domingo, 3 de março de 2019

Da Meia Maratona de Cascais...

Hoje foi dia de mais uma Meia Maratona de Cascais. O ano passado, fiz uma prova relativamente feliz, com o meu 2º melhor tempo numa meia, e muito bem acompanhada.

Este ano, as expectativas eram muito diferentes. Sabia que era impossível fazer um ritmo sequer parecido com o que tinha feito o ano passado (média de 6'20/km). Sabia que não tinho treinado o suficiente, fruto de uma sequência de maleitas consecutivas. Sabia que, ao contrário do ano passado, em que já tinha feito o Fim da Europa e o Peninha, ia para esta prova com um treino de 14km como o mais longo dos últimos tempos (os 22km do Columbus Trail não contavam para estas estatísticas...).

Também ia com um espírito muito particular: ia em modo de treino, com a companhia da equipa, e com a Fabiana, minha companheira de treinos rumo aos ovos moles.


Tínhamos falado em começar os primeiros quilómetros a 6'45/km, mas é fácil deixarmo-nos levar pelo entusiasmo inicial da prova... Na verdade, tivemos muita dificuldade em abrandar e estabilizar, porque com tanto sobe e desce, uma pessoa (ou esta pessoa!), não consegue manter sempre o mesmo ritmo. 


Íamos relativamente bem, mas a partir de certa altura, a Fabiana começou com dores num joelho (ela há-de escrever o relato dela, por isso, não me vou alongar com dores que não são minhas), e começámos a abrandar. O calor também começava a fazer-se sentir, na estrada mais descoberta em direcção ao Guincho. Acho que comecei a tornar-me chata, a dizer-lhe para beber água, a perguntar-lhe como estava, a tentar motivá-la mas sem saber como que isto de uma pessoa continuar a correr com dores é uma decisão muito pessoal e muito arriscada. O que é certo é que, a meio dos 9 quilómetros, a Fabiana mandou-me embora. Não foi uma decisão fácil para mim. Queria fazer a prova com ela, mas já tínhamos falado muito racionalmente sobre isto, antes da prova, e sabíamos que não podíamos deixar que o querermos ir juntas, prejudicasse a prova de uma ou de outra. E era o que estava a acontecer. E lá fui eu à minha vida!


Acelerei um bocadinho, mas sabia que ainda me faltava quase meia prova, estava muito calor, e não quis exagerar. As dores nos pés começaram. Quando ia nos 13km, comecei a questionar-me. Foi mais ou menos nesta altura que passámos num abastecimento que tinha laranjas e eu decidi pegar em dois bocados, numa garrafa de água, e encostar. Caminhei durante cerca de 100 metros, em que aproveitei para respirar fundo, comer as laranjas sem me engasgar e tomar o segundo gel, bebendo alguma água e usando a restante para me refrescar. A estrada para o Guincho é linda, mas é um sufoco quando está muito calor e não há praticamente vento (o que até é bom, eu sei!). Depois destes 100 metros, voltei a correr, mas muito lentamente. Lá fui buscar forças não sei bem onde para lutar contra as dores nos pés, cada vez piores, e comecei a fazer contas aos quilómetros que me faltavam, e a traduzir isso em minutos, para me tentar convencer de que já não faltava muito.


Consegui ir sempre a acelerar a partir do quilómetro 18, mesmo com subidas. Como? Pensando que tinha de fazer o esforço final, que só queria acabar com aquele sofrimento, que só queria acabar de correr e tirar os ténis. Cada um vai buscar a motivação onde quer, e isto, para mim, funcionou.

Mais uma vez, foi uma sensação incrível cortar aquela meta, porque sei que a minha forma não está brilhante, porque tive muitas dúvidas ao longo do percurso, e porque as dores eram muitas. Mas consegui!

Fiz mais 7 minutos do que no ano passado. É uma miséria, eu sei. Mas, sinceramente, com o que eu (não) tenho treinado, achei que podia ser pior.

Cheguei a casa com os meus pés no pior estado de sempre. As bolhas são inacreditáveis e em sítios novos, onde não era costume fazê-las. Não sei mais o que fazer, mas vou em busca de ajuda especializada.

Agora é descansar... Mas pouco, que para a semana há mais!

10 comentários:

  1. Muitos parabéns pela prova!
    Sem dúvida que tens que procurar ajuda especializada para atenuares esse tormento que passas.
    Beijinhos e força para os ovos moles! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João! Gostei muito de te ver :) foi um belo dia para uma bela prova!

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Boa!! Acabaste por treinar algo muito importante para a Maratona … resiliência, aguentar as contrariedades, não desistir e levar a coisa até ao fim com a faca nos dentes. Parabéns por isso. Quanto às bolhas … é isso mesmo, missão ajuda especializada!!!
    Beijinhos e boa recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi nisso que me fiquei, sabes?... Mais do que testar o físico, acho que os treinos mais longos servem para preparar a parte psicológica. E, nesse aspecto, prova superada :)

      Um beijinho e bons treinos!

      Eliminar
  3. Obrigada por me teres escoltado, obrigada por me teres largado, desculpa não te ter acompanhado.

    Já sabia que ias fazer uma excelente prova, tens uma força enorme dentro de ti e certamente um saco de energia escondido algures nos locais onde se formam as bolhas nos pés! :P

    Que o resto da preparação te corra tão bem quanto mereces para seres muito feliz em Aveiro!

    Boa recuperação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas tola! Não tens nada que me agradecer e muito menos que pedir desculpa! Tenho pena que não tenhamos feito a prova toda juntas, mas acho que foi o melhor para ambas! Aturar-me não é fácil :)

      Se calhar, é isso! As bolhas são reservas de energia! Ahahahah!

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Olha que eu não acho que 30s por km a mais seja assim tão terrível, principalmente com a falta de treinos...
    A próxima corre melhor ;)
    Quanto às bolhas e aos pés é que é uma chatice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram só 20s, pá :p

      Eu pensava que ia ser pior, por isso, foi óptimo :)

      Eliminar
    2. Desculpa a imprecisão... Eu sei, para o pessoal que corre 1s/km é tipo uma eternidade... O meu pai deixou de fumar para conseguir corer mais rápido ;) há vícios piores do que correr e correr pode ajudar a largar velhos vícios!

      Eliminar
    3. Estava a brincar :D eu sou tão lenta, que é indiferente, na verdade...

      Eu também fumava quando comecei a correr! Não sei se fiquei mais rápida, mas foi das melhores coisas que fiz, sem dúvida!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...