quinta-feira, 27 de junho de 2019

Da Serra Amarela Sky Marathon... - III

Quando o Filipe Torres falou maravilhas da Serra Amarela Sky Marathon o ano passado, eu fiquei logo de olho na prova. Claro que não disse nada cá em casa, que já sei como as coisas são, e, salvo raras excepções, a gestão do calendário de provas é feita por ele e não por mim. Não é por nada. É mesmo porque eu sou muito básica e, por mim, qualquer coisa está bem. Já ele, tem planos, tem objectivos, e, obviamente, tem o UTMB este ano.

No entanto, um belo dia, ele falou-me na prova... E eu disse logo que sim, com a condição de ser eu a escolher onde íamos ficar a dormir. E claro que também copiei a sugestão do Filipe! Como já disse por aqui, ficámos no Lima Escape, onde fomos vizinhos do Filipe e da sua família. E adorámos!

É mesmo um pedaço de céu! Ficámos num dos bungalows de madeira, que são autênticas casas na árvore, de onde só vemos as árvores e o rio lá em baixo. Nunca tinha ficado num sítio assim, e acho que é daquelas coisas que temos mesmo de experimentar uma vez na vida. A sensação de paz e tranquilidade, ali no meio da Natureza, é mesmo impagável.

Fomos na sexta-feira de manhã bem cedo, porque já que íamos fazer 400km, queríamos aproveitar o mais possível. Parámos em Ponte de Lima, que eu não conhecia, para almoçar, e eu lembrei-me logo do que era comer no Norte: esperavam-me dias de muita engorda e muito vinho verde.


Gostei de Ponte de Lima. Eu gosto sempre de cidades e vilas com rios, sou muito fácil nesse aspecto. Ainda passeámos um bocadinho a pé, passámos por parte do Caminho para Santiago de Compostela, e até passámos à porta de um albergue, onde o louco-mais-louco-do-que-eu ficou, quando fez o Caminho. Inevitável não me emocionar com aquele ambiente, com os peregrinos à espera que a porta abrisse, com as homenagens aos peregrinos e com toda aquela atmosfera. Um dia, quero mesmo fazer o Caminho.




Seguimos viagem até Entre Ambos-os-Rios, fomos descobrir a nossa casa na árvore e, claro, aproveitámos para uma pequena sesta. 



Ao fim da tarde, fomos fazer um mini treino, que foi mais um passeio fotográfico do que outra coisa. Já tinha andado a ver que percursos é que havia ali perto, e optámos pelo Trilho do Megalitismo. E foi bem giro! Vimos várias antas, vimos gravuras rupestres, pusemos a pata na poça, vimos vacas e cavalos! Toda uma emoção, para nos dar um cheirinho do que seria a nossa prova de Domingo.






À noite jantámos em Ponte da Barca, um bacalhau divinal, e fomos descansar relativamente cedo, que a idade não dá para mais.


Sábado tínhamos mil e um planos! Começámos o dia com um pequeno-almoço na nossa varanda, lento e sem pressas, e depois seguimos caminho.


Fomos em direcção a Soajo, ver os espigueiros, e depois fomos até Lindoso, passando pela barragem, ver mais espigueiros e o Castelo, que merece uma visita, pelo seu muito bom estado de conservação e pela vista desafogada.











A paragem seguinte já foi em Espanha, nos banhos quentes de Lobios. Eu nunca tinha experimentado tal coisa mas aquilo é maravilhoso, Senhores! Quando lá cheguei, fiquei a olhar para aquele "tanque" ali no meio com um ar desconfiado, e aquela coisa de me estar a despir no meio da rua causou-me uma certa estranheza, mas as pessoas lá dentro pareciam felizes e lá pusemos de lado as hesitações e fomos mesmo experimentar. E ainda bem! A água estava mesmo quente. Com o fresco que se fazia sentir cá fora, aquela água quente ainda sabia melhor! Só tínhamos de ter cuidado para não nos aproximarmos das saídas da água, porque a água estava mesmo, mesmo quente e corríamos o risco de nos queimarmos... Mas soube tão bem! Foi uma experiência muito curiosa para mim, que nunca tinha feito nada daquele género. Claro que não aguentei lá muito tempo e comecei com as típicas tonturas de quem tem tensão de piriquito. Mas, mesmo assim, soube bem e valeu a pena! Seguiu-se um almoço numa bela tasca em terras de nuestros hermanos.



A paragem seguinte seria a última: Portela do Homem, para vermos a respectiva cascata. Parámos o carro à entrada do Parque do Gerês e fizemos umas centenas de metros a pé para lá chegar, em que nos sentimos noutra dimensão. O Gerês é mesmo incrivelmente bonito e aquele verde todo não deixa ninguém indiferente. A cascata em si é magnífica e ficámos com uma certa inveja de quem se estava a banhar naquela água tão cristalina mas que devia estar gelada... Sou mais pessoa de banhos quentes, mesmo que não os aguente!



Era hora de regressarmos à nossa casinha, e de irmos levantar os dorsais. O resto da tarde foi para preparar tudo para a prova e para algum descanso, e fomos jantar a um italiano em Ponte da Barca, para nos enchermos de massas e hidratos, como uma refeição pré-prova exige.




Depois do jantar ainda tivemos direito a um concerto de tributo aos Queen, no recinto onde no dia a seguir seria o início e o fim da prova. Ainda deu para rir, para cantar, e para descontrair um pouco para o dia seguinte. Claro que muitas das pessoas que lá estavam iam fazer a prova no dia seguinte, pelo que a festa foi curta... Mas foi uma boa surpresa!

Era chegada a hora de ir dormir... E no dia seguinte já vocês sabem o que aconteceu!

Gostei mesmo muito de toda a experiência, do sítio onde dormimos, da Serra Amarela e daquela parte do Gerês que não conhecia. Temos tanta coisa incrível no nosso país e estas escapadinhas sabem-me sempre bem!

6 comentários:

  1. Já seguiu email para o Gajo com a sugestão do Lima Escape para as férias!!
    Maravilha, o nosso pais é mesmo lindo.
    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se depois quiserem mais dicas, é só dizer! Mas adorei mesmo aquilo :)

      Eliminar
  2. Hmmm … ando à procura de spot na natureza para 4 dias ali por meados de Agosto. Está entre as hipóteses.
    Um dia que quiseres fazer a tua primeira Ultra, aposta na Geira Romana … não é demasiado dura nem demasiado "fácil", é organizada pelo Moutinho (sim, o da Freita entre outras) e tchanaaaamm… é no Gerês. Nos primórdios começava em Lóbios e acabava em Caldelas e foi a minha estreia em distâncias acima da Maratona ( https://papakilometros.blogspot.com/2013/05/fortes-fortuna-adjuvat-minha-ultra-da.html ) e teve a melhor partida de todo o sempre :) … hoje em dia já não parte de Espanha, parte de Terras do Bouro (acho que ainda é assim). É diferente da Sky Marathon mas é Gerês, e o Gerês é lindo de qualquer maneira :)Gostei muito desta posta, de tudo, incluindo dos comes & bebes.
    Beijinhos e até Novembro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui ver, já fui ver... Não sei se alguma dia me estrearei numa distância dessas mas fica o registo :)

      Eu gostei imenso de lá estar e até tens uns bons trilhos para ir treinar! Ahahah :)

      A torcer por vocês! Beijinhos

      Eliminar
  3. Sítios com o nome Lima... é fácil serem bons :)

    Muito boa esta mostra de turismo. Se há o Maraturismo, também terá que se arranjar um nome para turismo com Trail. Trailurismo?

    Beijinhos e até amanhã :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah sem dúvida :)

      Trailurismo parece-me bem! Sabes que eu acho que no dia em que o Turismo de Portugal perceber o potencial que há no nosso país para Maraturismo e Trailurismo, estamos tramados... Temos, de facto, sítios e provas incríveis. Mas acho que prefiro que continuem um segredo só nosso :)

      Um beijinho!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...