terça-feira, 17 de setembro de 2019

De Chamonix... - I

O primeiro dia "a sério" em Chamonix era Domingo. Na verdade, o dia foi em Argentière, mas faz de conta.

Eu tinha encontrado um trilho que gostava de fazer (este). Na verdade, a dificuldade foi escolher, porque há tantos trilhos diferentes, que uma pessoa assim à distância perde-se um bocado. Mas aquele parecia-me bem e tinha duas vantagens: começava a 100 metros do nosso alojamento e não era em Chamonix (achei que seria bom vermos mais alguma coisa para além de Chamonix).

Como era o mais exigente dos vários que queríamos fazer, decidimos despachá-lo logo no Domingo, para não ser muito próximo do OCC do louco mais louco do que eu.


O trilho tinha cerca de 10km, e tinha como objectivo ir até aos Lacs des Cheserys, mas nós sabíamos que se depois continuássemos mais um pouco, chegaríamos ao Lac Blanc. Cada um levou uma mochila de trail, levámos umas sandes, muita água, e lá fomos nós, sem fazer ideia do que nos esperava.

E o que nos esperava era isto:


Foram 13,7km, com 1100m de desnível positivo, que fizemos em cerca de 6 horas (já com as paragens para comer - o strava diz que foram 4h16m em movimento).




Primeiro disclaimer: nunca disse tantas asneiras na minha vida. Eu não sou uma pessoa de dizer asneiras. Não sou mesmo. Mas neste dia saíram-me muitas. Umas em pensamento, mas muitas mais em voz mais ou menos alta (ninguém falava português, por isso, estava à vontade...).

Que violência, Senhores! Não dá para ter noção... Nós não temos cá nada nem parecido com aquilo... Nós fomos até aos 2352 metros de altitude, para almoçar à beira do Lac Blanc. Basta pensar que a Serra da Estrela tem 1993 metros... Eu, pelo menos, nunca tinha estado numa altitude tão alta, muito menos indo até lá pelo meu pé!...



Nós subíamos, subíamos, subíamos... E subíamos por onde?... Pelas coisas mais horríveis que eu já apanhei na vida!... Completamente impróprias para cardíacos...


Passo a ilustrar:



Atentem bem no meu ar, depois de subir a primeira destas escadas, a tentar disfarçar o pânico:


Era isto. E mais isto. E mais isto. Em alguns sítios, estavam dispostas lado a lado, e tínhamos de passar de uma para a outra para continuar a subir. E eram várias seguidas. E pelo meio havia passagens em caminhos em pedra tão estreitos que tinham corrimões de ferro cravados na parede. E correntes. E degraus de ferro espalhados pelas pedras que tínhamos de trepar. E mais escadas. E mais correntes. E mais e mais e mais.





Eu não estava preparada para aquilo. O trilho dizia que era de dificuldade média e eu, que me acho a maior só porque já fiz meia dúzia de mini trails, achei que aquilo seria feito sem problemas. Ninguém me avisou é que o conceito de dificuldade média nos alpes franceses não é o mesmo conceito que dificuldade média aqui por terras lusas. E eu descobri isso da pior maneira possível.



Mas... Valeu a pena! Chegámos aos Lacs de Cheserys, depois passámos pelo Lac Vert, e acabámos no Lac Blanc. As fotos falam por si...






Além das subidas impróprias para cardíacos, o trilho em si era pouco corrível, para mim, pelo menos. Era exigente, era técnico, era duro. Muitas pedras muito afiadas, muitas pedras soltas, muitas partes difíceis e, diria mesmo, perigosas. Na subida nem nos esforçámos muito. Eu só queria sobreviver àquela subida infinita e aos efeitos da altitude (e bem que os senti!). Na descida, ao fim daquelas horas todas e com o calor que já se fazia sentir, ainda tentámos correr alguma coisa, mas não muito, porque o trilho não era mesmo muito corrível... Pelo menos, consegui convencer o louco mais louco do que eu a voltarmos para Argentière por outro caminho:


Assim, livrei-me de descer a maior parte daquelas escadas horrendas. Até porque tenho sérias dúvidas de que o conseguisse fazer...






Esta "invenção" de última hora só foi possível porque os trilhos estão incrivelmente bem marcados. Em vários pontos há setas para os vários locais, com indicação do tempo e distância até cada ponto, e é fácil orientarmo-nos, mesmo que não tenhamos o GPX (que tínhamos). Está tudo muito bem preparado para as centenas de pessoas que andam por ali diariamente!

E eu não sei se vocês já ouviram falar no sítio onde Judas perdeu as botas, mas nós descobrimos o sítio onde Judas perdeu as cuecas... E que belo sítio!



Foi uma experiência absolutamente incrível e não podíamos ter começado a nossa aventura nos Alpes de melhor forma. Custou-me horrores, mas nunca esquecerei este dia e as coisas incríveis que vi e vivi. Tirei muitas fotos, fiz vídeos, mas não há nada que se compare a estar ali, rodeada por aquelas montanhas infinitamente altas, com aquelas paisagens a perder de vista, longe do caos e da civilização.



Estávamos no primeiro dia e o Mont Blanc já me tinha apanhado nas suas teias...

Para terminar o dia e recuperar com uma boa dose de proteína, nada como um jantar com vista para o Mont Blanc:




Se alguém teve paciência para ler tudo, esperem mais um bocadinho que isto ainda mal começou...

19 comentários:

  1. B R U T A L

    E agora, ahahahahah, não percebeste que tinha escadas e vias ferratas?

    Mas pensa assim, passaste e como tal, agora são peaners, já dizia o filósofo JJ.

    Venha mais, assim pelo menos a dor do cotovelo acompanha a dos joelhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que eu podia perceber uma coisa que nunca tinha visto na vida?! Talvez "alguém" me pudesse ter avisado... Mas nãooooooooo... Vamos lá descobrir in loco!...

      Mas foi espectacular :)

      As melhoras!

      Eliminar
  2. Que passeio maravilhoso.... um país lindo e amigo....
    Que um dia vou conhecer!!!
    Obrigado por tão lindas fotos!!!

    ResponderEliminar
  3. Brutaaaaaaaallll!!! Pronto, efeito conseguido, estou cheiinho de inveja! Também já reparei há algum tempo que o conceito de "trilho técnico" nos Alpes é um bocadinho diferente do nosso ehehe E em relação aos trilhos estarem marcados, é mesmo assim! É incrivel, em todo o lado há placas com indicação de distancia. Aiii que saudades dos Alpes!! Vá, continua lá a tortura..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah tu já lá andaste, isto já não é novidade para ti :) mas sim, é incrível e eu não me canso de olhar para as imagens!

      Sim, a cultura de Trail e hiking por lá é extraordinária e está tudo incrivelmente bem preparado para isso!

      Eliminar
  4. quem deixou umas cuecas no cimo do monte??? A sério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que desceu do cimo do monte sem cuecas?!... Aposto que ficou com assadura num certo sitio...

      Eliminar
  5. só uma palavra: CREDOOOOOOO! (e esta vale por tudo... paisagens, trilhos, escadas, etc)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah acho que não ias gostar...

      Eliminar
    2. ia gostar das paisagens, não ia gostar do processo para lá chegar. só de ver as fotos fiquei com olhos em bico!

      Eliminar
    3. Pois, o problema é que não há outra forma de lá chegar, neste caso... Talvez subindo pelo lado por onde descemos, mas, mesmo assim...

      Eliminar
    4. fico-me por ver as tuas fotos! eheheheh

      Eliminar
  6. Quem escreveu "se alguém teve paciência para ler tudo"? Eu estou deliciado com estes artigos e estas fotos de deixar a boca exageradamente aberta :)
    Imagino a força com que estás agarrada àquele varão de ferro :) Eu não faria melhor...
    Beijinhos e venha o próximo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu perco-me um bocado na escrita e nos devaneios... Mas é porque isto funciona como um diário para mim, para vir reler um dia :)

      Ai estava, estava! Houve ali alturas meio criticas...

      Já falta pouco!

      Eliminar
  7. Cá nojo de post :( … aquilo era fondue de queijo não era? Ca nojo … não gostei de nada, a sério … e aquelas cuecas ali deixadas … falta de classe … enfim … venha de lá o seguimento disto só para ver se sobe um bocadinho de nível, o que digamos não será muito difícil … vá, despache-se ..
    Cordiais cumprimentos

    Óhhhh Pikinita … já sei onde vamos nas próximas férias .. olha-me para istooo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que lá devias voltar e levar a Pikinita... Quanto mais não seja, para escreveres tu um post com nível sobre Chamonix :)

      Nós estamos a pensar lá voltar, de facto... Talvez só mesmo para ir fazer trilhos e mais trilhos e mais trilhos, sem uma prova a condicionar a gestão de esforço!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...