quinta-feira, 28 de março de 2019

Das contagens decrescentes para as quais não estamos preparados...

Falta um mês para a Maratona de Aveiro. Ou da Europa, se preferirem. Ou dos Ovos Moles, na minha versão. 

Um mês. Um mês que parece tanto e tão pouco ao mesmo tempo. 

Os sentimentos por aqui são, como seria expectável, contraditórios.

Há um ano atrás, a treinar para Madrid, dominavam a dúvida e o medo do desconhecido. Quem nunca fez uma Maratona, não faz ideia do que esperar e tem dúvidas se será capaz de a fazer. E eu sentia-me assim. Agora, que já fiz uma, os sentimentos não são melhores. Por um lado, sei que já fiz uma e que fui capaz de tal feito. Mas, por outro lado, não tenho a arrogância de achar que, lá porque já fiz uma, a segunda está garantida. Não está.

Gosto de acreditar que hei-de cortar aquela meta, seja com que tempo for, nem que tenha de me arrastar até lá. Mas também gostava de conseguir acreditar que vai ser uma prova feliz e que não vou ter de me arrastar até à meta.

Faltam-me dois treinos longos. E são eles que me vão dar os últimos indícios do que poderá acontecer daqui a um mês. Ou não. Que nestas coisas já se sabe que cada dia é um dia, cada treino é um treino.

Também me faltam os meus dois companheiros preferidos de treino, que entraram comigo nesta jornada. E isso, parecendo que não, faz muita diferença. Esta não era para ser uma jornada a solo, e eu mantenho a esperança de que eles vão regressar à luta em breve. 

Falta um mês. E daqui a um mês, a esta hora, eu espero estar a sentir-me feliz e com toda a energia do mundo para enfrentar os 30km que ainda me vão estar a faltar. 

Vemo-nos em Aveiro? 

12 comentários:

  1. Vamos a isso carago!!! E olha, é bom sentir essa "responsabilidade", respeitar a Sra.Da.Maratona … por outro lado não devemos levar a coisa demasiado a sério … é "apenas" uma corrida, não é caso de vida e de morte e nada tens a provar a ninguém, ainda por cima já és maratonista. Não vai acontecer, vai correr tudo bem … mas se por um mero acaso ou por infelicidade não acabares a Maratona da Europa … qual é o problema? O ponteiro do relógio vai continuar a girar, e depois de um pequeno luto voltas às corridas e a Maratona da Europa ou outra qualquer vão repetir-se ano após ano para que a gente, se nos apetecer, volta para a conquistar. Eu sei perfeitamente o que sentes, todos somos assim e eu com a experiência que tenho já aprendi a lidar com isso … posso até chatear-me um bocado na hora mas rapidamente me passa a neura de uma desistência - eu desisti na Maratona de Roma aos 11km e aprendi muito com a experiência - modéstia à parte fui um "exemplo" de desistente :) … e já fiz uma Maratona meio a caminhar, gerindo de forma a chegar dentro do tempo que tinha para a concluir - foi a dois, de mão dada … é mais fácil … adaptamo-nos à forma, reconheceu-se que não se estava em forma e arranjou-se forma de chegar ao fim. E foi muito divertido!!! O que quero transmitir com esta lenga lenga toda é que, respeitanto o que tens pela frente, dá-lhe a importância que deves dar, sem exageros.
    Eu tenho um pressentimento que vais ser feliz por Aveiro, vai ser uma aventura e um empeno daqueles, mas vou gostar de ler sobre isso …
    Vá … sigaaa a camioneta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras!

      Acho que ainda não consigo ser tão grande como tu e olhar para as coisas dessa forma. Claro que é só uma prova e provas há muitas. Mas não é só uma prova. São meses de treino com o foco num objectivo. Não querendo colocar demasiada pressão na coisa, é algo importante para mim e que encaro com grande responsabilidade. Sei que muita coisa pode correr mal, até coisas que eu não controlo, mas vou fazer o meu melhor por controlar o que eu posso controlar, para aumentar as probabilidades de que tudo corra bem daqui a um mês menos um dia.

      Tu és um grande exemplo, sem dúvida! E se o meu companheiro de loucuras não recuperar entretanto, talvez o convença a fazermos a nossa maratona do amor :)

      Bons treinos!

      Eliminar
    2. Vamos a isso … cá estarei na primeira linha para assistir e dar aquela "forcinha" ao longe ;)

      Eliminar
  2. Desculpa por te ter metido nisto...
    Desculpa por não te estar a acompanhar...
    Desculpa por não ter sequer solução para as tuas bolhas...

    Se não me desculpares agora sei que o vais fazer quando passares a meta com um sorriso gigante! AHAHAHAHAHAH :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás tola?!

      Preocupa-te lá em ficares bem, que ainda temos muitos quilómetros para fazer juntas!

      Eliminar
  3. A primeira é porque é a primeira, a segunda porque é a segunda e por aí fora. Por mais Maratonas que tenhamos, estes estados nunca passam. A única diferença é que na primeira vamos para o desconhecido. De resto, os receios são sempre iguais. E não é para menos porque uma Maratona é sempre uma Maratona!
    Mas, sinceramente, acredito que vais ser muito feliz nos Ovos Moles. E isso vai deixar-nos a todos felizes :)
    Muita força!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, se tu com a tua experiência toda o dizes, eu acredito! :)

      Mas, sinceramente, eu já não acredito em nada. Daqui a 4 semanas a esta hora já saberemos, não é verdade?

      Um beijinho e boa semana!

      Eliminar
  4. Tudo vai correr bem! Tenho a certeza... e eu vou lá estar a distribuir ovos moles! :)

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...