segunda-feira, 26 de março de 2018

Das coisas que eu escrevo para tentar encontrar forma de as explicar...

Tenho dificuldade em exprimir o que quero dizer e corro o risco de ser mal interpretada.

Quando eu digo que tenho saudades da minha vida de antes, não é porque não goste da vida que tenho agora.

Tenho saudades do comboio em que podia ler. Tenho saudades do Passeio Marítimo. Tenho saudades dos treinos na praia. Tenho saudades de ver o mar (quase) todos os dias. Tenho saudades da luz da minha sala. Tenho saudades das minhas rotinas. Tenho saudades de muita coisa.

Mas ter saudades não é sinal de que não esteja bem agora. Ter saudades não é sinal de que não esteja feliz agora. Ter saudades é, simplesmente, sinal de que eu era feliz com o que tinha antes. E isso é bom. Isso é muito bom.

Mas não quer dizer que eu não seja feliz agora. Porque sou. Porque ganhei muita coisa nova. Porque estou a criar rotinas novas. Porque agora tenho o rio. Porque agora tenho outros sítios. Porque voltei às origens. E isso é bom. Isso é muito bom.

É difícil explicar isto. Mas, de facto, ter saudades do passado é mesmo só um sinal de que eu já era feliz. Agora, sem saber como nem porquê, sou ainda mais.

E se o escrevo assim, não é por uma qualquer necessidade, que Freud explicaria muito bem, de gritar ao mundo que estou feliz, como se para me convencer (a mim e aos outros) dessa realidade. Se o escrevo assim é para tentar encontrar forma de o poder exteriorizar e explicar a quem me rodeia. Se o escrevo assim é, sobretudo, para que o possa vir reler, nos dias difíceis. Nos dias que custam, nos dias em que me sinto perdida, nos dias em que não venho aqui escrever porque não saberia o que dizer. Porque os há. Porque no meio de tanta coisa boa também há coisas menos boas, que guardo para mim. Que não há vidas perfeitas. Que a vida tem esta estranha forma de se equilibrar e não dá sem tirar. Que estou cansada de tanta coisa ao mesmo tempo. 

Há dias em que eu preciso mesmo de ter estes pequenos lembretes de que, no fim do dia, eu sou uma privilegiada e sou feliz. Que sou.

6 comentários:

  1. Ninguém é feliz 24/7 ;) ainda bem que consegues ver que és feliz e é sempre bom não esquecer de onde viemos e que já fomos felizes antes. Eu sou feliz aqui na holanda mas não quer dizer que não tenha saudades de Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que não!

      O facto de seres feliz aí é muito bom :)

      Agora é só não nos esquecermos disso, mesmo nos dias menos bons!

      Eliminar
  2. É perfeitamente compreensível :)

    Beijinhos e continua a aproveitar cada pequeno nada de felicidade que há no dia a dia

    ResponderEliminar
  3. Que os momentos de felicidade sejam sempre mais e mais intensos que os outros. Beijinho! :)

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...