terça-feira, 7 de maio de 2019

Da Maratona da Europa... - VII (Ou Das minhas bolhas...)

Então e as bolhas?

As bolhas foram A surpresa da Maratona da Europa!

É verdade!

Já aqui tinha dito que a minha maior preocupação antes da Maratona da Europa eram os meus pés e a forma como eles se iam portar. Também já tinha dito que se não cortasse aquela meta, seria por causa deles. E não é que eles se portaram bem?

Aqui há uns tempos tinha feito aqui um post sobre as minhas bolhas, e o jnr tinha-me deixado como sugestão a RUNSOX. Eu, que naquela fase já estava por tudo, andei a espreitar o site, decidi mandar-lhes uma mensagem via Facebook, e lá acabei por fazer uma encomenda. No dia 20 de Abril, fui levantar a encomenda à loja deles (em Odivelas). Conheci o Nuno Baixinho e ainda estivemos um bocado à conversa, a trocar experiências e a ouvir mais dicas sobre o que fazer com estes pés de princesa que, de vez em quando, parecem de ogre.

Nesse dia, era a Scalabis. E o que é que esta alma super inteligente decide fazer? Estrear as meias novas, pois claro. Sem as lavar nem nada. 

Tinha optado por umas meias da Mund, o modelo Running. Porquê este modelo? Porque fazem o tamanho 34-37 e porque tinham umas em cor-de-rosa mesmo giras! 

Carregar imagem para Galeria, Running
(imagem do site da RUNSOX)

E lá fui eu para a Scalabis, com as minhas meias novas cor-de-rosa mesmo giras nos pés. E a coisa até não correu mal! Se foi das meias? Se foi da fita kinesio? Se foi da hidratação intensiva nos tempos anteriores? Eu não sabia. Mas, de facto, não correu mal.

Nos últimos tempos andei a testar tantas variáveis, que cheguei ao dia da Maratona da Europa sem saber o que fazer. Ponho fita? Não ponho fita? Ponho creme? Não ponho creme? Levo as meias novas? Levo as meias velhas? As dúvidas eram muitas.

No dia anterior à prova, estive muito entretida a tratar dos meus pés: leia-se dar cabo de todos os vestígios de bolhas anteriores, cortando as peles que restavam e pondo muito creme. Isto era algo que eu não fazia antes, e que comecei a fazer regularmente e, de facto, acho que ajudou, porque deixei de fazer tantas bolhas em cima de bolhas.

No próprio dia, acabei por optar por levar mesmo as meias novas. Mais um disparate? Talvez. Um risco? De certeza. Mas eu já passei por tanta coisa com os meus pés, que achei que pior era impossível. Aquelas eram as meias melhores (ou mais caras, pelo menos) que eu já tinha comprado, tinham um tamanho mais adequado do que a maioria das minhas meias, e tinham-se portado bem na Scalabis. E eram cor-de-rosa e mesmo giras, já tinha dito? Acabei mesmo por optar por elas e pela fita, que pus com a ajuda do louco mais louco do que eu, nos sítios mais críticos.

Quando saímos do apartamento em direcção ao Centro de Congressos, num trote lento em jeito de aquecimento, sentia uma impressão no dedo gordo do pé direito, que me estava a incomodar e que eu não sabia bem do que era, mas achava que era da fita. Enquanto estava na fila para a casa de banho, antes da prova, ainda me descalcei e tentei perceber o que se passava, mas sem sucesso.

Durante a prova, talvez por estar focada noutras coisas, talvez por ter outras dores, talvez pelo desespero psicológico que se sobrepôs a todo e qualquer sentimento físico em alguns momentos, não dei pelas bolhas. A sério! Esqueci-me delas! As dores horríveis que eu tive noutras provas e em treinos que tornavam cada passada um tormento? Nem vê-las! Nem senti-las, melhor dizendo! Acho que só me lembrei delas depois, confesso. 

Claro que, depois da prova, tive dores. Claro que, ao chegar ao apartamento e ao tirar as meias, percebi que elas estavam lá. Andei ali que tempos a ganhar coragem para tirar a fita, com medo do que estaria por baixo dela. Mas, quando o fiz, fiquei deveras surpreendida! Tinha uma bolha gigante no tal sítio onde ainda antes da prova tinha sentido a tal impressão, e depois tinha as bolhas do costume nos sítios do costume, mas em versão relativamente controlada. Fiz apenas 5 bolhas no total. Cheguei a fazer mais de 10 em treinos!... Foi uma melhoria tremenda e que me deixou mesmo surpreendida!

Se foi das meias? Se foi da hidratação? Se foi da fita? Não sei. Talvez tenha sido só dos ares de Aveiro e do ambiente da Maratona da Europa.

O que sei é que me tornei doutorada em bolhas, tratamento de bolhas e prevenção de bolhas. Valeu por isso!

16 comentários:

  1. Em caso de dúvida voltas a fazer tudo igual que testar variáveis à conta de dor não vale a pena ;)

    ResponderEliminar
  2. Boa! Se por cada maratona fizeres menos 5 bolhas... Na próxima serão zero?! Bora! :)

    ResponderEliminar
  3. Pronto … acho que vi tudo de enfiada … apenas 5 bolhitas .. tás a chegar lá ...

    ResponderEliminar
  4. "Fiz apenas 5 bolhas no total."

    ahhh, bom, sendo assim perfeito!

    Acho que a questão é a cor das meias, o resto não interessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi espectacular! Obrigada mesmo pela dica :)

      A cor é relevante, sem dúvida :)

      Eliminar
    2. Fico muito satisfeito por ajudar, a sério ;)

      Por acaso estou a terminar uma encomenda para mim e não, não há rosa.
      Mas há amarelo ahahah

      Eliminar
    3. Depois conta-me se o amarelo também tem propriedades milagrosas :)

      Eliminar
  5. Felizmente, nunca passei por isso. Já tive unhas pretas e que acabaram por cair e foles (ou bolhas) na sequência de treinos. Em prova, houve um trail em que dei cabo dos pés mas por estupidez: levei umas sapatilhas com mais de 900 km contabilizados.
    Ainda assim, pergunto, costumas usar algum creme antifricção?
    Eu já usei um da NOK (bom mas carote). Agora uso o da Decathlon, custa 5 €, nas maratonas, começo a "barrar" os pés 10 a 15 dias antes de forma diária e nas meias maratonas "barro" apenas no dia. É impecável e nunca me provocou aquecimento nos pés nem bolhas. Recomendo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Unhas tenho aqui duas que acho que vão cair...

      No Trail é muito fácil isso acontecer! As descidas dão cabo de qualquer um!

      Não assististe aos primeiros episódios desta muito longa novela, mas eu já usei o Nok e o da Decathlon. No entanto, acho que a fita é mesmo o que resulta melhor! Ponho é muito hidratante diariamente :)

      Eliminar
  6. Foi uma excelente surpresa. Se foi um risco levar meias não testadas em longos? Foi. Mas foi um risco que compensou, portanto vitória absoluta :)

    Beijinhos e que esse tormento vá desaparecendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como tu dizes... Pior não fica :)

      Sim, vou testando e aprendendo e pode ser que isto um dia se resolva!

      Um beijinho!

      Eliminar
  7. Excelentes notícias. Estás claramente no bom caminho. Qual é a próxima Maratona em que vais confirmar a eficácia das meias cor de rosa que sao bue giras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que piadinha! :p

      Vou usá-las na Outurela, prova à qual aposto que não vais!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...