terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Do peso da felicidade...

A felicidade tem um peso. E não é um peso metafórico, como quem diz que a felicidade nos sobrecarrega os ombros ou que nos alivia a alma, consoante nos abandona ou nos agracia.

A felicidade pesa exactamente quatro quilos. Quatro quilos inteiros. Quatro quilos que se acumulam nas ancas, nas coxas, nas bochechas e até nos pulsos. São quatro quilos que fazem as roupas parecerem mais estreitas e as pernas mais pesadas. São quatro quilos que nos sugam o ar dos pulmões quando tentamos correr. São quatro quilos que não nos permitem sorrir quando nos vemos ao espelho.

Como é que eu, que nunca sei nada sobre nada, sei agora que a felicidade pesa quatro quilos quando se cria que a felicidade era algo intangível, impalpável, sem peso nem forma?

Foi uma constatação óbvia, na verdade.

Esta semana ele enviou-me uma mensagem com a primeira fotografia que tirámos juntos. A mesma que está numa moldura na nossa sala. A mesma que tirámos a medo, no meio de algum constrangimento, quando um fotógrafo nos desafiou a isso, depois da nossa primeira São Silvestre de Lisboa juntos. 

É das minhas fotografias preferidas. É a minha nossa fotografia preferida. Gosto do nosso ar, dos nossos sorrisos, da sensação de dever cumprido típica de quem acabou uma prova, da nossa inocência e ingenuidade típica de quem está a começar uma nova relação. Foi a nossa primeira fotografia e foi logo para as bocas do mundo, para esse poço sem fundo que é a internet, para que o mundo inteiro a pudesse ver. E foi o início da nossa história tão nossa, como que num prenúncio do que estava para vir. E o que veio depois disso foram mais sorrisos, mais provas, mais desafios superados.

E mais quatro quilos. Os quatro quilos que separam a nossa primeira foto e o peso que cada um de nós tem hoje.

É o peso da felicidade, não tenho dúvidas.

18 comentários:

  1. Ahahah nada é perfeito ou pelo menos tem as suas partes menos vantajosas...

    ResponderEliminar
  2. Lol … ando a tentar retirar mais ou menos 4kg de felicidade do meu corpo. Já tirei dois, faltam os outros dois. Ainda me ficam quase 80kg de felicidade que devem ser suficientes por enquanto ;)

    ResponderEliminar
  3. Ahahaha eu tenho 10 kilos de felicidade de ter sido mãe... à 3 anos lol

    ResponderEliminar
  4. Sendo assim... Fico com a consciência muito mais leve! Ahahahahahahahahahahahahahahah

    ResponderEliminar
  5. Se são de felicidade, está tudo óptimo! :)
    Julgo que será a primeira vez que ouvi alguém quantificar em peso a felicidade! :)
    Que continuem muito felizes, é o melhor dos meus desejos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também começo a achar que sim!

      Obrigada, João :) um beijinho!

      Eliminar
  6. ahahah! Por 4 quilos acho que vale a pena!

    ResponderEliminar
  7. Ainda pensei que fosse sobre a questão Natal/Ano Novo e toda a comezaina que costuma acompanhar a quadra.

    Eu engordei, após o inicio do namoro, cerca de 15 quilos.

    Muita felicidade, paletes! ahahaha

    E por vezes vão e depois voltam, ou seja, a felicidade continua ahahahah.

    No meu caso, tenho que diminuir o peso da mesma, mas mantendo a felicidade, estou a tentar criar um tipo qualquer de paradoxo.

    Continuem felizes, é isso que importa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um paradoxo interessante... Porque não é fácil acabar com a felicidade instalada, sem acabar com a felicidade!

      Na verdade, é como dizes, o que importa é estar feliz, mais quilo, menos quilo!

      Eliminar
  8. E eu a pensar que estava a ficar mais lento na corrida por causa da idade... afinal é felicidade:)
    Fico muito mais descansado :p
    Continuação de muita felicidade e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É felicidade! Por aqui é igual :D

      Obrigada, igualmente!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...