domingo, 26 de julho de 2020

Do primeiro mês desta aventura que é a maternidade...


Um mês de Isabel.

A fotografia é muito representativa do que têm sido estes 30 dias: uma montanha russa de emoções, um caos e muitos altos e baixos. 

Correndo o risco de me tornar repetitiva: ninguém nos prepara para isto. É incrivelmente duro. Mas (quase) ninguém fala nisso. Há uma pressão constante para que digamos o quão maravilhoso é tudo isto, como é único, como é a melhor coisa da nossa vida, como o amor e a felicidade nos inundam. 

Voltando à fotografia que ilustra este post: meia hora antes de a tirar, tinha estado a chorar baba e ranho. Mas, depois, porque a miúda completa um mês e senti a obrigação de imortalizar o momento, que uma pessoa não pode deixar de assinalar estas datas porque senão é pior mãe por isso, vá de pôr um sorriso (falso) na cara e fingir que está tudo bem, e que é tudo espectacular e que o babywearing é uma coisa muito gira (e é... sobretudo, quando é a maneira mais eficaz de fazer parar a berraria deste pequeno ser que nasceu com uns belos pulmões).

Eu sei que vejo sempre as coisas de forma meio fria e racional. Ou talvez realista, diriam alguns. Também sei que quando a miúda entrar para a faculdade, só me vou lembrar dos momentos bons, dos sorrisos que já esboça, dos sons deliciosos que faz e do deslumbramento que sinto de cada vez que olho para ela e me pergunto como é que fui capaz de fazer algo tão perfeito. Mas nem tudo são rosas. E há dias (e noites) que custam. 

Post escrito às cinco da manhã, com ela ao meu colo, depois de ter tido de trocar a roupa dela e a minha, após uma sessão simpática e bastante exemplificativa da arte de bolsar. Dêem um desconto e tenham um bom Domingo! 

14 comentários:

  1. Parabéns à Isabel pelo 1º mês de vida e parabéns aos papás pela 1ª de muitas etapas que foi ultrapassada com sucesso.
    Só posso imaginar o qual difícil é mas não me surpreende que apenas meia hora antes de tirar a foto tenhas estado a chorar baba e ranho... Vicissitudes de quem está privado do sono!

    Qualquer coisa, estou à distância de uma mensagem ou de um email!

    Muitos beijos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida :) há dias mais difíceis, mas depois passa! É mesmo uma montanha russa de emoções :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Perfeitamente compreensível a montanha russa de emoções. Ainda não passei por isso mas não deve ser mesmo nada fácil gerir tanta coisa e cuidar de um ser tão pequeno.
    Por isso deixo apenas uma palavra de força.
    Tudo de bom para a vossa família =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isa! Há alturas em que não é fácil, e custa não haver um botão de pausa para respirar, mas é tentar focar nos bons momentos :)

      Beijinhos para vocês!

      Eliminar
  3. Claro que damos todo o desconto pois é o mais natural possível sentires esse carrossel de emoções! Em especial por causa da privação do sono.
    E sabes qual o maior problema? Podes sentir isso agora, quando chora sem saberes a razão, mas mais vais sentir na adolescência. É que o maior problema, como diz a Mafalda, é que não vêm com manual de instruções :)

    Beijinhos e muitos parabéns aos três :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai... Tu nem me digas isso! Ahahahha! Nem consigo imaginar!

      Obrigada, João! Beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns pelo primeiro mês! É um excelente marco... Eu sei que não parece, mas vai passar, tudo passa, acredita! Mas se achares demais também haverá muita gente que pode ajudar...
    Coragem, estás a fazer um excelente trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vera! Todo o apoio ajuda :) E sim, tudo passa. Mesmo que na altura pareça que não!

      Eliminar
    2. Até as cólicas passam... também usámos o biogaia e ela mal sofria de cólicas, foi uma sorte! mama, baby wearing, posição vertical e dormir de barriga para baixo (fazia-o apenas de dia quando estava ao lado dela) ajudavam muito.
      força

      Eliminar
    3. Ainda não testei o dormir de barriga para baixo. Mas dorme muito em baby wearing lol E fazemos muitas massagens, em que vemos os resultados na hora! Ahahahah :)

      Eliminar
  5. Parabéns à Isabel e aos papás pela data!

    No que tudo ao resto respeita...é mesmo assim.

    Uma verdadeira montanha de emoções, muito ajudado pelo facto de o cansaço estar muitas vezes presente.

    E o cansaço físico leva ao mental.

    São questões menos abordadas, talvez porque há uns anos a questão e finalidade última das mulheres era procriar, como tal, se não correr bem quer dizer que são más mães.

    Mais uma bela parvoíce da nossa sociedade que adoraria dizer que desapareceu mas...nem por isso mas já há melhoras (é ver as pequenas vitórias).

    Os primeiros meses (eu fui atempadamente informado por vários amigos e família que em média seriam...3 meses...desculpa se sou eu que te estou a informar que ainda faltam dois) são mais complicados, é a novidade, dos pais e claro da bebé, pois esteve uns mesinhos no quentinho da mamã e agora tem que andar por aqui?

    Tantas vezes que eu quis voltar para lá :) :)

    Mas gere-se, melhor, pior, com ajuda, sozinho por vezes mas friso o por vezes.
    E não serás pior mãe se pedires ajuda, muito pelo contrário!

    Mas no fim de contas, um sorriso, um apertar desses dedinhos e desaparece tudo, apenas fica um calor na alma.

    Até ao próximo choro ou noite mal dormida :)

    Beijinhos, vai desabafando o que te vai na alma, há quem diga que é saudável (eu sou gajo de barba rija cortada diariamente e como tal não sei dessas coisas ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras :)

      Há muito essa pressão e o que vemos por aí são as histórias das mães perfeitas, de maquilhagem perfeita e casa impecável... Eu ainda estou na fase de celebrar o facto de conseguir tomar banho!...

      Felizmente as coisas vão melhorando, mas acho que ainda não se dá atenção suficiente ao tema da sanidade mental no pós-parto!

      Como dizes, vamos gerindo e vamos focando nas coisas boas. Ainda ontem o pediatra em relação às cólicas me dizia que não havia nada (mais) a fazer, senão esperar... Isto vai melhorar, quando nos conhecermos melhor e estivermos mais habituados a esta vida :)

      Beijinhos e assim farei!

      Eliminar
    2. Cólicas, já falámos sofre o Infacol, certo?

      Eu também sou a favor da menor quantidade possível de químicos no nosso organismo e quanto mais tarde melhor, mas...

      Eliminar
    3. Estamos a usar o Biogaia, à base de probióticos. Ajuda, mas não resolve totalmente! Sentimos que as massagens ajudam bastante :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...