quinta-feira, 27 de maio de 2010

Do cheiro do leite creme...

Quando era criança, era tudo muito mais fácil. As maiores preocupações eram mesmo a escolha dos presentes a pôr na carta ao Pai Natal e os brinquedos que queríamos levar nas férias, que tardavam em chegar.

Depois, vamos crescendo. Com coisas boas, e coisas menos boas. Crescemos nós, cresce a liberdade, crescem as responsabilidades. E vamos crescendo. E vamos sendo obrigados a lidar com as coisas de que antes nos protegiam.

E depois de crescermos, e chegarmos a uma certa idade, entramos na idade em que começa a ser "normal" assistirmos à partida das pessoas à nossa volta. É inevitável. É mesmo assim. Não há nada a fazer.

Mas custa.

Custa sempre.

Custa, mesmo agora que eu aprendi que a morte não é nada. A morte não é o fim. A morte não é uma coisa má. A morte é apenas uma consequência da vida. Todos nós morremos, mais tarde ou mais cedo. O que importa mesmo é a vida.

E a vida o que foi? Foi plena de momentos bons. Lembro-me, como se fosse hoje, do cheiro a leite creme queimado ao entrarmos na casa da Barbosa du Bocage. Lembro-me que havia sempre Pernas de Pau no congelador para nós. Lembro-me dos passeios e da aventura que era uma ida ao supermercado. Lembro-me do pote dos rebuçados e caramelos que vinham de Espanha. Lembro-me de ansiarmos pelo frango assado que trazias ao Sábado nos fins-de-semana na Costa. Lembro-me da tua infinita paciência para criares tantos (bis)netos, e todos juntos. Lembro-me de tantas, tantas, coisas boas.

E a vida é isto. Em mim, tu continuas viva. E vais continuar sempre. Simplesmente, a tua missão aqui chegou ao fim. E agora é hora de teres o teu merecido descanso.


Até breve, avó.

5 comentários:

  1. É isso mesmo!

    Ter a certeza, acreditar e gritar que ela está muito melhor que nós. E que só temos motivos para a invejar...

    E por isso, querê-la aqui, seria egoísta.

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  2. Lamento a tua perda.
    Mas, acredito que as pessoas só morrem se forem esquecidas, se não forem lembrada pelos que cá ficam...

    ResponderEliminar
  3. Linda a forma como escreveste este texto.
    Sente-se o Amor em cada letra.

    beijo grande e abraço apertado.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas pelas vossas palavras. Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  5. As boas memórias perduram sempre e essas tais pessoas queridas e especiais passam a viver de outra maneira dentro de nós.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...