terça-feira, 4 de junho de 2019

Do meu Sábado...

Quando o despertador tocou no Sábado, eram sete da manhã, ficámos os dois a pensar na nossa vida e a perguntar-nos por que raio fazíamos estas coisas a nós mesmos... Não pensámos muito, verdade seja dita, e acabámos por nos levantar, equipar, comer e seguir rumo a Monsanto.

Fomos participar em mais um treino de grupo das Tartarugas Solidárias e dos Run 4Fun. Já aqui falei nestes treinos e recomendo a quem possa ter interesse que os pesquise no Facebook. São treinos giros, com vários níveis de dificuldade (ideais para nós, porque cada um vai no seu), e com muito bom ambiente.


Eu tomei a decisão sensata de me juntar ao grupo dos iniciados, e acabei por fazer 8,5km num ritmo relativamente tranquilo e a sentir-me bem. Tentei gerir bem o treino e o esforço porque o dia ainda estava a começar, mas foi um bom regresso aos trilhos, numa pseudo-preparação para o que aí vem.

À noite, esperava-nos a Corrida de Santo António! Nunca tinha feito esta prova, tinha alguma curiosidade, sabia que devia ser boa por ser da HMS e ainda tinha direito a um manjerico no final! Parecia-me uma excelente ideia!


E foi! Fiz a prova a acompanhar uma colega de equipa que se foi estrear nos 10km. Fomos num ritmo muito calmo, sem parar até aos 6km, e depois caminhámos por 3 vezes, durante 200 metros em cada uma delas. Eu confesso que tinha as pernas moídas do treino da manhã, e já se sabe que não me dou bem com o calor, por isso, estava a custar-me. Mas, ao mesmo tempo, ia puxando por ela e tentando passar-lhe algum ânimo (mesmo se ela não me conseguisse responder e estivesse interiormente a rogar-me pragas). Ainda deu para fazermos um sprint final, em que eu me meti com ela a dizer-lhe que aquilo era como as Localidades e tínhamos de ultrapassar uns quantos nos últimos metros. E ultrapassámos! Cortámos a meta ao fim de 1h07, mais coisa, menos coisa. Para mim, foi dos piores tempos aos 10km, para ela foi um recorde pessoal e uma sensação muito boa (quando, passado algum tempo, ela voltou a conseguir falar e a sentir o que quer que fosse). 

Se há coisa de que eu gosto na corrida é desta democracia nos objectivos: tirando os cromos dos pódios, o comum dos mortais não compete com ninguém a não ser consigo mesmo e com os seus objectivos. Não temos todos de fazer menos de uma hora, de 45 minutos, ou mesmo menos de 30. Temos, isso sim, de cumprir os nossos objectivos. Mesmo que eles sejam, apenas e só, cortar a meta.

Claro que isto é conversa de quem nunca chegará a um pódio ou a um grande tempo. É a minha auto-palmadinha nas costas. Mas, sinceramente, é mesmo isto que a corrida tem de bom!


Isso e o que acontece depois das provas, com os prémios de finisher e a recuperação que se segue.

Próxima paragem: Jamor, para a última prova do Troféu de Oeiras. 

8 comentários:

  1. No que se foram meter e passam a vida a meter e no fundo é bom... Podiam meter-se nos copos de noite mas preferem os treinos cedo e as corridas...

    ResponderEliminar
  2. Já estamos nos bi-diários!?!?!

    #Estamosmuitafortes :)

    Não é para todos, ainda mais com o calorzinho que estava.

    Olhe, então eram dois pastéis de bacalhau.
    Não temos.
    Então eram dois copitos de vinho branco :)

    Gosto sempre de ver corredores ou corredoras escoltados por companheiros ou amigos, acho que é mesmo de um companheirismo incrível (até aquela malta mesmo em forma que vai, volta, salta, pula, conversa...que irritação :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digamos que eu decidi fazer num dia, os treinos que devia ter feito a semana toda :)

      Por acaso, sou mais pela cerveja no fim das provas!

      Já fizeram o mesmo comigo, e sei bem o importante que pode ser :) para mim, a corrida também é isso!

      Eliminar
  3. Ia meter-me contigo por causa de bi-diários mas já o fizeram :)

    Muito bom!

    E a democracia, que referes, nas corridas também se nota de outra forma. Ali todos somos iguais, sejam pobres, ricos, doutores, operários. Todos com calções e camisola, cada um com o seu objectivo pessoal :)

    Beijinhos e força para o Estádio Nacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma vez sem exemplo ;)

      Nem mais! Ali não há diferenças! Quando corremos, não fazemos ideia da vida de quem vai ao nosso lado, só sabemos que estamos ali todos para chegar ao fim :)

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...