segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

De mim...

Só para que se saiba, não voltei ao Psiquiatra.

Aquela coisa do "ah e tal que forte e corajosa"? Esqueçam. Não voltei lá.

Não me apeteceu. Não fui capaz. Podia dizer que não gostei do médico. Era mais fácil. E até podia ter sido. E até pode ter sido. Mas, para ser franca, não foi só isso. Não voltei lá porque não fui capaz. A verdade é essa.

A medicação? Faço conforme me apetece. Uns dias mais, outros menos. A medicação descompensou-me imenso nos primeiros tempos (sim, é normal, eu sei...). E eu resolvi adaptá-la conforme bem me apeteceu. E tenho estado assim. Sei que os ansiolíticos me fazem bem. E tomo-os quando acho que preciso. O estômago agradece, que só tive uma ou duas crises nos últimos tempos. Também sei que os comprimidos para dormir deixaram de fazer efeito. E sei que os anti-depressivos, às vezes, me fazem bem. Estamos assim. Uns dias mais, outros menos.

Entretanto, experimentei outra abordagem. Psicoterapia. Tive a primeira consulta. A segunda, devido a uma história demasiado rocambolesca para ser reproduzida, não aconteceu. Vamos ver como corre a terceira, quando regressar a Lisboa. Perdi um bocadinho a fé. Mas se não for com esta psicóloga, será com outra. De qualquer forma, ela fez questão de me dizer que eu preciso do psiquiatra e da medicação. É sempre bom saber. Disse-lhe que ia pensar nisso. Talvez em Janeiro. Talvez. Se me apetecer.

Não sou forte. Não sou corajosa. Não dei o passo certo para me curar. Tenho consciência que não estou bem mas não faço grande coisa por isso. Faz parte, dizem. Porque é que falo nisto aqui? Porque acho que é importante falar nisto. Porque não é vergonha nenhuma. Porque não sou menos pessoa por isto. Porque sei, porque tenho a certeza, que não sou a única assim. E tenho pena que as pessoas continuem a esconder, que tenham vergonha, que não se tratem por causa do estigma que existe à volta dos problemas de carácter psicológico/psiquiátrico. Tenho pena. Custa-me. E acredito, ou gosto de acreditar, que se falar nisto, posso ajudar alguém. Mesmo que o meu exemplo não seja o melhor. Mesmo que eu não faça as coisas certas. Faz o que eu digo, não faças o que eu faço. Mas pode ser que alguém queira fazer as coisas certas.

Eu hei-de fazer. Um dia. Ate lá, fecho-me na minha bolha. Gosto da minha bolha. Gosto de estar sozinha. Gosto das minhas coisas, do meu espaço, do meu ritmo. E eu sei que é difícil para os outros lidarem com isto. Mas esta sou eu. Assim. Uns dias mais doce, outros dias mais acre. Take me as I am.

8 comentários:

  1. Querida Agridoce, muito bom este teu desabafo. Muita força e nunca deixes de ser quem és :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Manuela obrigada, mais uma vez, pelo comentário e pela força! Eu nunca comento o teu blogue mas leio, sempre, sempre. Obrigada! Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não é fácil dar o primeiro passo...nem o segundo, nem o terceiro! Mas teres consciência disso já é uma ajuda.
    Um dia, será o dia :)
    Força!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    andava por aqui perdida na Blogosfera e encontrei o teu blog! E que blog! Gosto da tua escrita, gosto muito!
    Tomei a liberdade de comentar este post devido à situação que expoes - psiquiatria VS psicoterapia. Acho que a segunda é mais feliz, mais compensatória. Até entendo a "jogada" que estas a fazer com a medicação - parece-me que te queres ver livre dela e vais tentando não ser tão dependente!
    Eua já fiz psicoterapia - ainda foi meio ano (terminei por falta de verba, uma vez que, enquanto estudante, era eu quem suportava os custos, pois para os meus pais "quem precisa disso são os doidinhos"...) Eu não estava doidinha, apenas perdida, sem força, sem auto-estima... Ganhei confiança, amor-proprio! Força! Vai passando o teu feedback pois, a partir de hoje, vou começar a seguir o teu blog!
    Um beijnho e um xi coração! (mesmo sem te conhecer, se tivesse perto de ti era isso que fazia) Coragem!

    ResponderEliminar
  5. Nokas obrigada pela força :)

    Feliz aos Trinta: bem-vinda aqui ao cantinho :) Obrigada pelo teu comentário e pela tua partilha. Eu acredito que é realmente importante que se fale nisto para se acabar com este mito e tabú. Quanto a mim, cá vou andando. E hei-de ir falando sobre isso, pois claro :) Obrigada pelo abraço :) A blogosfera ainda tem destas coisas boas! Um excelente ano para ti :)

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida! :D Coisas boas, pessoas que são autenticos tesouros!

    Keep me posted*

    ResponderEliminar
  7. Não me apetecia dizer uma qualquer coisa cliché para te ajudar. Em vez disso, olha, sei lá, estou contigo!

    ResponderEliminar
  8. Mr. Me: isso é cliché ;) Mas obrigada! Saber que está gente desse lado é sempre bom :)

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...