domingo, 15 de setembro de 2019

Das férias grandes... - Genève e Annecy

Acordámos às quatro da manhã, depois de uma noite demasiado curta, e chegámos a Genève relativamente cedo, mas só duas horas depois de aterrarmos é que conseguimos ter o carro que tínhamos alugado. Não foi um processo fácil mas, e apesar do cansaço, estávamos animados como só quem está a dar início a uma grande viagem pode estar.

Não tínhamos grandes planos para Genève, e optámos por estacionar o carro perto do lago e do centro, para dar uma volta a pé. E foi o que fizemos. 




Fomos ver o jacto de água, demos uma volta a pé, comprámos uma sandes e decidimos seguir viagem, para ainda chegarmos a Annecy a tempo de almoço. Pagámos 3€ por uma hora e meia de estacionamento, o que está ao nível do Chiado, convenhamos.






Próximo destino: Annecy.

E que surpresa que foi Annecy!


Há já vários meses que tinha tomado nota de Annecy como cidade a não perder nesta viagem, mas nem tinha pensado muito no assunto. Nos últimos dias antes da viagem, quando, finalmente, comecei a fazer o planeamento, percebi que Annecy merecia mesmo o desvio de cerca de 45 minutos a partir de Genève.

Estava eu feliz e contente a achar que, desde que pagássemos, íamos estacionar sem problema... Pois que não. Tinha tomado nota de 2 parques de estacionamento, e estavam os 2 completos. Mas no segundo decidimos esperar, e ao fim de menos de 10 minutos, já tínhamos o carro estacionado, mesmo junto ao posto de turismo e perto do centro histórico. O facto de ser Sábado deve ter contribuído para um fluxo ainda maior de turismo, mas nada de insuportável.

Passámos rapidamente no posto de turismo (fica dentro de uma espécie de galeria comercial), porque já sabia que tinham lá uns mapas onde apresentavam algumas tours a pé pela cidade. Íamos fazer a tour que dava pelo nome The Old Town and It's Churches, que passava pelos principais pontos turísticos.

Mas primeiro... Almoço! Eram 14h10 quando chegámos ao primeiro restaurante da minha lista. Já não nos quiseram servir... Franceses. Fazer o quê?!... Tínhamos passado por outro com uma esplanada simpática, que tinha Tartiflette (o que o louco queria comer), e a fome já era tanta, que só queríamos alguém que nos servisse. 

Acabou por correr bem. Matei saudades de uns bons Moules, acompanhamos com cerveja, e recuperámos energia para o resto da tarde!



Annecy fez-me lembrar Bruges, mas melhor ainda. Gostei imenso de andar por ali, entre becos e vielas, subir até ao Castelo, atravessar pontes e canais, encontrar uma cidade bem preservada e cheia de detalhes únicos. O grande destaque vai para o lago Annecy, e para os Jardins de l'Europe, à beira do Lago, onde centenas de pessoas aproveitavam o calor que se fazia sentir.





O que eu achei curioso em Annecy, e que representou o meu primeiro impacto com a grandeza dos Alpes e do que estava para vir, foi o contraste brutal entre a alta montanha que víamos ali tão perto, e o lago, tão plano, tão sereno. É difícil descrever, mas em Portugal não temos estes contrastes assim e passei a semana a sentir-me esmagada por isso.






Em Annecy também não pode faltar uma ida aos afamados gelados da Glacier des Alpes. A fila é imensa, mas vale a pena a espera!






Acabou por ser uma tarde muito bem passada, e só não ficámos mais tempo porque ainda queríamos ir às compras e chegar a Argentière a uma hora aceitável. Para quem andar para aqueles lados, sem dúvida que recomendo o desvio e o passeio!

Passámos pelo supermercado e lá fomos nós em direcção a Argentière, que fica a pouco mais de uma hora de Annecy...


No caminho, além de surpreendidos pelo alto valor das portagens, fomos ficando surpreendidos pela dimensão das montanhas à nossa volta, sobretudo quando nos começámos a aproximar do Mont Blanc. Não há fotografias que ilustrem a dimensão do que estávamos a ver...


Ao chegarmos a Argentière, ficámos rendidos ao nosso apartamento, desde logo apelidado de Casa da Heidi. Ficámos no Le Cristal d'Argentière, um aparthotel muito simpático. Era um daqueles típicos hotéis de estância de Inverno, um autêntico chalet, com tudo em madeira, super acolhedor.







O nosso apartamento dava para 5 pessoas, ainda que meio apertadas, sendo que tinha 2 quartos e um sofá na sala. Tinha uma mini-cozinha com tudo o que era essencial, imensos armários e arrumação, televisão (que nem chegámos a ligar), e uma varanda com uma vista incrível! Nós marcámos com imensa antecedência e isso ajudou a que não ficasse muito caro! Argentière fica a apenas 9km de carro de Chamonix, e acabámos por achar que foi uma excelente opção.



Jantámos, bebemos umas cervejas, e deitámo-nos cedo, para compensar a quase directa da noite anterior e para aproveitar bem o dia seguinte.

Estava começar uma grande viagem!

9 comentários:

  1. Que fotos lindas! Adoro as paisagens nessa zona, estive em Lausanne há muitos anos e fui a Gruyère, Interlaken e Genebra e adorei exactamente o contraste entre grandes planícies e montanhas gigantes! Ai que saudades que eu tenho de montanhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah quem te manda viver nos Países Baixos? ;) os contrastes são muito bonitos, mesmo!

      Eliminar
    2. Sempre que vou a Lisboa fico maravilhada! ahahah pr outro lado aí não sei se me atrevia a ir para o trabalho de bicicleta, com a miúda, todos os dias!

      Eliminar
  2. Que giro, estive em Annecy há dois meses. Tirei algumas fotografias nos mesmos sítios eheh Por isso, até agora, desculpa mas não estás a provocar inveja. Favor continuar, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto... Desculpa... Mas vê lá se recomendaste Annecy ao mundo?! Querias que ficasse só para ti?

      Eliminar
  3. Uau! Que fotos mais espectaculares!
    Queres acreditar que nunca tinha ouvido falar em Annecy?
    Queres acreditar que já fiquei apaixonado por Annecy só de ver as fotos?
    Beijinhos e vou já deliciar-me com o artigo seguinte pois já vi que foi publicado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena a visita :) acho que não é daqueles sítios a que uma pessoa vá de propósito mas andando para aqueles lados, é imperdível :)

      Um beijinho

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...