Os últimos tempos na cozinha têm sido pautados pelo modo preguiça. Pouco ou nada faço. Quando faço, não me apetece fotografar e partilhar.
Mas o Natal aproxima-se... E eu testo receitas, eu preparo presentes, eu faço sobremesas para levar para almoços e jantares.
Assim sendo, sai a modos que uma compilação dos meus últimos cozinhados...
Bolachas de chocolate e manteiga de nozes pecan caramelizadas. Adaptei a receita da Joana Macieira daqui, e aproveitei para despachar uma embalagem destas da Prozis, que andava por aqui perdida (e que ninguém ia comer porque aquilo não é grande coisa, convenhamos...). Já fiz estas bolachas na versão original e são ma-ra-vi-lho-sas.
Já não me lembrava do quão divinal pode ser um bom curd. Este lembrou-me disso e deu-me vontade de o comer. Todos os dias. À colher. Como tenho algum (pouco) auto-controlo, tento disfarçar, e ainda hoje de manhã comi-o com as panquecas. Sempre parece menos mal. Receita daqui.
A razão pela qual fiz o curd foi para poder fazer esta torta. E a combinação fez sucesso! Apesar de eu ter sido uma desgraça a enrolá-la, e de ter deixado o curd escorrer por todo o lado, incluindo pela bancada e pelos móveis da cozinha abaixo... Foi um processo duro e difícil, mas valeu a pena!
Claro que depois do curd, fiquei com claras perdidas... E decidi fazer então, pela primeira vez, o famoso bolo de claras da Bimby. Já não sei que receita usei, porque vi várias e acabei por inventar. Não fiquei maravilhada, mas bastou juntar-lhe o curd de maracujá, e ficou logo muito melhor! (não, não há aqui nenhuma obsessão com o curd...)
E já a dar início à produção dos presente de Natal, voltei a fazer granola caseira. Gosto muito desta receita. Não só por ser simples, mas por ser fácil de adaptar aos frutos secos que tenho em casa.
Há bocado andei a preparar mais coisas para o Natal, mas (ainda) não fotografei. Os próximos serões serão dedicados à culinária, para ter tudo pronto a tempo... Diz que falta uma semana, não é verdade?
Não posso comentar porque fiquei com o teclado inundado de ter salivado tanto...
ResponderEliminarBeijinhos e boas receitas :)
Ahahahah! Obrigada, João :) Beijinhos!
EliminarInês, gostava tanto de ser prendada como tu (e de correr o mesmo que tu, já que é para pedir :) Beijinhos e boas festas1!
ResponderEliminarÉ tudo uma questão de prática :) um grande beijinho!
EliminarA MANTEIGA DE NOZES PECAN CARAMELIZADAS CRUNCHY DA PROZIS NÃO É GRANDE COISA??? COMO TE ATREVES?!?!
ResponderEliminarAhahahah! A sério que gostas daquilo? Para a próxima mando para tua casa :)
EliminarUma verdadeira fada do lar. A parte de uma ou outra coisa não correr como esperado, faz parte. Só quem não faz ou não partilha toda a verdade é que não tem esses percalços. 😍
ResponderEliminarNem mais! Desde que o sabor saia bem... :)
EliminarVisitando, vendo e escrevendo:- Adoro doces. Que aspecto delicioso têm os aqui mostrados.
ResponderEliminar--
» » Hortinhas urbanas e seus desígnios visuais « «
--
FELIZ NATAL
Obrigada!
EliminarEu nem sabia que a Prozis tinha isso...e ainda bem...mas fazemos assim, quando houver a mais fazes aqui um "giveaway" que está tãooo na moda.
ResponderEliminarRapariga prendada, tudo o que colocaste tem excelente aspecto.
Acho que o Filipe Torres já se pôs em primeiro na fila! Mas vou pensar nisso :)
EliminarObrigada!