Este Sábado fui ao Dona Maria assistir à peça A matança ritual de Gorge Mastromas, um texto de Dennis Kelly, encenado pelo Tiago Guedes.
Esta peça conta-nos a história de um homem, Gorge Mastromas, e as voltas que a sua vida deu. Não querendo revelar demasiado sobre a mesma, posso dizer que fiquei a pensar nisto que é a nossa vida, nas decisões que tomamos, no certo e no errado, no que é melhor ou pior para nós.
Bondade ou cobardia?
Em quantas das nossas decisões somos bons, porque somos bondosos, ou porque somos, simplesmente, cobardes?
Bondade ou... Cobardia?
E de que nos adianta sermos bondosos? A vida é mesmo dos espertos? Fazermos sempre o que é correcto, leva-nos a algum lado? E quando deixamos de fazer sempre o que é o correcto, entramos num caminho sem retorno?
Bondade ou cobardia?
Aceitamos o que a vida nos dá porque é assim que deus quer, ou porque nos falta a coragem para fazer diferente?
Bondade ou cobardia?
Eu gosto de acreditar que sou bondosa. Mas, às vezes, talvez seja mesmo só cobarde. E vocês?
Enquanto pensam sobre isso, ide ver. Está em cena até dia 28 de Junho. Vale pelo cenário, pela evocação do teatro clássico, pela forma como a história nos é contada, pelo jogo de personagens que entram e saem de cena, pelo texto, pela forma como mexe connosco ao tocar em pontos com os quais tão facilmente nos identificamos. E, claro, pelas interpretações. Do Bruno Nogueira à Rita Cabaço (que já tinha visto em "Actores"). Ide ver.
Eu sou mais "Banana" o que deve ser uma mistura entre bondoso e cobarde …
ResponderEliminarAhhh … até podia ir ver a peça no domingo, mas decidi à ultima hora ir até Ponte da Barca à Yellow Mountain :)
A sériooooo? Vamos ter encontro da blogoesfera? :D já vou a caminho!
EliminarYep … vou aos 48km … já tinha fechado as inscrições mas como sou bom a pedinchar lá abriram uma excepção para um casalinho de pombos :)
EliminarAhahahah! Boa! Vocês vêm só no Domingo, não é? Eu vou assistir à vossa partida, já que o louco mais louco do que eu também vai a essa. :) se não acabarem mais depressa do que eu, bebemos uma mini no final :)
EliminarBoas perguntas... tenho algumas respostas, às vezes algumas dúvidas mas vou-me mantendo mais no caminho da bondade apesar de ainda confortável porque podia dar mais e abdicar de ir de férias por exemplo...
ResponderEliminarEu devia ter previsto que isto te ia deixar assim! Ahahah!
EliminarTodos podíamos sempre fazer mais... Mas todos temos também o dever de cuidar de nós e dos nossos. Não deixes de viver a tua vida, com a angústia de os outros não poderem viver a deles!
Pois é o tema do mês parece :p não deixo que me consuma porque tendo os pés assentes na terra me faz perceber que não é com esse dinheiro que mudo o mundo. Mas, se calhar, conseguirei mostrar o mundo à Bia e mostrando as diferenças entre todos nós ela própria possa querer ser um vector de mudança...
EliminarAcho que, acima de tudo, é nisso que nos podemos focar: mudar a nossa atitude e educar as gerações futuras para terem outra atitude e outra consciência. Do que vejo à minha volta, assusta-me muito o que aí vem... Está nas nossas mãos contribuir para mudar isso.
Eliminar