sexta-feira, 10 de maio de 2019

Da Maratona da Europa... - IX (Ou Da Prova em si...)



Não sendo eu grande entendida em Maratonas, dado que ainda só fiz duas, é assim a modos que presunçoso vir aqui fazer uma análise da prova, mas vou tentar manter a minha visão o mais objectiva possível, e fazer uma última análise global à Maratona da Europa.

Quando acabei a prova, repeti várias vezes que não tinha gostado. E isso é, obviamente, uma opinião altamente subjectiva. Nem todos gostamos do cor-de-rosa, lamentavelmente. E a verdade é que, passados alguns dias da prova, eu continuo a manter a minha opinião, já não tão peremptória, mas continuo a achar que não gostei particularmente da prova. Mas também sei que isto tem em parte a ver com a forma como a prova me correu. Pondo os meus sentimentos pessoais de parte, vamos a isto.

Pontos positivos da Maratona da Europa:

  • a data - finalmente, alguém decidiu fazer uma Maratona em Portugal no 1º semestre, numa altura em que ainda não está demasiado calor, e distanciando-se o suficiente de Lisboa e Porto.
  • o sítio - Aveiro vale por si só. É central, é uma cidade gira e cheia de pinta, que permite agradáveis passeios e muita comidinha da boa.
  • a mobilização do público - se eu, que era das últimas, ainda apanhei imensa gente na rua a apoiar, nem imagino quem passou umas horas antes! E isto só se consegue com um grande trabalho de envolvimento da comunidade, como foi a distribuição de bandeiras nas caixas do correio.
  • a madrinha da prova - a grande, incrível e incansável Aurora Cunha!
  • as duas t-shirts - a da prova e a de finisher (só podiam ter mais atenção aos tamanhos, mas isso é um drama tão recorrente na maioria das provas, que uma pessoa já se resigna, não é verdade?).
  • o preço - para o que oferecem, é muito baixo!
  • o local de partida e chegada - o Centro de Congressos de Aveiro. Pode revelar-se um problema, com o crescimento da prova, mas que é giro e muito agradável, é.

Pontos menos positivos da Maratona da Europa:
  • a falta de ovos moles no final. Desculpem, mas tinha de falar nisto. E sim, aqui a minha opinião é menos objectiva, mas os ovos moles eram mesmo importantes para mim. Eu passei meses aqui, no strava, no instagram, a referir-me à Maratona dos Ovos Moles. Há quem corra com o objectivo de levar mais uma medalha para casa. Eu fui correr para comer ovos moles. Porque foi isso que a organização me prometeu. E não cumpriram. E eu fiquei triste. Mais do que o meu drama pessoal, importa rever isto e garantir que no final há o que é prometido para todos os finishers, neste caso, os ovos moles e as maçãs.
  • o percurso - aquela parte inicial é meio sem graça e sem grande apoio, e a ida à universidade no final (que está deserta ao Domingo, naturalmente) também podia ser repensada. Talvez haja ali alternativas mais interessantes, e talvez também não seja o ideal aqueles metros finais naquele caminho à beira do canal. É giro, que é, mas não sei se é a melhor opção.
  • os abastecimentos - podiam ser menos espaçados, sobretudo na parte final da prova. Não vem mal nenhum ao Mundo se continuarem só de 5 em 5km, que há muitas provas assim, mas a partir de certa altura, entre a quebra normal e o adiantado da hora que faz com que o calor aumente, ter mais água pelo caminho dava muito jeito. Isso e não haver falhas... Quando eu passei nos 30km já não havia os anunciados géis. E sim, todos os participantes devem levar para as provas os géis que querem tomar. Mas a organização também deve cumprir com o que promete.
  • a organização da partida - acredito que a prova vá crescer, e será inevitável que arranjem outra solução, mesmo que possa não ficar tão bonita na televisão. Ter as várias distâncias a partir ao mesmo tempo, numa zona relativamente estreita e que começa logo com curvas, não é o ideal. Digo eu, que ia nos lentos dos lentos, e que nem tive direito a caixa propriamente dita...
Se virmos bem, os pontos positivos são bem mais do que os menos positivos! 

Acredito que a Maratona da Europa tem tudo para ser uma excelente Maratona. Como já disse por aqui, não imagino sequer o que seja preparar uma prova desta envergadura, e o que é certo é que a GlobalSport conseguiu fazê-lo. Mesmo os pontos menos positivos são, em geral, pequenas coisas que podem facilmente corrigir.

O balanço final é muito positivo, acredito que a prova tenha imenso potencial para crescer nos próximos anos, e talvez até lá volte um dia, para fazermos as pazes. Talvez!

4 comentários:

  1. Boa análise. Sendo primeira edição, e apenas 5 meses para a prepararem, ao contrário do habitual ano, o saldo é manifestamente positivo e as coisas menos boas fáceis de corrigir. Temos Maratona e boa, o que para um país com tão poucas, é a melhor notícia

    Beijinhos e fico feliz por constatar que já admites outra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Têm mesmo tudo para fazer desta uma excelente prova e provar que há vida para além de Lisboa e Porto :)

      Ahahahah! Daqui a muitos, muitos anos, talvez :)

      Um beijinho e boa semana!

      Eliminar
  2. Não vou falar do resto até porque grande parte destes pontos até os debatemos na véspera da prova.

    Mas os ovos moles.... eles davam a toda a gente que passava na meta. Imagina, um participante da prova na reta final faz-se acompanhar da mulher e dos filhos. Davam ovos moles a todos, ou seja, em vez de ser 1 ovo mole eram 4 ovos moles (o resto das lembranças não vi mais cheira-me que faziam igual). Também vi pessoas fora do perímetro a pedir e eles davam, ponto final paragrafo!
    Por isso, quando me disseste que não havia para ti.... achei MUITO MAL mas ao mesmo tempo não fiquei surpreendida.

    Não sei se este ponto saiu fora da alçada da organização em si. Mas é um ponto que têm de ter mais cuidado. Trata-se de uma lembrança da prova e que não foi oferecida aos últimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, para a próxima, aproveita o ambiente e pede também para mim! Ahahah :)

      Foi chato... Acho que faltou alguma sensibilização aos parceiros e voluntários sobre o que era aquilo... É a mesma coisa que as massagens e as medalhas fecharem para ir almoçar... Acredito que tenha falhado alguma coisa no briefing da organização, mas tenho a certeza de que aprenderam com os erros!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...