segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Da Meia-Maratona de Portugal (ou Vodafone, ou da Ponte Vasco da Gama, ou do IC2)...

Não, não se deixem enganar pelo título. Obviamente, não fui fazer a Meia.

Fui fazer algo bem mais importante. Para mim, pelo menos. E como este blogue (ainda) retrata a minha existência, é muitas vezes dedicado a falar das coisas importantes da minha existência nos dias em que não consigo oprimir a narcisista que há em mim.

Pois que ontem voltei a correr 5km. É verdade! A modos que forcei a Fabiana a ir comigo, e lá fomos as duas, por essa Expo fora, num ritmo estonteante, indo contra o vento terrível que se fazia sentir. Se não fomos mais rápidas foi culpa do vento. Obviamente, foi culpa do vento.

Em nosso abono, que se diga que fomos devagar, mas fomos o tempo todo na conversa. E isso, já se sabe, consome energia e oxigénio. Se não houvesse vento e se tivéssemos ficado caladas, éramos meninas para ter batido uns quantos recordes! Assim sendo, ficará para uma próxima. Até porque ainda não desisti da ideia de um treino da blogosfera... Só me falta voltar a correr!

Depois do treino, a Fabiana tinha outros compromissos, e eu também: tinha-me comprometido com os 4802 atletas que fizeram a Meia-Maratona. Já que não ia correr, decidi devolver ao Universo o que o Universo me tem dado e fui fazer aquilo que tanto gosto que façam por mim: dar apoio a quem ia correr, bater palmas até me doerem os braços, gritar palavras de incentivo, distribuir sorrisos de quem sabe o que os outros estão a sentir (ou acha que sabe), e ajudar a levar algum ânimo a quem dele precisava.




Tinha uma lista generosa de pessoas conhecidas que iam correr e que eu ia queria ver. Não vi quase ninguém... Vi dois dos meninos da minha equipa (que iam lançados nos 100 primeiros e fizeram tempos incríveis!), vi algumas caras famosas de atletas profissionais portugueses, fui chamada por outro colega de equipa, e, basicamente, foi isto. O único sortudo foi o N., que teve a inteligência de controlar o seu ritmo milimetricamente para passar por mim no exacto momento em que eu fazia um vídeo em directo para o Instagram. Curiosamente, acho que ele era dos poucos que não sabia que eu ia, e foi dos poucos que eu vi!... Fiquei mesmo com pena de não ver algumas caras, como o João Lima e uma colega de equipa que se estreou nesta distância.

Esta vida de assistir a provas não é fácil, sabem? É toda uma ciência! Eu já aprendi que escolhi mal o local... Ali o grupo ainda vem muito compacto, porque vem com poucos quilómetros e porque foi pouco depois do primeiro abastecimento. Na maior parte do tempo, tinha mesmo dificuldade em tentar identificar quem quer que fosse!... Também já aprendi que para a próxima tenho de levar um apito, uma vuvuzela, um megafone... Qualquer coisa que dê descanso às minhas mãos, quando já não conseguir bater mais palmas!...

Foi a primeira vez que participei numa Meia, estando do lado de fora. E posso dizer-vos que as sensações são igualmente incríveis! Muito me emocionei, muito sorri, muitas vezes desejei "força!", muitas vezes ouvi "obrigado", muitas vezes me ri com algumas das vestimentas (alguém sabe em que lugar ficou o Asterix?), muitas vezes fiquei muito feliz por poder partilhar algo tão especial com todos aqueles atletas. Correr tem disto. É algo que não se explica. E não me quero tornar numa daquelas pessoinhas irritantes que endeusa as coisas ou que se acha especial ou mais do que os outros só porque já experienciou isto ou aquilo. Todos nós temos as nossas coisas especiais nas nossas vidas. Para mim, a corrida e as sensações que me provoca (mesmo quando não corro), é muito especial. É inexplicável. É indescritível. Não espero que ninguém o perceba e aceito que, para muitos, não faça sentido nenhum.

A todos os que ontem fizeram a Meia, a Maratona ou a Mini: parabéns! Vocês são grandes!

8 comentários:

  1. Muito obrigado! Não sabes - ou sabes porque já te disse e tu também andas e vais voltar a andar "deste lado" - o quão importante foi ter-te visto ali. O factor surpresa foi a cereja no topo do bolo!

    Eu alinho nesse treino! Temos é que te meter a falar para te conseguir acompanhar o ritmo. :)

    Tu também és grande, pela força de vontade em regressar! Força! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei, porque já fizeste o mesmo por mim (na trágica Meia dos Descobrimentos em 2016, por exemplo!).

      Vou tratar disso :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu compreendo perfeitamente, e muito, o que queres dizer com as sensações :)
    E daqui a pouco tempo vais estar novamente do lado de dentro.

    Fiz esse troço sempre à procura de te ver e achei curioso teres colocado a foto dos comandos pois eu vinha ali mesmo atrás. Nessa parte fui a aproximar-me deles, tendo-os passado na rotunda do final da recta.
    Foi bom saber que tu e a Fabiana andaram a treinar :)

    Beijinhos e muita força para um regresso o mais rápido que for possível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo por um triz que não nos vimos! Mas fica para a próxima :)

      Obrigada! A pouco e pouco, isto vai indo!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. A Inês é uma inspiração, está tudo dito! Venham mais treinos contra o vento ou a favor dele, a falar ou caladas, com sol ou céu nublado :)

    Obrigada pela companhia! Obrigada pelo teu apoio aos participantes! Tenho muita pena de não ter conseguido ficar mas aquele adiar 1h a partida não estava nos meus planos :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por teres ido :) quando quiseres, combinamos o próximo!

      Um grande beijinho

      Eliminar
  4. Penso que só vi uma vez uma corrida por fora e, concordo plenamente contigo, é uma experiência muito boa. E parabéns pelos 5km, devagarinho estás a voltar, é o que interessa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Acabamos por nos identificar muito com quem ali vai :)

      Sim, é uma questão de tempo e treino!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...