quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Das coisas que eu compro...

Nunca fui muito extremista, mas gosto de acreditar que sempre houve em mim alguma preocupação com o Mundo à minha volta e com a sua preservação.

Faço separação do lixo desde que me lembro. Mesmo no tempo em que o ecoponto era muito longe e o meu pai nos levava lá de carro, quando íamos a caminho de algum lado. Nesses tempos, se bem lembro, ainda não se separava o plástico, mas juntávamos o papel e o vidro. E, tendo crescido com esta prática, é algo para mim muito natural e, diria até, óbvio e inquestionável.

Anos depois, fomos viver para um subúrbio onde, a dada altura, cada prédio tinha o seu ecoponto, com caixotes para o vidro, o papel, as embalagens e, até, para o lixo orgânico. Um luxo, eu sei. Nem toda a gente tem esta facilidade. Ainda assim, agora que voltei a viver nesse mesmo subúrbio, constato que, mesmo com esse luxo, há quem não se dê ao trabalho de separar o lixo.

Recentemente, as campanhas de sensibilização e as notícias sobre a forma como estamos a dar cabo do planeta pelo uso excessivo de plástico (e não só) estão por toda a parte. Cada vez mais, somos levados a pensar sobre a quantidade de lixo que produzimos. Que é assustadora. Muito assustadora.

E eu, alimentando o bichinho que já havia em mim, tenho-me tornado ainda mais consciente em relação a isso. E tenho-me preocupado cada vez mais com a redução do lixo e do consumo de plástico cá em casa. Com coisas simples, com pequenas mudanças no dia-a-dia (como voltar aos guardanapos de pano, que usava quando vivia sozinha mas que ainda não tinha implementado na vida a dois).

Imbuída deste espírito, comprei recentemente umas esponjas desmaquilhantes da Kiko:

Esponjas de limpeza de celulose natural - Cleansing Sponges - KIKO MILANO

Andava a incomodar-me o lixo que produzia todos os dias com os discos desmaquilhantes que usava de manhã e à noite. Todos os dias. Três ou quatro por dia. Era demasiado. Dei voltas e voltas, investiguei um pouco, e encontrei estas esponjas. E estou muito feliz com elas! Posso usar a água micelar na mesma, limpo a pele (e ainda esfolio), e depois é só lavar em água e sabão. Simples e prático, com zero resíduos para o lixo. Sim, o consumo de água aumenta. Mas, pesando os prós e os contras, acho que esta opção é menos má.

E por aí? Dicas simples para diminuir a pegada ecológica e abrandar o ritmo com que damos cabo do planeta que nos alberga?

13 comentários:

  1. Fraldas reutilizáveis, copo menstrual, também ando a pensar nor guardanapos de pano, garrafas de plástico para encher, não uso água engarrafada excepto quando me esqueço da minha, toalhetes reutilizáveis, discos de amamentação reutilizáveis, biberões de vidro, levar fruta e vegetais fora de sacos plásticos ou levar vários artigos no mesmo saco, aqui não encontrei ainda lojas de venda a granel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que com uma bebé em casa, seja um desafio encontrar alternativas mais sustentáveis! Mas parece-me que estás a fazer um excelente esforço nesse sentido :)

      Eu tenho andado a reduzir o consumo de plástico, também... O próximo desafio vai ser fazer iogurtes em casa!

      Eliminar
    2. tentei utilizar o copo menstrual e tive um problema.... desde aí que o tenho no armário à espera que eu ganhe coragem para o experimentar outra vez.

      Eliminar
    3. Estou contigo, Sofia! Depois da recuperação, tenho de pensar seriamente nisso!

      Eliminar
    4. Oh pá! A minha está lá em casa há uns 2 anos... Eu bem quero tentar outra vez mas a coragem...

      Eliminar
    5. A sério? Pode ser o tamanho, a posição em que o colocas, a forma como o dobras... Não sei o que correu mal mas eu fiquei fã...

      Eliminar
    6. Eu já li imenso sobre isso, e há quem diga que pode demorar a adaptarmo-nos. Mas que vale mesmo a pena!

      Eliminar
  2. Há anos que uso garrafa reutilizável... fazia-me confusão usar garrafas de água diariamente.
    Mas a minha última aquisição com esse fim foi uma "toalha" makeuperaser. Basicamente é uma "toalha" que retira maquilhagem apenas com água morna. Ah! porque aí está outra preocupação minha... o "consumo" excessivo de químicos no dia-a-dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também tenho sempre a minha caneca/garrafa no escritório, e uso sempre a mesma.

      Eu vi algumas toalhas, mas acabei por preferir as esponjas! O meu próximo passo vai ser experimentar produtos mais naturais, como o shampoo em barra.

      Eliminar
  3. Ora bem, andamos todos na mesma luta, partilho o que fui conseguindo quando tentei seguir um desafio de todos os meses tirar uma coisa de plástico da casa de banho, onde produzimos muitas embalagens de plástico:
    cotonetes com o pauzinho em papel (agora no Jumbo são bastante baratos, já não têm que ser os de algodão biológico);
    voltar aos sabonetes sólidos em vez de líquidos e acabar com os géis de banho (há específicos para rosto, corpo e tudo o mais);
    shampoo e amaciador sólidos, no caso da Lush (os shampoos funcionam perfeitamente, os amaciadores ainda não estou completamente convencida).

    Outra coisa que para mim é importante, comecei a tentar comprar detergentes mais amigos do ambiente, sempre que o preço o permite (também neste caso o Jumbo tem boas opções de marca própria). No que diz respeito ao detergente da roupa, voltei à versão em pó, que é vendida em caixa de cartão.


    Se todos fizermos um bocadinho, certamente minorar os estragos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, nem todos, mas é bom ver por aqui tão bons exemplos :)

      Boa dica a dos cotonetes. É outra coisa que me incomoda, apesar de não usar muito. Vou procurar esses!

      Como acabei de escrever ali em cima, quero experimentar os shampoos sólidos. Será um primeiro passo, depois logo penso no amaciador...

      E sim, o facto de serem produtos mais amigos do ambiente é importante. A contaminação que fazemos das nossas águas (e dos nossos corpos, já agora), dá que pensar.

      Obrigada pela partilha :) E sim, cabe a cada um de nós fazer o seu bocadinho!

      Eliminar
    2. Há uns dias vi esta recomendação para deixar de usar cotonetes: https://www.farmaciasportuguesas.pt/catalogo/index.php/catalog/product/view/id/462871/s/titania-limpa-ouvidos/category/967/

      Por acaso é uma coisa que utilizo muito. Tenho um aparelho mas não é suficiente.... Mas evita usar tanto.

      Eliminar
    3. Também já tinha visto essa sugestão... Talvez experimente :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...