o que fizemos em Aveiro, e achei que talvez ele precisasse de se distrair. Sempre na conversa, sempre tranquilos, os metros foram passando, e eu comecei a ver um João mais animado. Também vimos a Isa e o Vítor, que iam próximos de nós, e muitas outras caras conhecidas. 

Foto da Organização que já devem ter visto por aí

Foi assim que chegámos à placa dos 6km. Era o meu limite. Custou-me horrores não seguir em frente, deixar ali o João (não que ele precisasse de mim para alguma coisa, que já ia bem melhor!), não seguir naquela festa. Estava a sentir-me bem melhor do que esperava, mas obriguei-me a ter juízo. Voltei para trás, ainda encontrei o Perneta-Mor e as meninas das Women Runners Portugal, e fui plantar-me junto à Anémona, a bater palmas e a incentivar todos os que já voltavam para trás em direcção ao Porto. Passado um bocado passou o meu louco, depois o João, que vinha com a Isa e o Vítor, e ainda corri uns metros com eles. Despedi-me, certa de que ainda os voltaria a ver, e de que eles iam acabar mais uma Maratona.

Passei para o outro lado da estrada e fiquei, mais uma vez, a aplaudir aqueles campeões todos que entravam na fase final dos 15km. Quando passou o meu louco, ele insistiu para que eu fosse com ele, e lá fui eu. Fizemos os últimos 500 metros juntos e cortámos a meta juntos (coisa que já não fazíamos há uma eternidade...). Claro que não contou, porque eu não fiz verdadeiramente a prova, e em consciência não me senti muito bem a cortar aquela meta assim, mas espero que me tenham desclassificado por não ter passado nos pontos de controlo e, convenhamos, com aquele tempo, não roubei nenhum prémio a ninguém... Ainda assim, não o devia ter feito e também aí devia ter tido mais juízo. Para a próxima, não me deixo levar pelas emoções.

Era hora de regressarmos ao apartamento, tomar banho e fazer o check-out. Tínhamos uma missão importante: ir para a rua, dar apoio aos maratonistas!

O nosso apartamento ficava em pleno percurso da Maratona, pelo que ainda vi alguns atletas a passar pela janela, e depois optámos por ficar mesmo ali a apoiar quem passava. Não que tivéssemos grande opção, dado que não seria fácil tirar dali o carro...

Levei os meus cartazes à sua segunda Maratona e lá me pus na beira do passeio, a incentivar quem passava. O louco, que consegue ser ainda mais bicho do mato do que eu!, ao princípio estava meio amorfo e envergonhado, mas a verdade é que nem ele conseguiu ficar indiferente e já batia palmas, já gritava palavras de incentivo, já se metia com as pessoas e ria com elas. É mesmo impossível ficar indiferente ao que vemos ali!

Foto da Isa no nosso "cheering point"

O meu cartaz preferido voltou a fazer sucesso, e muita gente reagia muito bem, vinha bater no cartaz, ria-se, dizia que era mesmo aquilo que precisava, e ainda havia os corajosos que largavam num sprint depois de bater no cartaz (como no jogo!). Foi muito, muito bom, saber que ajudámos a animar um bocadinho os 42km daqueles que naquele Domingo se desafiaram e superaram! Muito respeito por todos os que se metem a fazer uma Maratona!

A Isa e o Vítor ao km 34

Claro que esperámos para ver a Isa e o Vítor, primeiro, e o João, depois. Estávamos ao quilómetro 34 e eu sabia que, quem chega ali, chega ao fim. E eles chegaram! Obviamente, chegaram! E eu fiquei muito feliz por eles! Quando for grande, quero correr assim!

A nós, restava-nos encontrar um sítio para almoçar, voltar para tirar o carro (já depois de terem aberto as estradas), e regressar a Lisboa.

Acabo como comecei. Foi um fim-de-semana cheio. Cheio de comida. Cheio de chuva. Cheio de gente boa. Cheio de memórias.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Das fotografias que dão alegria... - Day 214


Há vinte anos atrás, a uma sexta-feira à noite, eu estaria no Paradise Garage ou no Whispers, a dançar até ser dia.

Agora? Contento-me com umas invenções na cozinha e um episódio de Stranger Things.

Podes vir, 3ª idade. Estou pronta. 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Das fotografias que dão alegria... - Day 23


Em 95% dos dias, o meu pequeno-almoço tem aveia. Podem ser papas de aveia, panquecas de aveia ou até scones de aveia. Mas tem de haver aveia. Foi um hábito que adquiri nos últimos anos, quando comecei a preocupar-me mais com a minha alimentação, quando aboli o pão e a sandes comida a correr a caminho do trabalho. Também como (quase sempre) fruta. Ou com as papas ou panquecas, ou em forma de sumo. Mas como muita fruta. Talvez demais, até. E canela. E gengibre (que junto em pó à água morna com limão que bebo em jejum). Também como sementes com frequência. Talvez na esperança de ganhar as asas que teimam em chegar. 

Todos os dias somos bombardeados com informação sobre o que devemos ou não comer. Sobre o que é mais saudável. Que não é mais do que a moda do momento. No meio de tantas escolhas, acredito no bom senso. Acredito no equilíbrio. Acredito na variedade. Vou tentando fazer o melhor que posso. Vou, acima de tudo, tentando compensar.

Porque eu gosto mesmo é de comer. 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Do meu estado actual...


A caminho do escritório, com um saco cheio de saquinhos destes. 

Se me quiserem ter como colega, avisem e eu envio o CV. 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Das coisas que saem da minha cozinha... - XX

Os últimos tempos na cozinha têm sido pautados pelo modo preguiça. Pouco ou nada faço. Quando faço, não me apetece fotografar e partilhar.

Mas o Natal aproxima-se... E eu testo receitas, eu preparo presentes, eu faço sobremesas para levar para almoços e jantares.

Assim sendo, sai a modos que uma compilação dos meus últimos cozinhados...


Bolachas de chocolate e manteiga de nozes pecan caramelizadas. Adaptei a receita da Joana Macieira daqui, e aproveitei para despachar uma embalagem destas da Prozis, que andava por aqui perdida (e que ninguém ia comer porque aquilo não é grande coisa, convenhamos...). Já fiz estas bolachas na versão original e são ma-ra-vi-lho-sas.


Já não me lembrava do quão divinal pode ser um bom curd. Este lembrou-me disso e deu-me vontade de o comer. Todos os dias. À colher. Como tenho algum (pouco) auto-controlo, tento disfarçar, e ainda hoje de manhã comi-o com as panquecas. Sempre parece menos mal. Receita daqui.


A razão pela qual fiz o curd foi para poder fazer esta torta. E a combinação fez sucesso! Apesar de eu ter sido uma desgraça a enrolá-la, e de ter deixado o curd escorrer por todo o lado, incluindo pela bancada e pelos móveis da cozinha abaixo... Foi um processo duro e difícil, mas valeu a pena!



Claro que depois do curd, fiquei com claras perdidas... E decidi fazer então, pela primeira vez, o famoso bolo de claras da Bimby. Já não sei que receita usei, porque vi várias e acabei por inventar. Não fiquei maravilhada, mas bastou juntar-lhe o curd de maracujá, e ficou logo muito melhor! (não, não há aqui nenhuma obsessão com o curd...)


E já a dar início à produção dos presente de Natal, voltei a fazer granola caseira. Gosto muito desta receita. Não só por ser simples, mas por ser fácil de adaptar aos frutos secos que tenho em casa.

Há bocado andei a preparar mais coisas para o Natal, mas (ainda) não fotografei. Os próximos serões serão dedicados à culinária, para ter tudo pronto a tempo... Diz que falta uma semana, não é verdade?

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Das coisas que saem da minha cozinha... - XIX


Em pouco mais do que cinco minutos saíram estas bolinhas a que podemos chamar trufas, se quisermos ser chiques. A inspiração veio daqui. Fiz com amêndoa e ficaram muito boas. Se eu treinasse, seriam um excelente pré-treino. Assim, servem apenas para eu engordar enquanto estou sentada no sofá a devorar séries.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Das fotografias que dão alegria... - Day 286


Pastéis de nata e nutella, feitos no fim-de-semana.


Pergunto-me muitas vezes se em vez de estar a investir em formação em Marketing Digital, não devia investir num curso de culinária...

domingo, 9 de outubro de 2016

Das fotografias que dão alegria... - Day 283


A preparar o Natal. Uma das minhas alturas preferidas do ano. Por tudo e por nada.

Espero que este seja melhor do que os dois últimos... Não será difícil, não é verdade?

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Das coisas que saem da minha cozinha... - XVIII



Um dia destes, depois de um dia caótico (duas reuniões de manhã, um almoço e uma tarde inteira em formação), de um treino de 8 kms que correu particularmente bem, e de uma neura provocada por uma viagem ao passado, cruzei-me com esta receita e pensei: eu mereço.


Os ingredientes são bastante simples, daqueles que tenho sempre em casa, a seguir é só misturar tudo, e pôr pouco mais de um minuto no micro-ondas. Depois é comer e babar. Porque eu mereço.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Das coisas que saem da minha cozinha... - XVII


Eu sou como as crianças... Não posso ver nada, que quero logo igual...


Mal vi esta receita no blogue da Dina, decidi que tinha de fazê-la.


E fiz. No próprio dia.


E hei-de voltar a fazer. Muitas e muitas vezes.


São saudáveis q.b., são um óptimo pré-treino, são super fáceis.


Como não repetir e repetir e repetir? 



(estão meio atarracados porque me esqueci do fermento... pequenos pormenores...)


terça-feira, 23 de agosto de 2016

Da praia do dia... - IV


A praia do dia foi... A praia do Camilo. Palavras para quê? É aquela praia que aparece em todos os tops das praias mais bonitas de Portugal e do Mundo. O problema é que, por isso mesmo e por ser facilmente acessível para quem está em Lagos, tem demasiadas pessoas...


Quando acordei da minha sesta, era a esta distância que estava uma toalha da minha... Sim, eu faço sesta. Sim, eu tenho a toalha cheia de areia. Mas tenho uma toalha cor-de-rosa linda e umas havaianas igualmente lindas - foquem-se nisso.


A praia é mesmo muito bonita, muito agradável porque é abrigada do vento e passa-se lá um bom dia, a dar mergulhos atrás de mergulhos (o que é que se passa com a água este ano?), e a aproveitar a beleza natural.


Mas... Quando a maré sobre o areal fica reduzido a quase nada... O que é muito complicado numa praia que já é demasiado pequena para tão pouca gente.


Por outro lado, a partir de certa hora a sombra começa a dominar a praia. É preciso ser conhecedor para escolher o sítio certo: nem demasiado perto da água para se ser vítima da maré, nem demasiado perto da falésia, para não se ficar sem sol demasiado cedo.


Como se não bastasse, o acesso a esta praia é feito por uma escadaria com exactamente 225 degraus. Sim, eu contei-os.


Se vale a pena? Vale! Sobretudo, se não for em Agosto e conseguirem chegar cedo...



Nada a ver, mas para registo futuro; o jantar foi sopa fria de meloa e berbigão e percebes, bem acompanhados por Lambrusco. E ainda agora começaram as férias!

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...