sábado, 12 de fevereiro de 2011

Do facto de eu ser do contra (ou talvez não)...

Eu tenho lido por aí muita coisa a propósito do Black Swan. Muita mesmo. Maravilhas, invariavelmente.

Mas eu (preparem as pedras) não gostei do filme. Não gostei, pronto. Vi-o de forma pouca lícita (eu sou dessas) ainda antes da Natalie Portman ter ganho o Globo de Ouro e de tanto se falar no filme. E já sei que ela ganhou mais uma série de prémios. Eu sei. Nem sequer tenho nada a apontar da representação dela. O problema não é esse. Ela esteve muito bem, sim.

Mas eu não gostei do filme. O que posso eu fazer? Se calhar, o facto de na véspera de o ter visto ter assistido a mais um bailado do Lago dos Cisnes, não ajudou. Se calhar, o facto de o meu bailado preferido assim muito, muito, muito de longe ser o Lago dos Cisnes (o da CNB, sff), também não ajudou. Mas, se calhar, foi só mesmo o filme que não ajudou.

É muito giro, muito realista, retrata muito bem a loucura que é a vida no mundo do bailado, tem uns figurinos muito bonitos, a Natalie esforçou-se imenso para ser (e parecer) uma bailarina à séria, mas... Não gostei. Não me convenceu.

Achei certas cenas exageradas, despropositadas, procurando de tal forma o realismo, que se tornavam surreais. E achei, e isto na minha óptica muito pessoal de quem não percebe nada de cinema, que o Lago dos Cisnes merecia uma homenagem um bocadinho melhor.

Mas isto sou eu, que subo um bocadinho às nuvens de cada vez que me lembro da Ana Lacerda a dançar, a dançar, a dançar, sempre naquele limiar do surreal, do acharmos que ela ou vai cair a qualquer momento ou vai ganhar asas e voar, verdadeiramente.


Isto sou só eu, contra milhões e milhões de pessoas.

5 comentários:

  1. Querida Agridoce, é sempre bom ler uma crítica bem fundamentada. Não gostaste e dizes o porquê e quando o vir vou-me lembrar de ti ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda não o vi nem sei se vou ver por falta de coragem.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. É engraçado que comigo fez-me ver o bailado de outra maneira. Também sou fã do Lago dos Cisnes, vi apenas uma vez, pelo CNB e creio que também foi com a Ana Lacerda.
    E é verdade que o filme puxa os limites da compreensão e da loucura humana, mas ao mesmo tempo acho que consegue criar um paralelismo com a própria história que o bailado conta.
    Não concordo quando dizes que o filme poderia ser uma homenagem melhor ao bailado, apenas porque acho que o filme não tenciona ser uma homenagem, apenas quer contar uma história com o Lago dos Cisnes como pano de fundo. Mas acho que compreendo o que dizes.
    A mim fez-me pensar que, como no Lago dos Cisnes, o filme é algo perturbador e aterrador, mas com uma beleza escondida que se revela enfim. Achei a dança do cisne negro lindíssima, muito bem filmada e encenada.

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda não vi, mas tenho a sensação de que não vou gostar. Thriller perturbadores não são bem o meu tipo de filmes. Gosto muito da Natalie Portman e ela deve estar fenomenal no papel, mas ainda assim não sei bem se tenho assim muita, muita vontade de ver o filme.
    bj*

    ResponderEliminar
  5. Analog o meu "problema" é que não acho o filme perturbador e aterrador, acho forçado, apenas... Percebes? Podia ser isso tudo, mas há certos aspectos que são, a meu ver, tão exagerados, que perdem credibilidade... Quanto à homenagem, era apenas no sentido de achar o bailado bom demais para ser "apenas" pano de fundo. Mas lá está, sou eu que gosto tanto do bailado que sou super crítica com tudo o que lhe diga respeito :) Ou então sou eu que sou tolinha e não percebo nada de cinema (o mais provável) :)

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...