quinta-feira, 9 de julho de 2020

Da Gravidez... - X (ou da minha relação com o meu corpo...)

Não é exagero dizer que há, pelo menos, 20 anos que eu não tenho uma relação particularmente saudável com o meu corpo. Já houve momentos melhores e momentos (muito) piores. Já houve alturas em que eu não suportava olhar-me ao espelho, e já houve alturas em que eu até conseguia gostar do que via.

Naturalmente, a gravidez e as inevitáveis alterações que provoca no corpo de qualquer mulher, voltaram a trazer este tema à baila. 

Houve vários momentos em que tive dificuldade em lidar com a imagem que via ao espelho e com os números na balança, e fui passando por várias fases ao longo dos meses.

Tinha para mim que não queria engordar muito na gravidez, que me queria manter activa, controlar o peso e manter-me relativamente elegante (para uma pequena lontra, entenda-se). 

Nos primeiros tempos, e por causa dos enjoos, cheguei mesmo a perder peso. E percebi que não podia continuar assim... De todas as alturas da vida em que eu podia estar preocupada com dietas, a gravidez não devia ser uma delas. E comecei a obrigar-me a comer, tentando contrariar os enjoos e a falta de apetite.

Depois veio o Natal e a passagem de ano (fomos tão felizes em Lagos!), depois veio o deixar de correr, vieram jantares e almoços, veio Berlim, os meus anos e o confinamento... E eu fui engordando. E o meu corpo foi crescendo. E os números na balança foram aumentando.

Com 5 meses, quando levei suspiros cor de rosa para o escritório, para anunciar que vinha uma menina a caminho. 

A juntar a isto, uma opinião externa a criticar o quanto eu já tinha engordado e eu a sentir-me um pequeno cachalote. Pessoas, não se comenta o peso dos outros, muito menos de uma grávida! Vá lá... Não é assim tão difícil. Na altura, por mil e um motivos, isso mexeu demasiado comigo. Feliz ou infelizmente, coincidiu com a época em que eu tive indicação para começar a fazer as minhas caminhadas. Entre o regresso à actividade física, e a neura por me acharem gorda, a verdade é que o meu peso estabilizou e pouco engordei nos últimos meses.

Também me dediquei aos treinos de força em casa.
Aqui, com quase 7 meses. 

Foi difícil para mim ver o meu corpo mudar. Ver a barriga crescer, as ancas e o rabo (ainda) maiores, a perda de mobilidade, a incapacidade de fazer uma série de coisas. Desde cedo, fiquei meio em choque quando me faltava o ar ao subir dois lanços de escadas. Como é que eu já tinha feito duas maratonas, e agora ficava cansada com as escadas do metro?... Foi uma luta para mim ir aceitando as minhas crescentes limitações, com o passar do tempo. Uma parte do meu cérebro deve ter achado que eu engravidava mas que ia continuar tudo igual, a fazer na mesma tudo o que já fazia antes, como se nada se passasse. O meu corpo fez o favor de, rapidamente e sem margem para dúvidas, me mostrar que não ia ser assim.

Com quase 8 meses. 

Foram meses de adaptação a esta nova realidade, de sentimentos estranhos e confusos, de alguma frustração e de muito espanto. Tanto dava por mim a olhar para o espelho e a sentir-me disforme, como dava por mim a olhar para o espelho e a sentir-me maravilhada com a minha barriga gigante, casulo da nossa filha.

Agora, precisamente duas semanas depois do parto, continuo com dificuldade em ver-me ao espelho. Se antes procurava consolo na ideia de carregar em mim uma nova vida que viria a este mundo, agora não há consolo possível que advenha destes quilos a mais aqui instalados. Já perdi 8 quilos, faltam 5,5. E eu conto os dias para poder voltar a treinar...

9 comentários:

  1. Coisas que nunca entenderei: como se diz a uma grávida que ela está gorda???

    Passando isso à frente.
    Pode ter sido difícil para ti ver isto mas, honestamente, até te vejo uma grávida "normal". Ou seja, não vejo aí um aumento exagerado de peso.
    Quanto ao peso a mais que tens agora.... tens tempo para voltar ao sitio que pretendes! Não tenhas pressa. Beijossssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não entenderei, mas dizem-se tantos disparates que enfim...

      Sim, não aumentei nada por aí além. Podia ter aumentado menos, mas não foi nada fora do que seria aceitável para a minha altura e peso habitual.

      Só tenho pressa para poder treinar outra vez :D

      Um beijinho!

      Eliminar
  2. Bom, vamos lá contextualizar as coisas:

    A esposa ganhou cerca de 12kg durante a gravidez.
    Eu levei a coisa a sério, claro, engordei 14!

    Toma!

    E sim, no nosso caso também tivemos uma opinião extremamente crítica sobre o peso da futura mãe...enfim...o problema é que era constante e muito chegada o que em adição a algumas complicações na gravidez foi excelente para manter o foco e alegria, só que não.

    Não te digo para deixares andares, claro que não, mas a minha infundada opinião é que o mais importante é ires recuperando a forma, de maneira sempre sustentada e sem stresses de números ou formas geométricas.

    E lá chegarás, de forma saudável e sem complicações, físicas ou nervosas ;)

    Beijinhos, mantenham-se felizes e saudáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah! Engordaste mais do que ela e do que eu, portanto :) Viva a solidariedade!

      É uma altura sensível, e estas opiniões acabam por ter mais impacto do que deviam... É uma treta!

      Sim, tento relativizar e não pensar muito nisso. Assim como assim, graças à Covid, não há grande Verão este ano... Estou safa :D

      Um beijinho e mantenham-se também saudáveis e felizes!

      Eliminar
  3. Muito sinceramente, não sei porque não tens uma relação saudável com o teu corpo. Tens que resolver isso e não é na parte do corpo, é na parte mental.

    No entanto, durante a gravidez é natural existirem esses momentos antagónicos (o gostares e o não gostares de te ver) devido às hormonas andarem alteradas.

    Em conclusão, fica bem contigo e deixa o resto de parte que não tem valor. Aproveita o que tens e fica em paz :)

    Beijinhos e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, devia começar pela parte mental, mas lá chegarei um dia! E também aprenderei a aceitar e aproveitar aquilo que tenho de bom :)

      Um beijinho

      Eliminar
  4. Que vontade de ir dar um estalo a quem disse tal coisa!!!
    Aqui não pesam as grávidas e eu também não me pesei frequentemente não pelo medo da balança mas porque não quis, não me apeteceu e não achei importante, desde que coubesse nas calças de gravidez que comprei com 2 meses de gestação estava bom... (sim comprei super cedo porque me fazia imensa confusão o botão, era mesmo desconfortável e foi o melhor que fiz)
    Em relação à perda/recuperação da forma só tenho a dizer que não deves ter pressa e deve ser feito com muito cuidado por causa da diástase abdominal.
    Com calma, muita paciência e um esforço por gostares de ti e do corpo que gerou a Isabel <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que aí não pesam? Curioso :) Aí as coisas são mesmo diferentes!

      Graças ao confinamento, eu pouco precisei de roupa. Tinha comprado 2 pares de calças antes de todo o caos começar, comprei mais 2 vestidos, e aguentei-me com eles e com vestidos e blusas mais largas que já tinha.

      Sim, estou à espera da consulta de "revisão", para ter o ok para voltar aos treinos :) Para já, só caminhadas!

      Eliminar
    2. Sim, são muito diferentes mesmo... Aconselham a manter uma dieta saudável e actividade física moderada.
      Não há grande consulta após o parto na realidade, não falam de desporto e o que sei foi porque pesquisei. Mesmo assim fala mesmo de corrida e da diástase, porque desporto para uns não é o mesmo que para outros. Uma nutricionista que sigo esteve uns 6 meses sem poder correr mas fazia treino funcional com pesos e agachamentos, abdominais específicos, etc.

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...