terça-feira, 19 de março de 2019

Dos meus treinos... E dos treinos dos outros...

Pois que, como já seria previsível, não tenho treinado tanto quanto deveria.

Como também já seria previsível, a minha motivação tem tido altos e baixos. 

Tenho tentado arranjar formas de me auto-motivar, tenho procurado forças e inspiração nos mais diversos sítios e tenho estado muito disponível para experimentar coisas novas que possam facilitar o meu percurso nesta longa jornada até ao dia 28 de Abril.

Além da minha equipa e das nossas provas, dos treinos com a Fabiana que é a minha companheira maior nesta loucura, dos treinos com o louco mais louco do que eu que merece uma estátua pela paciência infindável, eu resolvi ainda experimentar os treinos longos do Correr Lisboa.

Acompanho o Correr Lisboa há vários anos, mas nunca tinha corrido com eles. Não só porque estive uns anos a viver na linha de Cascais (e juntei-me ao Correr Oeiras), mas porque os horários dos treinos deles nunca combinam com os meus horários.

Eu tenho mixed feelings em relação aos treinos de grupo, confesso. 

Por um lado, acho que são formas óptimas de conhecermos pessoas com a mesma loucura do que nós, com quem podemos aprender, crescer e evoluir imenso. Por outro, também pode haver experiências menos boas. 

No Correr Oeiras ainda participei em alguns treinos de grupo, sobretudo, porque eram organizados por mim!... E quando falamos em treinos de grupo, estamos a falar de 3 ou 4 pessoas. Se fôssemos mais do que meia dúzia já era uma festa, e houve um treino em que éramos uns 15 e quase lançámos foguetes. Era sempre difícil conciliar agendas, vontades e disponibilidades. Mas a verdade é que foi ali que conheci aqueles que são hoje a minha equipa, e foi também ali que comecei a correr mais consistentemente, há quase quatro anos atrás. Não foi apenas e só por isso, mas ajudou. Lamentavelmente, como vim morar para a outra ponta da cidade, deixei de treinar com eles. 

Já participei em outros treino de grupo, entretanto, e, ao ver que o Correr Lisboa ia ter treinos longos para a Maratona de Aveiro e, ainda por cima, quase à porta de casa, achei que era uma excelente oportunidade para voltar aos treinos de grupo. 

Fui a semana passada e fui esta semana outra vez. 

E recomendo! 

A semana passada fiz apenas 16km, duros e sofridos, e acabei com os meus pés num estado miserável. Fiquei desanimada, comecei a questionar tudo e a ver a minha vida a andar para trás e os ovos moles cada vez mais longe. 

Esta semana fiz 21km, na minha meia maratona privada. Também foram duros e sofridos, mas acabei a sentir-me incrivelmente melhor, em comparação com a semana passada. E isso, nesta fase da minha preparação, tem uma importância fulcral.

Sei que ainda vou ter muitos momentos em que vou achar que não sou capaz, mas no Sábado, depois daquele treino, eu achei que talvez até consiga. 

Vantagens destes treinos do Correr Lisboa? O abastecimento. Para mim, que corro devagar, devagarinho, acabo por não usufruir propriamente da companhia do grupo, pelo que isso não é vantagem para mim. Mas o abastecimento faz toda a diferença. Passo a explicar: o treino começa na expo e, aproximadamente, sete quilómetros depois, quase em Santa Apolónia, existe um ponto de abastecimento com água, isotónico e géis (abençoada Prozis, que patrocina isto!). Desta vez, usufruí do abastecimento duas vezes, porque ainda fui até ao Cais do Sodré, e ainda apanhei o abastecimento no regresso. Claro que uma pessoa pode levar uma garrafa de água na mão ou a mochila, e levar géis consigo. Mas parar ali, respirar um pouco, trocar umas palavras e ouvir uns incentivos, para mim, faz toda a diferença. E ainda pode ser que nos tirem umas fotos! 


Tanto é, que não sei como é que vou sobreviver para a semana, porque não vão fazer este treino!... (até sei... Vou matar saudades do meu Passeio Marítimo!) 

Posto isto, alguém se quer juntar a estes treinos daqui em diante? Tirando esta semana, são sempre ao Sábado. Não têm pacers, não há ritmos, é cada um por si, mas funcionam muito bem e ainda sorteiam dorsais para a Maratona de Aveiro no final (e para a meia e para os 10km). Não ganho nada com isto, juro. Mas quando gosto de uma coisa, gosto de a partilhar com o mundo (salvo seja!).

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Estou a sentir o sabor agridoce que tu certamente conheces bem. Sinto-me muito feliz por teres encontrado uma espécie de companhia e muito triste por não fazer parte dessa companhia nestes treinos. Nem noutros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei... Escrevi isto e pensei em ti. Desculpa! Sinto-me impotente por não te poder ajudar porque esta é a nossa jornada. E mantenho a esperança que em breve estejas de volta aos treinos!

      Eliminar
  3. Olha, há uns tempos o meu rapaz foi a uma consulta de podologia. Pode parecer tonto ir a um médico dos pés mas olha que resultou lindamente e ficou resolvido o problema dele. Entretanto, continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou marcar também. Andei a investigar opções, vou fazer mais um treino longo (estou a testar dois cremes novos antes e depois), e se continuar neste drama, vou mesmo marcar para a semana!

      Obrigada e bons treinos para ti também, que já vi que estás de volta!

      Eliminar
  4. Também não sou o maior adepto de treinos em grupo, mas de facto é uma optima maneira de sentir aquele compromisso e ir, mesmo contra-vontade. Mesmo assim continuo a preferir a tática de lavar os dentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o grupo é bom, pode ser muito bom e obrigar-nos a sair da nossa área de conforto.

      Amanhã vou tentar aplicar a teoria de lavar os dentes para ir ao ginásio de manhã!

      Eliminar
  5. Gosto de treinos em grupo se for para as tainadas, especialmente nos montes :):):) … ou no Running Espinho (onde só vou de muito longe a longe agora) mas que tem 4 ou 5 grupos por tempos, onde consegues fazer uns 10km puxados sem quase dares por isso, envolvido num grupo bem disposto, bem organizado que te faz evoluir. De resto os meus treinos são a dois ou a solo.
    Em grupo ou a solo, toca a arrebitar para esses ovos moles :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um bom grupo, os treinos podem ser espectaculares e podem mesmo ajudar-te a evoluir :) nada como ter alguém a puxar por nós!

      Mas também gosto de correr sozinha! Aliás, nos primeiros tempos em que comecei a correr, era quase sempre sozinha... Nada como ir ali a pensar na vida e a ouvir a minha música!

      Eliminar
  6. Finalmente descobri-te. :)
    Quando me preparei para a maratona de Berlim fiz algumas vezes esse percurso, sempre sozinho, como gosto, lento, como tu.
    Vou ficar atento a essa tua Maratona.
    Como tu estiveste atenta à minha.
    Go, girl.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo!

      Eu confesso que nunca me tinha aventurado para além da Expo... Sou meio receosa quanto a correr sozinha por sítios que não conheço mas, neste caso, como sabia que andava mais gente a correr pela zona, senti-me mais tranquila. Amanhã há mais :)

      Obrigada!

      Eliminar
  7. Sozinha ou em grupo, interessa é que corras e de preferência em prazer de corrida :)
    Sendo esses treinos tão bem organizados que até incluem reabastecimentos, melhor!
    Muita força!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o importante é correr... O que nem sempre tenho conseguido fazer! Mas estes treinos ajudam, é um facto :)

      Bons treinos e um beijinho!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...