quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Do 11 de Setembro...


Nunca cheguei aqui a falar sobre a viagem que fizemos em Novembro passado a Nova Iorque e Cuba. O que é pena, porque foi uma das viagens da minha vida e uma das que mais me marcou, sem dúvida. 

E uma das coisas que mais me marcou e que nunca esquecerei foi a ida ao World Trade Center. Hoje, 18 anos depois dos ataques do 11 de Setembro, é inevitável voltar ao que ali senti e voltar a parar para pensar nas 2977 vidas que se perderam na sequência destes ataques. 

Adorei Nova Iorque e se me perguntarem o que é que alguém não pode deixar de visitar numa visita à Big Apple, eu não tenho dúvidas: o World Trade Center e o Museu e Memorial do 9/11. O Empire State Building é espectacular, o Central Park é incrível, a Brooklyn Bridge dá umas fotos espectaculares. Mas não há nada que se compare a estar ali, naquele sítio, a conhecer os rostos, os nomes, as vidas, de todos aqueles que o 9/11 levou. 

A reconstrução do espaço ficou incrível, com a Freedom Tower a reforçar que a América é um país incrível e que se uniu para ultrapassar uma tragédia que nós nem conseguimos imaginar, a Survivor Tree (que sobreviveu no meio dos destroços, foi tirada daquela zona e novamente ali plantada em 2010), e as duas piscinas negras, que nos impressionam pela sua dimensão, pelos 2997 nomes que têm gravados, pela água que nos lembra do ciclo ininterrupto da vida.

O 9/11 marcou o Mundo. Não só a América, mas o Mundo. O 9/11 mostrou-nos o pior do que o ser humano é capaz, mas também nos mostrou o melhor do que o ser humano é capaz. Mostrou-nos a tragédia, o desespero, o horror, dos que não sobreviveram, mas mostrou-nos a força, a resiliência, a coragem dos que ficaram cá. São muitas as histórias incríveis dos sobreviventes, da forma como ultrapassaram este acontecimento tão marcante, daquilo que fazem nos seus dias para homenagear os que pereceram. 

Para que nunca nos esqueçamos. 

4 comentários:

  1. Muito bem escrito!
    Há um antes e um depois do 9/11
    Recordo-me bem desse dia... Aliás, ninguém o esquecerá... :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente... Tirando as gerações mais novas, acho que toda a gente (do mundo ocidental, pelo menos) terá sempre a memória desse dia e do impacto que teve no mundo!

      Um beijinho e continuação de boas férias!

      Eliminar
  2. Quando o que se pensava impossível aconteceu... Muitas pessoas deram a vida a tentar salvar outras! Como dizes foi um dia de se ver o pior das pessoas mas também o melhor, a solidariedade, a entre-ajuda, a humanidade não está perdida e há esperança enquanto houverem boas pessoas.

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...