terça-feira, 16 de outubro de 2018

Da outra face da Internet...

Li recentemente uma entrevista que me chocou. Chocou-me na medida em que me chocam todos os banhos de realidade que a vida me vai dando. Eu vivo na bolha do meu mundo cor-de-rosa, da nossa sociedade justa e equilibrada, deste país tranquilo e seguro. Mas o Mundo é incrivelmente diferente daquilo que é o meu Mundo. E o Mundo choca-me. Muito. Muitas vezes.

Esta entrevista fala sobre o outro lado da Internet e das redes sociais. Do Facebook, mais especificamente. Da realidade que não vemos. Da crueldade da figura humana. Fala de terrorismo, de pedofilia, de violações, de homicídios e suicídios em directo. Fala de realidades tão distantes das nossas, que nos esquecemos delas. Mas que existem. Todos os dias. A toda a hora. Porque o ser humano é capaz das coisas mais incríveis, mas também é capaz dos actos mais bárbaros. 

Se tiverem curiosidade, leiam a entrevista aqui

9 comentários:

  1. Bolas. A deep web é tudo menos cor-de-rosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando nós pensamos que ela é dark, não temos noção do quanto...

      Eliminar
    2. Um filme de 1999 com Nicolas Cage já abordava o snuff.
      Vês aquilo e tens uma visão da monstruosidade na terra.

      Eliminar
  2. Eu li ontem e acabei por não te dizer nada. Chocou-me tanto que acho que tornei isto "o tema do dia" para as pessoas que estavam à minha volta. A nossa ignorância sobre o mundo ainda é grande, felizmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que é felizmente?... Percebo o que queres dizer, mas acho que se tivéssemos mais consciência do que é o mundo real, dávamos mais valor ao quão privilegiados somos e deixávamos de nós chatear com certas coisas sem importância...

      Eliminar
  3. Por vezes gostaria de fazer um "upgrade" na minha vida para poder viver numa "bolha" acima. Essa bolha cor-de-rosa também faz falta. Se fores a ver só as desgraças do mundo perdes a vontade e alegria de viver.

    Nada do que descreves é novidade para mim. Sempre assisti a histórias sobre homicídios e uma nova forma de assediar e cometer crimes é a cibernética. Já não é tão nova assim, para ser sincera. O pior é que estamos todos em risco não de sermos assassinadas por confiar em amigos virtuais, mas a privacidade... Não existe. Há tantas formas de te violarem a privacidade, saberem todas as tuas senhas, registarem tudo o que escreves no teclado, descobrirem os teus dados confidenciais... Tão simples como abrir o link de uma partilha no facebook ou um email estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é quando vivemos demasiado na bolha e nos esquecemos da realidade lá fora!...

      Histórias macabras e violentas sempre existiram, não tinham era o mesmo tempo de antena que têm agora... Suicídios em directo? É algo que me choca. Muitíssimo.

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...