sábado, 6 de fevereiro de 2010

Das coisas que me chocam... - II

Andava eu a actualizar-me quanto ao que se passa no país e no mundo, quando me deparo com uma entrevista sobre o suicídio e, mais concretamente, sobre o suicídio no trabalho. Vale a pena ler e parar para pensar um bocadinho no rumo que estamos a tomar nas nossas vidas.

Mas houve algo que me chocou profundamente e que eu acho que é digno de um dia das mentiras antecipado (só pode!).

Uma formação para o assédio?

Exactamente. Há estágios para aprenderem essas técnicas. Posso contar, por exemplo, o caso de um estágio de formação em França em que, no início, cada um dos 15 participantes, todos eles quadros superiores, recebeu um gatinho. O estágio durou uma semana e, durante essa semana, cada participante tinha de tomar conta do seu gatinho. Como é óbvio, as pessoas afeiçoaram-se ao seu gato, cada um falava do seu gato durante as reuniões, etc.. E, no fim do estágio, o director do estágio deu a todos a ordem de… matar o seu gato.
Está a descrever um cenário totalmente nazi...
Só que aqui ninguém estava a apontar uma espingarda à cabeça de ninguém para o obrigar a matar o gato. Seja como for, um dos participantes, uma mulher, adoeceu. Teve uma descompensação aguda e eu tive de tratá-la – foi assim que soube do caso. Mas os outros 14 mataram os seus gatos. O estágio era para aprender a ser impiedoso, uma aprendizagem do assédio.

Penso que há bastantes empresas que recorrem a este tipo de formação – muitas empresas cujos quadros, responsáveis de recursos humanos, etc., são ensinados a comportar-se dessa maneira.


Digam-me que o senhor estava a mentir. Digam-me que não é possível termos chegado a este ponto. Digam-me que o ser humano não chegou a um ponto em que mata os animais domésticos (os outros sempre matou) só para marcar um ponto de vista. Digam-me qualquer coisa. Porque, se é assim que vivemos, quem tem vontade de ir ali cortar os pulsos sou eu. Não quero viver num mundo assim. Não quero.

5 comentários:

  1. Absolutamente irreal!

    Que espécie de mundo é esse???

    ResponderEliminar
  2. Que horror...como é possível. Espero que não seja real...

    ResponderEliminar
  3. Se o homem mata e até tortura por desporto ou diversão, porque não como método de instrução? Não escrevo isto porque concordo. O máximo que já matei foram insectos, e mesmo assim, quando posso ponho-os num copo e solto-os. O que me surpreende é o quanto o Homem ainda se considera evoluído. Do meu ponto de vista a evolução foi apenas tecnológica, porque em termos emocionais continuamos quase na mesma. Assédio, "bullying", apenas agora começámos a "descobrir"/classificar tais comportamentos.

    ResponderEliminar
  4. a minha alma está parva....

    a propósito, quem mata gatinhos terá o inferno (aqui, ou em outro lado qualquer).

    ResponderEliminar
  5. "Anónimo",

    O homem sempre matou, mas não desta forma, não os animais domésticos a que chama os melhores amigos!

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...