segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

The things I like... - I

Tinha de inaugurar esta nova "crónica" com algo de que gosto mesmo muito e que tem um lugar cativo na minha vida.

O chá. Eu adoro chá. Sou viciada em chá. Chá de todos os tipos e de todos os sabores. Chás caros, chás baratos, chás de todas as marcas, chás em saqueta, em caixas ou em folhas. Chá mesmo chá (da planta do chá) ou as tisanas, a que acabamos por chamar também chá. Tenho chá preto, verde, encarnado, branco, de frutos, de folhas, de chocolate. É só dizer, e eu tenho. Já passei por fases em que me proíbia a mim mesma de comprar mais chás, por já ter tantos. Mas claro que, de vez em quando, não resisto a mais uns. Neste momento, tenho à volta de 40 variedades. Parece muito? Mas não é. Ainda hoje de manhã (enquanto escolhia o chá para hoje) cheguei à conclusão que me estão a faltar 2 ou 3 daqueles essenciais.

É que beber chá não é bem como beber café. Beber chá é todo um ritual. É um processo lento e que deve ser apreciado. E, depois, com tanta variedade de chás, temos de escolher o ideal para cada momento. De manhã, gosto de chás verdes ou pretos, que me ajudam a suprir a falta de cafeína (o meu estômago não permite que eu beba café). Depois, há as infusões de frutas, que gosto de beber depois de jantar, ou beber geladas no Verão, e, aqui, a variedade é imensa. E ainda há as mais tradicionais: menta, cidreira, tília, etc. Estas bebo mais quando quero que o estômago se acalme. E também há a versão descafeinada, para quando quero um chá forte, mas sem teína. O problema é mesmo escolher!...

Mas (e há sempre um mas...) há um que não consigo beber: chá de camomila. Não consigo. Dá-me vómitos. São traumas de infância que eu ainda não consegui superar. Mas tirando este, bebo todo e qualquer chá. Uns gosto mais, outros gosto menos. Mas bebo todos! E o grande eleito de hoje foi o chá  a que eu chamo Chá de After Eight, porque é chá preto com chocolate e menta. Di-vi-nal.

5 comentários:

  1. Eu, aparentemente, só abomino chá verde e qualuqer chá que tenha menta ou hortelã (porque detesto menta e hortelã sob qualquer forma)!

    Beber chá é um verdadeiro prazer!

    E sim, os apreciadores de chá também metem açúcar ;)

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro chá!

    Só me estou a lembrar de dois que não gosto mesmo: camomila também e cidreira.

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto muito de chá, mas não costumo dizer. Gajo que é gajo, gosta de minis! eheheh

    Kidding! Adoro chá e faço por tudo para comprar de infusão. O aroma é muito mais vincado!

    Beijo cháólica! ;)

    ResponderEliminar
  4. E como o Chá Ano Novo continua esgotado, vou-me entretendo com um chá preto com chocolate (acabadinho de chegar ao canto) e... pedacinhos de after-eight, que eu própria coloco no infusor ;) FANTÁSTICO ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu, poupadinha que sou, ainda tenho o do ano passado :D E é tãoooo bom :)

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...