segunda-feira, 8 de abril de 2019

Da saga sem fim das minhas bolhas... - II

O tempo passa, os dias voam e eu não venho aqui. Não tenho ligado o computador em casa e nem sempre as pausas no dia são suficientes para ter tempo para escrever, ler, comentar.


No Sábado passado, como tinha dito, aproveitei para cuidar destas pernas e destes pés. Depois do treino de 22km, leia-se.

Comecei pelas pernas, em que aproveitei para falar das bolhas. Fui ao Filipitsch. As pernas estão bem e recomendam-se. A contraturas na coxa direita continua por cá, a precisar de mais alongamentos e mais rolo, e uma última massagem antes do dia M. Tive direito a ouvir "Precisamos de mais mulheres de fibra, que se atrevam a fazer as grandes distâncias, que não são só para os homens". Obrigada. E é verdade. 

Quando lhe mostrei os meus pés, também tive direito a ouvir "Há muito tempo que não via uns pés neste estado". Obrigada, também. Entre as dicas diversas, surgiu a ideia de começar a pôr fita kinesio nos pés, para tentar evitar as bolhas, e abusar do Betadine para as secar. O Biafine também pode ser uma boa opção, para a cicatrização. Outra sugestão: fazer exercícios para a fáscia plantar. Todo e qualquer reforço do pé e seus componentes, pode ajudar a que ele se porte melhor e faça menos bolhas. Também falámos noutro tema relevante: as meias. Tentem encontrar boas meias de corrida em tamanho de princesa, e percebem mais uma razão do meu drama.

Saí de lá e passei na Decathlon e no El Corte Inglés, onde comprei dois pares de meias em cada um dos sítios. Estamos em testes, mas não acredito em milagres. 

À noite, podologista. Andava com muitas dúvidas sobre ir ou não a um podologista. Mas, em mais um acto de desespero. Fui. E, quanto mais não seja, serviu para ficar descansada porque já fui. Mas não serviu de muito. 

Resumidamente, mal a conversa começou, tentou impingir-me umas palmilhas. Sem ver os pés, sem ouvir quase nada. Bastou eu dizer que fazia bolhas a correr, e surgiram logo as palmilhas na conversa. Como, entretanto, percebeu que as palmilhas já não vinham a tempo da Maratona, lá falámos em outras soluções. Mas, até nisso, não adiantou muito. 

Estou a fazer tudo bem (estrelinha para mim!). O Nok é uma excelente escolha, e o Bepanthene também (ainda que me tenha sugerido também a pasta de lassar). A única coisa que posso melhorar, é ser mais sistemática no rebentamento de bolhas e na utilização do Betadine para as secar. Confesso que sempre fui mais apologista de deixá-las em auto-gestão, mas vou começar a ter mais cuidado com isso.

No meio disto tudo, a ida ao podologista não foi exactamente útil, mas foi bom saber que tenho estado a fazer as coisas certas. E foram ainda melhores as dicas que trouxe do Filipitsch. Agora é aplicá-las nesta recta final. 

Faltam 3 semanas menos um dia. 


10 comentários:

  1. O Filipitsch também tratou da minha entorse, e das pernas do Gajo. É 5*.
    Percebo bem o teu stress em comprar meias boas que sirvam um pé pequeno.
    Vais ver que essas bolhas vão desaparecer!!
    **

    ResponderEliminar
  2. De facto, começar a falar das palmilhas sem sequer ter olhado para os teus pés e feito um diagnóstico apenas demonstra muita vontade de vender. Isso mina logo a sugestão.... que até pode ser a melhor do mundo e a solução dos teus problemas. Mas já não vais confiar!

    Boa recuperação da contratura. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso... Eu até posso precisar mesmo, mas não vou comprar ali!..

      Obrigada :)

      Eliminar
  3. Tens aí boas sugestões.

    Para ser sincero, a questão das palmilhas é fulcral mas realmente a maneira como foi abordado...

    Como indiquei antes tanto a runsox.eu como por exemplo a amazon vendem muitas meias que tenho lido por aí boas análises.

    A runsox.eu é portuguesa ali de Odivelas :) mais concretamente Ramada, e se entrares em contacto rapidamente te tentam ajudar.

    Boas recuperações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me arranjaste um problema.. Já vi o site, já falei com eles, e já tenho uma lista gigante de coisas que quero de lá! Ahahah!

      Têm umas meias da Mund em 34-37, que podem bem fazer uma grande diferença!

      Obrigada :)

      Eliminar
  4. Muito bom! Estás a tentar fazer tudo bem, o que é excelente.
    Lamentável a história das palmilhas sem sequer ver os pés e fazer um teste de passada. Enfim...
    Beijinhos e muita força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso... Se me decidir com as palmilhas, vou ao GFD, onde sei que me fazem os testes todos como deve de ser.

      Obrigada e um beijinho!

      Eliminar
  5. Bem haja.
    Vi o seu blogue e gostei muito.
    Este artigo sobre as bolhas é uma espécie de "representação" de qualquer corredor, por tudo, desde a realidade de ter os pés com unhas pretas ou com aquele tom castanho "ensanguentado" ao facto de ter de os "barrar" com pomadas e cremes por causa da fricção, sem esquecer a parte das fasciites.
    Unhas negras e em constante regeneração tenho duas, por causa do maravilhoso entortamento que pauta a minha anatomia dos pés. Confesso que nunca dei muita importância ao fenómeno porque nunca me impediu de correr e treinar, mas é algo a tratar.
    Quanto a cremes, falou no NOK, já o usei e adorei. Não só para pés, mas também para mamilos. Atualmente uso o da Decathlon e gosto muito, é mais fácil de espalhar e dá-me uma sensação de enorme satisfação em meias maratonas e maratonas, que seriam provas onde, à partida, o risco de desgaste e aquecimento estaria nos píncaros.
    A propósito das fasciites, felizmente, ainda não passei por isso, talvez porque tenho o hábito de fazer ioga como complemento ao treino e, ainda, alongamentos específicos dos pés. O exercício de segurar uma toalha com os pés ou o de passar o pé numa bola de ténis são muito bons.
    Por último a propósito dessa temática, gostei de saber qual foi a abordagem do podologista. A minha esposa teve de ir a um osteopata devido a um problema do joelho e ele teve a mesma atitude, sem sequer a analisar primeiro. E não está em causa a necessidade da palmilha, está a atitude obstinada.

    Não sei se já a encontrei em algumas provas (até agora, corri nos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria e Porto). Se não foi o caso, espero ter oportunidade de trocar uns dedos de conversa consigo sobre corridas.
    Em abril vou fazer a minha segunda maratona, em Aveiro, talvez aí =).
    Aproveito para a convidar a visitar e a subscrever (caso pretenda) o meu blogue:
    https://exgordoatualmaratonista.blogs.sapo.pt/eu-ex-obeso-me-confesso-455

    O seu já faz parte da minha "watch list" =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vindo, João!

      Felizmente, não sofro muito com as unhas. Fiquei com uma negra depois da primeira Maratona, que acabou por cair uns meses depois, mas nunca tive mais nenhuma. Nem mesmo com os trails! Já me bastam as bolhas :)

      Antes de usar o Nok, usava o da Decathlon. Curiosamente, gosto mais do Nok e da textura dele para espalhar, mas em termos de qualidade não noto grande diferença. Só no preço, mesmo!

      Sim, o exercício da bola de ténis é um daqueles fáceis e simples que podemos fazer sem grandes complicações, e que ajuda muito. Costuma andar uma bola de ténis na sala de estar lá em casa, e não é só para o gato brincar!

      A questão das palmilhas é exactamente essa .. Eu até posso precisar, mas a forma como me pressionaram nesse sentido, deixou-me pouco confortável.

      Agora que penso nisso, acho que ainda não fiz praticamente provas de estrada fora de Lisboa, excepto a Scalabis e as Fogueiras. Nos trails acabo por passear mais por esse país fora, mas para correr em estrada, acabo por não sair muito daqui.

      Vou espreitar o blogue e lá estaremos em Aveiro!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...