terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Da Meia Maratona dos Descobrimentos...

Foi há precisamente 2 anos que fiz a minha primeira Meia Maratona dos Descobrimentos. E única, até ver. Desde então, passaram muitas e muitas provas de estrada, mas aquela continua a ser a minha pior prova de estrada de todos os tempos. O relato que fiz na altura não ilustra nem um décimo do quão difícil a prova foi para mim. Estava numa altura complicada da minha vida, não tinha tempo para treinar, a minha cabeça estava num pequeno caos, e a chuva torrencial soou-me a castigo dos deuses enviado especialmente para mim. Não sei como, mas cheguei ao fim. Com o meu pior tempo de sempre numa meia, mas cheguei ao fim.

Mas aquela meia não representa apenas a minha pior prova de estrada. Aquela meia representa também o início do melhor que me aconteceu nos últimos anos.

Foi naquela meia que o vi pela primeira vez. No Terreiro do Paço. Eu a sair do Terreiro do Paço em direcção a Santa Apolónia, com ainda muitos quilómetros pela frente, ele já a voltar para trás, a entrar no Terreiro do Paço, para ir em direcção ao Rossio. Não foi combinado, mas se fosse acho que não corria tão bem. Foi pura coincidência que nos tivéssemos cruzado ali. Se eu tivesse sido (ainda) mais lenta, não o teria visto. Talvez aqui conte um dia como nos conhecemos, mas fica o registo de que foi naquela prova, naquela esquina, que eu o vi pela primeira vez.

E foi por causa do sabor agridoce que aquela prova me deixou, com esta mistura entre o pior e o melhor que já me aconteceu, que eu achei que devia voltar a fazer a prova, para que ela se enchesse de boas recordações, e eu pudesse fazer as pazes com aquele dia de temporal. 

Fiz a inscrição há uns meses, ainda não tinha voltado a correr, arrastando uma das BFF comigo. A minha recuperação foi o que se sabe, ela também não tinha treinado, e achámos sensato alterar as inscrições para os 10km. E foi. Profundamente sensato.

E foi assim que Domingo fiz o meu regresso aos 10km. O meu único objectivo nesta prova era muito claro: fazer 10km a correr sem parar, fosse a que ritmo fosse. Ora, isto pode não parecer muito mas a última vez em que eu tinha corrido 10km sem parar tinha sido... No dia 22 de Abril, na Maratona de Madrid. Assim, 7 meses depois, foi de facto um feito enorme para mim voltar aos 10km e, apesar do tempo miserável que fiz, não pude não me sentir muito feliz e orgulhosa quando cortei aquela meta.

O único problema é que deixei de ter desculpa para andar armada em lontra, a inventar desculpas e a dizer que não consigo correr mais do que 6 ou 7km de cada vez... Parece que agora é a sério, e é bom que eu treine, que diz que até ao fim do mês tenho 4 provas (talvez 5), e daqui a menos de 2 meses tenho o meu regresso à ilha!... 

16 comentários:

  1. Pétaculo!!! Muitos parabéns pelo regresso, que seja aquele click de motivação que às vezes precisamos. Sigaaa a camioneta :)

    ResponderEliminar
  2. Sua lontra... Vamos correr logo e seremos duas lontras! :P

    Fiquei curiosa em relação à história <3

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devíamos mudar o nosso ponto de encontro para o Oceanário :D

      Eliminar
  3. Muitos parabéns!!! E retira a expressão "tempo miserável". Há os tempos possíveis para a altura. E tomara a esmagadora maioria da população fazer "tempos miseráveis" desses :)

    Bonito o que se passou em 2016! :)

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João! Foi, de facto, um tempo miserável, mas sim, foi o tempo possível para esta fase :) melhores dias virão!

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Sabes o que te digo? Em primeiro lugar que estas coisas do destino são assim mesmo e por muito que não acreditemos há pequenos detalhes que mudavam a nossa vida por completo sem termos noção disso.

    Em segundo lugar que desde domingo que nem sequer olhei para o tempo que fizeste! Força! Não tenho dúvidas que rapidamente vais passar de lontra a andorinha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não! Gosto mais dela lontrinha! :) :) :)

      Eliminar
    2. Ahahahah! Também voto em continuar lontrinha :D vamos ver duas lontras a cortar a meta da primeira maratona de Aveiro!

      Eliminar
  5. Fizeste-me recordar a minha primeira (e única) meia maratona que fiz em Aveiro. Sem dúvida que foi muito agridoce!

    Agora ando mais virada para os trails, no entanto, a passar uma fase um pouquinho de lontrice!

    Boas corridas =))

    https://agatadesaltosaltos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de dar uma nova oportunidade a uma meia maratona :)

      Percebo perfeitamente a lontrice... Também tenho dias desses!

      Eliminar
  6. Eu vou tentar fazer os 10 km na são silvestre de espinho. não sei se consigo, mas pelo menos vou tentar.

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...