sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Do Peninha Sky Race...

Domingo, oito e pouco da manhã, a tomar o pequeno-almoço (papas de aveia e maçã, acompanhadas de chá verde - receita de sempre para antes das provas).

- Tu sabes por que é que esta prova se chama Sky Race?
- Não. Porquê?
- Porque são provas muito duras e técnicas!
- E achas que agora é que é a altura certa para me dizeres isto?
- Então mas tu achavas que Sky Race era porquê?
- Eu sei lá... Porque é bonita? Porque chegamos perto do céu?

E foi assim que, uma hora e pouco antes do Peninha Sky Race, eu descobri no que estava metida. 

De facto, depois de investigar um pouco (mas só depois da prova), descobri a definição das Sky Races e do Skyrunning: Em resumo: "Skyrunning é uma atividade de corrida pedestre essencialmente na montanha. Os percursos de Skyrunning apresentam um elevado desnível positivo, secções técnicas e inclinações acentuadas (superiores a 30%), podendo utilizar caminhos, trilhos, rochas ou neve. Podem apresentar uma pequena percentagem de asfalto, mas possuem, em partes do percurso, inclinações médias elevadas e atingem as montanhas mais altas da região, desde qualquer localidade nas proximidades. Estes percursos são sempre muito cénicos, isto é, dispõem de uma componente paisagística de grande beleza".

Sem saber como nem porquê, estreei-me no skyrunning.

E o que tenho a dizer sobre isso? Que ainda tenho dores. Sim, quatro dias depois. Que desesperei. Muito. Que achei que não ia aguentar. 


Vamos lá ver... Eu não estava minimamente preparada para o que me esperava. Fui fazer o trail curto (17km) e, mesmo assim, a prova era mesmo dura. De longe, a prova mais dura que já fiz. Não pela distância, mas pelo desnível, que foi mais do dobro do que no Fim da Europa, para o mesmo número de quilómetros. Juntem a isto dois momentos em que caiu granizo (sim, granizo), e podem imaginar a animação que a prova foi!...

O ponto positivo é que a prova tinha mais de bonita do que de dura. Sendo curioso ter feito uma a seguir à outra, a verdade é que é inevitável comparar esta com o Fim da Europa. Sem dúvida, o Fim da Europa é a prova de estrada mais bonita que já fiz. Mas em trail, ou skyrunning, se preferirem, esta é a que ganha, até agora. As vistas são incríveis. O mar e o Guincho de um lado, a serra e Sintra do outro. Dificilmente se arranja melhor!


Se esta prova fosse um bocadinho menos dura, tinha sido uma prova muito feliz. Continuo a ser muito feliz nas provas de trail. Se nas provas de estrada há momentos em que me custa andar sozinha e não ter ninguém a apoiar, no trail é do que mais gosto: quando estou só eu e a natureza, a ouvir apenas os pássaros (quando os há) e os meus passos a pisar as pedras, os galhos, as folhas das árvores. Esta prova tem muitos singletracks no meio de vegetação muito densa, autênticos tapetes de heras em que há um trilho pouco mais largo do que o espaço estritamente necessário para pôr os dois pés, e, ainda que seja difícil descrever a beleza do que vi, acreditem, é mesmo incrível.

Continuo a achar que existe uma diferença tremenda entre o ambiente das provas de estrada e de trail. Perdoai. Eu sei que são feias estas comparações. Mas são inevitáveis. No trail há sempre alguém pronto a dar uma palavra de incentivo, há sempre alguém que nos deseja força quando nos ultrapassa, há sempre alguém que se aflige e pergunta se está tudo bem se caímos, há sempre alguém com um sorriso solidário de quem está a sofrer o mesmo do que nós. No trail há menos pressas, menos encontrões, menos faltas de civismo.

Já tinha saudades de uma prova de trail. Muitas mesmo. Mesmo que me tenha custado. Mesmo que ainda tenha dores. Mesmo que tenha dado mais uma queda (desta vez, consegui que a nova cicatriz ficasse no mesmo sítio da anterior, por isso, não há problema). Mesmo que tenha a certeza de que não volto a esta prova.

E, assim, encerro o ciclo de disparates dos últimos tempos. Acabaram-se as brincadeiras e agora é treinar a sério. Diz que Domingo há treino semi-longo ali para os lados de Cascais!


11 comentários:

  1. Sim senhor, mulher corajosa no skyrunning! :)

    Mas que pontaria, uma cicatriz no mesmo sítio da anterior, é obra.

    Quanto às comparações que fazes entre estrada e montanha, devo dizer que não gosto que se façam essas comparações pois cada estilo é próprio e não há necessidade de comparar conceitos que nada têm com o outro. Principalmente, e isto não é contigo pois não o fizeste, mas há pessoas que fazem guerra entre os dois lados, o que acho inconcebível pois cada um é livre de fazer o que mais prazer lhe dá. E mesmo porque há de tudo em cada lado.
    Foi um mero desabafo meu que até já andei a receber mails (anónimos pois claro) de alguém a insultar-me por praticamente fazer apenas estrada e a diabolizar a mesma. Foi há uns 4 anos e ainda durou uns tempos. Enfim... vivemos num mundo de radicais... Cada um tem que ser feliz naquilo pratica e há muitos que vivem felizes com ambos os lados ao melhor estilo do tenho dois amores, o que é bonito.

    Bom resto de recuperação e vemo-nos no domingo

    Beijinhos e força! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vou a tempo de te responder? :)

      Percebo o que dizes das comparações... Mas eu não as faço nesse sentido. Longe disso! Eu gosto dos dois lados, e não acho que um seja melhor do que o outro. Acho que cada um tem as suas particularidades.

      Insultar alguém porque gosta mais de estrada do que de trail, seria o mesmo que insultar alguém que só usa Adidas e não Nike... Eu sou muito pela liberdade de escolha de cada um, e sei que os meus gostos são... os meus! :)

      As comparações que aqui faço são mais devaneios meus, para registo futuro, e têm muito a ver com o que eu sinto durante as provas. São opiniões muito minhas, das quais muita gente pode discordar.

      No fim do dia, o que importa mesmo é que cada um se sinta bem no que faz. E eu sinto-me bem tanto na estrada como nos trilhos :)

      Um beijinho!

      Eliminar
    2. Ora isso é que é importante! E ainda bem que assim o é :)
      Tal como disse, o que escrevi não era contigo mas pelo sem sentido de tanta coisa que oiço e leio e que não tem qualquer sentido pois vai contra aquilo que tão bem apregoas de liberdade de escolha. Cada um tem que fazer aquilo que lhe dá prazer :)

      Beijinhos e força! Que sejas sempre feliz a correr como o foste na Peninha e ontem em Cascais :)

      Eliminar
  2. ahah muito bom. Ainda não consegui perceber muito bem a diferença entre o sky e uma prova de trail normal, pelo menos em Portugal que não há alta montanha, mas gostei da tua definição de ser perto do céu! ehehe Sintra é do melhor, estrada ou trilhos. Um parque de diversões. Parabéns pela prova, conheço o percurso e não há-de ter sido nada fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te vou dar aqui uma seca com a explicação técnica, porque nem eu a conheço bem mas, genericamente, e tendencialmente, o sky running é mais técnico e com mais e maiores desníveis. Mariquices :)

      Obrigada :) Não foi, não!

      Eliminar
  3. Eh pá, obrigado por avisares, não fosse eu um dia meter-me numa coisa dessas por engano. :)
    Excelentes fotos e um relato muito positivo - apesar de tudo - que é como eu gosto de te ver a encarar as provas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu que não gostas de trail, ias detestar esta... Se quiseres recomendações de trails para quem não gosta de trails, avisa :)

      Eliminar
  4. Não sei quantas vezes já tentei comentar aqui, mas por algum motivo a caixa do comentário, desaparece, apaga... entretanto a minha inspiração começa a escapar também...

    Adoro que tenhas percebido para o que ias na hora 'h', o ponto positivo é que assim não sofres por antecipação.

    Eu sou da tua opinião relativamente aos trails, não há provas mais bonitas, mais simpáticas de se fazer, mais amigáveis, as pessoas têm mais paciência, são mais prestáveis e têm mais espírito de interajuda.
    Depois não há nada que ganhe aqueles caminhos de terra, com árvores por todo o lado, ouves o som das árvores, dos animais, gentes o cheio da natureza, dos eucaliptos ou dos pinheiros, ou do cheiro a terra molhada, ou quando apanhas aqueles trilhos que te obrigam a meter os pés em pequenos rios e mesmo sabendo que vais ficar a chapinhar na sapatilha e que vai ficar com toda a terra e porcaria agarrada, não deixa de dar prazer ter que meter lá o pé...
    Todavia, são as provas mais diviseis, com altimetrias de cortar os pulsos, subidas que me fazem levar as mãos à cabeça e posteriormente às pernas para me ajudar a subir ahahah

    Ficas desde já de parabéns por mais 17km, em trails complicados e com direito a granizo :)

    Beijinhos e boa continuação de provas/treinos ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho tido imensas dificuldades a comentar, ainda não consegui perceber por que motivo :/

      Sim, o trail tem mesmo essa bipolaridade: o melhor e pior, numa só prova! Mas, no final, a sensação é, geralmente, muito boa :) É por isso que gostamos de lá voltar, uma e outra vez!

      Obrigada e um beijinho :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...