sábado, 22 de junho de 2019

Da animação que é viver com um daltónico... - III

Enquanto corria pela Serra Amarela fora, lembrei-me do meu daltónico preferido. Lembrei-me de uma prova anterior em que ele se tinha queixado da dificuldade em identificar as fitas marcadoras do seu percurso, por causa da sua côr. Já não me lembrava ao certo qual era a côr que tinha gerado confusão, mas pensei para mim que esperava que tudo estivesse a correr bem com aquelas fitas, pois, para mim, o percurso parecia-me extremamente bem marcado (ocorreu-me mesmo que podia até haver quem achasse que estava exageradamente marcado, porque há sempre quem goste de criticar só porque sim).

Pois que não. Se lhe perguntarem, ele não achou o percurso nada bem marcado, teve várias vezes dificuldades em saber por onde seguir, e houve inclusivamente uma situação em que só se conseguiu orientar porque passou por ele um atleta em modo muito acelerado, que, sem a mínima hesitação, seguiu caminho, mostrando-lhe por onde devia ir.

Este é um dos momentos em que ser daltónico não é só uma coisa gira, com a qual eu posso gozar por aqui e por aí. Ser daltónico também é... [inserir música de fundo dramática] Uma questão de vida ou de morte! Ou quase, vá...Pode ser, de facto, uma questão de segurança. Não imagino o desespero dele em algumas situações, mas pelo que me contou, a coisa não foi fácil... E eu fico aflita por ele! Porque nunca passei por isso e não imagino o que seja.

Claro que lhe disse que podia enviar um email à organização, de forma simpática e cordial, a explicar a situação. Porque acredito, piamente, que quem escolhe as cores das fitas para fazer marcações de percursos em prova, não se lembre sequer deste pequeno pormenor. Se não fosse ter um daltónico ao lado, eu jamais me lembraria!... Só quando convivemos com as situações é que elas ganham relevância para nós. Mas também acredito que, em sendo sensibilizadas para esta questão, algumas organizações pudessem optar por fitas de outras cores, porque não lhes faria grande diferença.

Pelos vistos, as fitas alaranjadas confundem-se muito no meio da folhagem. Quer-me parecer que ele vê tudo entre o verde e o castanho, mas a verdade é que não sei ao certo, porque discutir cores com um daltónico é assim a modos que discutir física quântica (para mim, talvez não para ele). Ainda há dias lhe perguntei o que achava da minha cor nova de verniz, e depois de ele me dizer que era gira, perguntei-lhe se sabia que cor era. Não sabia. Claro que não sabia. 

Entretanto, fui investigar um pouco sobre o tema (viva o Google!). Parece que existem vários tipos de daltonismo, e o mais comum é mesmo o que gera confusão entre os verdes e os vermelhos. Encontrei estas imagens:


Quero acreditar que isto possa estar um pouco exagerado, ou que possa representar uma situação de extremos. Não quero acreditar que o meu daltónico vê mesmo o mundo assim, porque isso seria demasiado triste e deprimente... Mas fica explicado porque é que as fitas laranjas não funcionam para ele!... Imaginem andar no meio daquele verde todo e daquela folhagem toda, à procura de fitas alaranjadas?...

Acho que vou deixar de gozar com ele por ser daltónico!... Ou talvez não.

10 comentários:

  1. Ora aí está uma coisa muito bem lembrada que nem nos passa pela cabeça, as cores a indicarem direcções! Para nós é tudo tão evidente que nem nos lembramos em quem não as distingue.
    Um ponto que deveria ser apresentado às organizações porque, na verdade e naturalmente, nem lhes deve passar pela cabeça este problema.
    E com isso estou a lembrar-me também de saídas de emergência onde tem que se seguir a linha da cor x.
    Beijinhos e um abraço ao teu daltónico preferido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso! E este é um pequeno exemplo no meio de tantos outros... Resta-nos tentarmos estar mais alertas em relação ao mundo e às pessoas à nossa volta!

      Um beijinho

      Eliminar
  2. É das tais coisas: só nos lembramos sequer, quando, ou passamos por elas, ou temos alguém muito próximo que nos faz sensibilizar para o assunto. Como dizes, é escrever à Organização. E escrever por aqui, assim também nos vais abrindo os olhos e alertanto para o que é "diferente"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é normal que assim seja... Infelizmente!

      Ele não quer fazê-lo nem quer que eu o faça, por isso, resta-me falar disso aqui :)

      Eliminar
  3. Eu diria que um email à organização sugerindo a utilização do sistema colorADD não seria nada despropositado. Aliás, eu diria que enviar um email antecipado às organizações das provas alertando para essa questão não seria nada despropositado.

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha pensado nisso!

    É assutador as coisas que nos passam ao lado e que por vezes têm solução tão simples.

    O facto de haver diferentes "graus" também poderá não ajudar.

    Fui pesquisar o que era o "ColorADD", muito interessante e já aprendi algo hoje!

    Resumindo, para mim laranja em verde é um espectáculo, nunca pensei que gerasse essas dificuldades e quase de certeza que ninguém da organização se lembrou.

    Contactar as organizações pode ser mesmo a solução, pois acredito serem sensíveis à questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é? E há tantas outras coisas bem mais graves do que esta!

      Sim, eu tenho a certeza que as organizações nunca pensaram nisto... Talvez um dia :)

      Eliminar
  5. Olha nunca tinha pensado nisso também... Mas sim, acho que se ele explicar a situação haverá disponibilidade para escolher outra cor de fitas.
    Não sei se já perguntei mas e que tal uns óculos para daltónicos para as corridas?? Assim via de certeza as marcações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caso dele não é muito crítico e ele está meio em negação! Eu não insisto muito, porque ele é que tem de se sentir bem!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...