terça-feira, 2 de março de 2010

Coimbra é minha até morrer...

Coimbra é nossa,
Coimbra é nossa,
Coimbra é nossa e há-de ser,
Coimbra é nossa e há-de ser,
Coimbra é nossa até morrer!


Tenho saudades de Coimbra.

Tenho saudades da minha faculdade, de toda a Universidade, das cantinas, dos convívios, das aulas e dos exames, dos professores e dos colegas. Lembro-me tão bem do primeiro dia em que vi a minha faculdade. A sensação que senti. A emoção, a alegria, o entusiasmo e o nervosismo.

Tenho saudades das ruas de Coimbra, onde me perdi tantas vezes. Estudei lá 4 anos, e acho que nunca deixei de me perder nas ruas da Baixa. Tenho saudades do rio. Das pontes. Do Urso no Parque, que me fazia sorrir sempre, sempre. Tenho saudades do Jardim Botânico e saudades (não tantas) de subir a ladeira do Seminário. Tenho saudades de ir às compras, de ir comer gelados às docas, de passar horas intermináveis à espera de comboios que me traziam de volta a casa.

Tenho saudades do que vivi, do que senti, do que aprendi, do que não esqueci. Em Coimbra cresci, cresci muito. Também dei muitos trambolhões. Mas aprendi, aprendi muito.

Tenho saudades do traje. Tenho saudades dos cortejos. Tenho saudades de gritar, muito, muito alto, "Coimbra é nossa até morrer!".

E Coimbra vai mesmo ser minha até morrer. Coimbra vai ser sempre Coimbra. Vai estar sempre no meu coração, nas minhas memórias, nas minhas lições de vida. E sei, sei que de cada vez que voltar a Coimbra, vai ser como da última vez. Coimbra vai lá estar, amontoada na colina até ao rio, à minha espera. E eu vou comer as melhores pizzas que conheço, e vou sentir-me em casa. Sempre. Até morrer.

5 comentários:

  1. Olá Agridoce! Curiosamente vou a coimbra este fim de semana, e podias ajudar-me com o que visitar, e já agora dizer-me onde fica essa pizaria :)

    Obrigada e beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu não estudei em Coimbra, mas tenho Coimbra no coração. Como diz o outro: "Já fui muito feliz em Coimbra".
    De facto esta é uma cidade que tem um encanto muito especial.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. No Verão passado fui conhecer Coimbra e adorei esse urso!! lol... tirei tantas fotos!!

    beijnhos

    ResponderEliminar
  4. Josefina manda-me um mail, que eu respondo a tudo!

    Luarte Coimbra é mesmo especial, por mil e uma coisas ;)

    Bags&Books ainda bem que não sou a única a ser louca pelo urso eheheh :D

    ResponderEliminar
  5. Coimbra...
    também lá estudei e, mesmo vivendo no distrito, por mais visitas que se façam nenhuma se sente tanto como as voltas por lá dadas durante os 6 anos de ensino superior.

    Coimbra é nossa e há-de ser, até morrer!

    d

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...