domingo, 26 de maio de 2019

Do dia de hoje...

Eu gostava de vir aqui escrever o relato do Almonda, enquanto ainda está fresco e as emoções estão à flor da pele (para o bem e para o mal).

Mas não consigo. 

Estou demasiado chocada com os valores da abstenção. Talvez não devesse, não é verdade? Mas estou. Porque, às vezes, tenho fé nas pessoas e acredito que as coisas podem mudar. Mas não mudam.

Continuamos um país de gente indiferente, com pouco ou nenhum sentido cívico, que não aproveita as oportunidades que tem para manifestar as suas opiniões, mas que adora criticar tudo e todos, de preferência, nas redes sociais.

Isto cansa-me. Deprime-me. Envergonha-me. Custa-me que, nisto como noutras coisas, não me reveja no meu país. Mas a verdade é essa.

E, pasmem-se, enquanto continuarmos assim, vão lá continuar os mesmos de sempre, a fazer o mesmo de sempre. E esta, hein? 

10 comentários:

  1. É inacreditável, não é?
    Mas para criticar e arrasar, muitos abstencionistas estão na primeira fila...
    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste, acima de tudo. Tanto lutámos pela democracia, para agora a tratarmos assim...

      Eliminar
  2. Pelas redes sociais foi tudo votar :( … enfim. Dizia um amigo meu que estava bom tempo, a malta vai para a praia … e eu disse-lhe que se estivesse mau tempo iam para o shopping. Eu fui … todo cheio de lama e pó, ainda com as sapatilhas de trail nos pés e a deitar um "sniff" a cavalo … fui original de certeza, mas fui … esses 70% que não foram não tem moral de criticar seja o que for … enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não havia necessidade!!!

      Eu, pelo menos, tomei um banhinho depois da prova :D

      Eliminar
  3. Aqui também foi quase 60% mas nas eleições não europeias situa-se "apenas" nos 20/25%.
    Mas um colega meu e todas as pessoas daquela zona não receberam o passe de voto e sem ele não podem votar. Ele chegou a pedir 2a via quase com 2 semanas de antecedência e nunca chegou. Foi às mesas de voto reclamar, é grave! É um direito e devia ser um dever também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é grave, sim. Muito grave. Também já me aconteceu por cá uma vez, numa altura em que com a introdução do cartão de cidadão e a reorganização das mesas de voto, foi o caos.

      Eliminar
  4. Eu também sofri para ir votar, vejam se não concordam com o meu drama:

    Acordar e ficar na ronha a manhã quase toda, embora tenha que ter ido dar de comer e beber à gata;

    Almoçar e ir comer um gelado ali à Conchanata;

    Ir ao Jamor dar cabo do que sobra das amostras de joelhos a jogar qualquer coisa parecida com futebol com o filho e de seguida passear nesse mesmo Jamor com a esposa e filho;

    Ao chegar a casa andar 150 metros A PÉ para ir votar.
    Mais 150 metros A PÉ para ir para casa.

    Ufa...

    Não especifiquei mas de manhã tive a visita de um primo meu que vinha trazer umas coisas, combinou às 10:00 pois ainda tinha que ir votar.

    É verdade que somos mal representados, é verdade que não me revi minimamente nesta amostra de politicos nesta campanha (e noutras mas isso é outra questão) e por isso votei nulo.

    Mas votei.

    Agora já posso reclamar mais quatro anos pois sei que fiz o mínimo dos mínimos.

    E pensar que o 25 de Abril foi apenas há duas gerações...mas hey, o Benfas foi campeão e o vizinho da 2ª circular, esse grande Clube, levou o 2º caneco na época e tenho a certeza que muita da malta a apanhar cancro na pele às 15:43H votou nas últimas eleições de um deles.

    Ainda bem que sabemos, enquanto povo, destrinçar o que é importante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda uma canseira, esse teu dia! Mas conseguiste ir votar, e isso é o que mais importa :) isso e o gelado da Conchanata!...

      Podemos votar em branco, podemos ter um voto nulo, mas não podemos é não fazer nada... Não votar não demonstra coisa nenhuma nem protesto nenhum. Demonstra apenas indiferença. E isso tem um preço.

      Sabemos mobilizar-nos para tantas coisas... Não dá para ir votar?...


      Eliminar
  5. E se não nos queixarmos nem partilharmos nada nas redes sociais porque simplesmente nos estamos a cagar, já podemos ser deixados em paz por vós nazis do voto?

    Tão criticável é partilhar em redes sociais e blogues que se foi votar, porque só mesmo se houver essa partilha é que conta, não é?

    E especialmente se o partilharmos num blogue, com tom de superioridade, aí o voto conta a dobrar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu aqui escrevi foi em tom de desabafo, perante algo que, de facto, me choca e que não consigo compreender. Não o fiz com tom de superioridade nem de me achar melhor do que os outros. De todo.

      Mas gostava mesmo, sinceramente, de conseguir compreender o que leva alguém a decidir não exercer o seu direito e dever de voto. O que é que leva alguém a estar de tal forma a "cagar-se" para o seu futuro, para o seu país, para a Europa, para o Mundo, para não querer manifestar a sua opinião? Por mais que estejamos desiludidos com o sistema, a verdade é que a única forma de o mudarmos, é votando. E eu continuarei a fazê-lo, sempre que possa.

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...