segunda-feira, 5 de março de 2018

Do Serviço Nacional de Saúde...

Muito se diz sobre o Serviço Nacional de Saúde. Eu própria já devo ter escrito sobre isso.

Nos últimos tempos, porque a ele tenho recorrido mais vezes, juntei muitas histórias para contar.

Eu prezo muito o nosso SNS. É um pequeno luxo a que temos acesso e que não valorizamos o suficiente. Basta pensar que nem todos os países têm algo do género, para percebermos que o que temos não é assim tão mau.

Nos últimos 3 meses já fui 5 vezes à MAC. Nem tudo correu bem. Os tempos de espera são, geralmente, assustadores, as condições das instalações não são as melhores, mas, em termos globais, só posso dizer bem. Fui atendida por bons profissionais, por médicos e enfermeiros preocupados e atenciosos (salvo uma excepção), e fui sempre devidamente encaminhada e informada.

Tenho pena que as coisas não funcionem melhor. Tenho pena que, de facto, os tempos de espera sejam uma desgraça. Tenho pena que conseguir uma consulta ou um exame seja quase como conseguir um pequeno milagre. E tenho pena porque depois encontramos médicos que não têm problemas em estar 30 ou 45 minutos connosco. Mesmo que isso signifique atrasar as consultas todas, mesmo que isso signifique não almoçarem, não fazerem uma pausa. Tenho pena que este sistema não proteja o que tem de mais valioso: os seus profissionais.

Mas eu vou continuar a recorrer ao SNS. E vou continuar a recomendá-lo. E vou continuar a apoiá-lo naquilo que estiver ao meu alcance.

Porque todos temos direito a acesso a um serviço de saúde com qualidade. Se nos tirarem isso, e a educação, acho que nos tiram tudo.

2 comentários:

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...