quarta-feira, 3 de julho de 2019

Da animação que é viver com um daltónico... - IV

Ainda a propósito do post anterior desta saga, sobre a Serra Amarela Sky Marathon e a forma como os daltónicos vêem o Mundo, não podia não partilhar por aqui o desenvolvimento do tema.

Deixo aqui novamente a imagem que usei para ilustrar o mesmo na altura:


Depois de publicar o post, decidi mostrar esta imagem ao meu daltónico preferido. Perguntei-lhe o que é que achava daquelas imagens e o que é que via ali. Ele, claro, ficou meio desconfiado, demorou algum tempo a responder, talvez com receio que fosse alguma coisa para eu gozar com ele (como se eu fizesse tal coisa!), mas ao fim de algum tempo lá começou a dizer o que achava. E o que ele achava era que as imagens eram estranhas. Que a da esquerda parecia ter sido toda editada, que as cores não estavam bem, estavam muito saturadas e que as frutas não eram nada assim. Tentei insistir. E ele a dizer-me o mesmo, que na da direita é que estavam bem, que na da esquerda as bananas, os ananases e os maracujás estavam com cores que não eram reais.

Eu dei-lhe um abraço e um beijinho. Expliquei-lhe a imagem, mostrei-lhe onde a tinha ido buscar (por insistência dele), e calei-me sobre o assunto.

Confirma-se: não deve ser fácil ser daltónico.

Falei-lhe sobre os óculos para daltónicos, e ele não quer. Falei-lhe sobre enviar um email à organização da prova, apenas a explicar a situação, e ele não só não quer como não me deixa a mim enviar.

Resta-me ir partilhando por aqui algumas peripécias e não deixá-lo nunca-jamais-never-ever comprar bananas!

12 comentários:

  1. Concordo e adiciono, frutas e vegetais, pela vossa rica saúde, compra tu!

    ResponderEliminar
  2. Estive a pensar no assunto e julgo que seria útil o envio de mail à organização. Quem não sofre deste problema, nem lhe passa pela cabeça a situação, mas se for alertado poderá criar um esquema que evite este problema. Ele não será a única bolacha do pacote com daltonismo, haverá mais atletas e se as organizações estiverem alertadas, poderão arranjar soluções alternativas que satisfaçam todos os atletas do pelotão.
    Por outras palavras, o alertar para a situação poderá ser serviço público em nome dos restantes.
    Pensem nisso :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois da prova de ontem voltei a falar no assunto ao de leve e ele já põe a hipótese de enviar mail à ATRP. Vamos ver se concretiza :)

      Sim, não só por ele, mas pelo bem de todos. São pequenas coisas que podem, de facto, fazer muita diferença nas provas!

      Se ele não se decidir entretanto, mando eu um email anónimo aqui com um link do estaminé! Ahahahah :)

      Eliminar
  3. concordo com o João e acho que deviam/s enviar e-mail sempre que se inscreverem... as pessoas não podem mudar o que não sabem...
    Mesmo assim acho engraçado ele notar diferença nos tons das frutas e achar errados porque sim, a imagem é um pouco filtrada (parece-me) mas são as cores "certas" Achei que ele não ia ver grande diferença nas imagens porque ele não vê as cores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achei que ele não ia ver a diferença! Mas foi imediato e muito decidido! O que ainda me chocou mais... Curioso, não é?

      Eliminar
    2. Mesmo!!! E engraçado ele não ter curiosidade em ver o mundo como nós, cheio de cor... Será receio de saber o que perde?

      Eliminar
    3. Eu acho que ele nem tem bem noção, sabes? E optei por não insistir muito mais no tema, para não obrigá-lo a pensar nisso e a ter essa noção. Ele vive bem assim, não vou estragar isso!

      Mas agora fiquei a pensar... Escolhi um vestido para o casamento da minha irmã que ele diz que é giro. O vestido é em tons de laranja e rosa. Algo me diz que ele não faz ideia de que côr é o vestido! Ahahahahah

      Eliminar
    4. Pois tens razão, é daquelas coisas que se calhar a ignorância é mesmo o melhor.
      ahahah ele acha que vais de uma cor completamente diferente...

      Eliminar
  4. Estava aqui a ler isto e veio-me esta pergunta: de que cor é que ele te vê? :P

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...