segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Da Meia Maratona de Cascais...

Está feita!

Houve muitas alturas em que eu achei que não seria capaz de completar a minha sexta meia maratona. Mas fui!

Comecemos pelo princípio: eu encarei esta prova como um treino semi-longo. Não estava preocupada com tempos, não me pus qualquer pressão, queria, somente, chegar ao fim e sentir-me bem. Assim, não me preocupei muito com ela, não stressei particularmente, nem sequer lhe dei a devida atenção. Até chegar o dia. Aí, baixou em mim algum nervosismo. A dez minutos da partida, decidi que queria ir à casa-de-banho outra vez, e nada como ir ao McDonald's e voltar, para fazer um bom aquecimento. Depois disso, não houve tempo para muito, mas deu para me cair a ficha, e perceber que tinha 21km para fazer.

Quando a prova começou, eu estava nos últimos lugares do último bloco. E sabia que estava no sítio certo. O objectivo era claro: começar muito lenta, e ir tentando ganhar algum ritmo.

Ao fim de pouco tempo, talvez 1 quilómetro, o João Lima aparece ao meu lado a dizer-me "Bom dia!". E acabámos por ir juntos até aos 18 quilómetros, juntamente com o João Cravo, que não conhecia. E que privilégio que foi ir em tão boa companhia! Tenho a certeza que, para mim, fez toda a diferença. Fomos na conversa, o João foi-me contando histórias e peripécias das suas muitas provas, deu-me algumas dicas preciosas, e o tempo foi passando. É tão mais fácil correr assim! Para quem esteve tanto tempo parado, o João fez uma prova incrível, e aguentou-se lindamente até aos 18km, altura em que nos separámos. Já quase posso dizer que fiz uma prova com ele!

A prova é muito bonita, o percurso não é difícil (ou não tão difícil como esperava), a organização da HMS é sempre boa, e ainda me diverti com alguns dos mascarados.

Fiz a prova relativamente bem. Como não tinha objectivos, podia ser difícil fazer o balanço de como correu mas, a verdade é que, acabei por fazer o meu 2º melhor tempo de sempre numa meia! E isso, convenhamos, é muito bom!


Estava com muitas dúvidas sobre a forma como o meu corpo ia reagir: como se sabe, há duas semanas fiz o Fim da Europa, a semana passada fiz o Peninha Sky Race (que me deixou com dores a semana toda) e não tenho treinado tanto quanto devia. Assim, fiquei mesmo surpreendida com as 2h14min que fiz! Eu sei, é um tempo miserável. Mas, para mim, é extraordinário!

Não fossem as terríveis dores nos pés que senti, sobretudo a partir do quilómetro 17, e tinha sido uma prova ainda mais feliz!

Preciso de perceber, urgentemente, o que se passa com os meus pés e arranjar uma solução. Não posso continuar assim e sei que, para o que aí vem, não me posso dar ao luxo de ter estas dores. Não acredito que as aguente durante tantos e longos quilómetros!...

Agora? Agora é treinar. Treinar muito e de forma consistente. E esperar que os resultados apareçam e que os pés se aguentem!...

16 comentários:

  1. Bem, que coragem! Para mim é impensável correr um quilómetro, quanto mais esses todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria o mesmo, há 3 anos atrás... E, na altura, se me dissessem que um dia estaria a fazer meias maratonas, ia rir-me desalmadamente :)

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pela prova que realizaste e pelas excelentes indicações que transmitiste!
    Pelo menos até ao 18, ias a falar com a maior das facilidades, demonstrando que a parte cardio está preparada para bem mais e sem dares qualquer sinal de fadiga muscular. Tudo muito boas indicações!
    Tens que ver urgentemente é a parte dos pés. Será falta de amortecimento adequado dos teus sapatos? Cada um de nós tem uma especificidade de passada o que faz que ténis que se adaptem bem a uma pessoa, possam ser nocivos a outra.
    O único ponto de contacto que temos entre nós e a estrada são os sapatos (e meias) e a absorção de todos os impactos têm que ser aí suportados.
    Já equacionaste um teste de passada que indique o tipo de sapato ideal para ti?

    Beijinhos e muita força, que estás no bom caminho! :)

    ps - E nunca é demais repetir, muito obrigado pela preciosa ajuda! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem "refile" comigo, dizendo que se eu vou na conversa o tempo todo é porque não me estou a esforçar ao máximo! Ahahahah :) Vamos ver, não quero criar expectativas... Ainda tenho muito treino pela frente e prefiro ir-me poupando e gerindo bem o esforço :)

      Já fiz o teste da passada e deu neutro... Tenho ténis Asics, Saucony e Nike, e estou sempre atenta ao número de quilómetros que já fiz com eles. Falta-me experimentar uns Adidas! Acho mesmo que o problema é meu e dos meus pés... Talvez invista numas palmilhas, não sei. Vou continuar a investigar o tema! Obrigada pelas tuas dicas todas :)

      Um beijinho e muito obrigada também eu :) Foi um excelente exemplo de como é bom corrermos com companhia!

      Eliminar
  3. Ah valente!!! Excelente ... muitos parabéns. Tempo miserável? Porquê? Cada macaco no seu galho, e se foi o 2º melhor em 6 então foi muito bom. Essa cena dos pés é que escusado ... pode bem ser das sapatilhas.
    Bons treinos ... força nisso :)

    P.S. E com esta tua posta acabei por confirmar que o João (neste caso o Lima) acabou por se "esticar" numa meia depois de tanto tempo de paragem. Eu já desconfiava :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, obrigada :) Eu sei, quem nasceu para tartaruga, nunca chega a lebre! Ahahahah! Eu preocupo-me pouco com isso, na verdade :) Sei que já estive mais rápida, mas sei que, neste momento, a prioridade é outra!

      É verdade! E esticou-se muito bem :)

      Eliminar
  4. Já disse ali ao lado ao João que fiquei agradavelmente surpreendido quando vi as vossas fotos juntos. Foi tão bom, foste em fantástica companhia!
    Estes treinos longos não são para pensares em tempos, são para chegares ao fim de forma tão tranquila que até podias dar uma segunda volta ao percurso sem dificuldades. ;)

    "Treinar muito e de forma consistente." é a receita para o sucesso. E tu vais conseguir, sem qualquer sombra de dúvida!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo :) Hei-de sempre recordar esta prova por causa disso :)

      Não exageremos... Acabei cheia de dores e, apesar de ter acelerado nos últimos quilómetros, só queria mesmo parar! Há-de chegar o dia em que acabo a achar que ainda podia fazer mais uns quantos :D

      Vamos ver, vamos ver!

      Um beijinho

      Eliminar
  5. Eu não percebo nada disto mas o meu pai corre todos os dias e diz que as dores nos pés melhoraram mil vezes quando começou a usar ténis Asics e agora se calça Nike diz que é um martírio para correr...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus primeiros ténis a sério eram Asics e fomos muito felizes. Mas corria num mês o que agora corro numa semana... Agora é raro usá-los, mas também me fazem bolhas!... É mesmo defeito meu :/

      Obrigada pela partilha! Um beijinho

      Eliminar
  6. Parabéns boneca! És grande! (não em tamanho que nesse aspeto somos as duas pequenitas mas em postura, no querer e no conseguir!)

    2:14h é um tempo espetacular! Mas, ainda que possas sentir que é fraco (mania de das comparações típicas de quem corre ahahahah), é seguramente mais forte do quem não corre, e é o teu tempo, a tua prova, o teu esforço, o teu empenho. Tudo é teu, é mérito teu :)

    Beijinhos e boa recuperação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida! :)

      Tu sabes como é... Ahahah! Queremos sempre mais e melhor :) Desta vez, fiquei satisfeita com o resultado, apesar de tudo, porque ia sem objectivos e sem pressão :)

      Um grande beijinho e bons treinos! Se vieres para a zona da expo, avisa e combinamos treino :)

      Eliminar
  7. 2º melhor tempo em 6 não é nada mau! Muitos parabéns! Ainda para mais quando foste numa mais tranquila, sabe ainda melhor, só pelo simples facto de não irmos pressionadas.

    Quanto aos pés... não sei se é identifico, mas eu costumo ficar com uma dor insuportável na palma dos pés, às vezes só de um, mais o esquerdo que o direito, nunca cheguei a perceber o que é, sapatilhas, falta de treino, má colocação do pé... no idea ...

    Bons treinos e as melhoras para os pés ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foi por ter ido sem pressão, que correu tão bem :)

      Eu fico com bolhas na parte interna da planta do pé, um pouco abaixo do dedo grande... Já não sei o que fazer!

      Obrigada e um beijinho!

      Eliminar
  8. Parabéns corredora! És a maior!
    Engraçado que sigo a miúda que vai à tua frente na foto e também já corri atrás dela no grande prémio do natal e só depois percebi que era a pessoa que eu segui quando vi a foto da tshirt :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me algo do género nesta prova... Depois da prova acabar, percebi que andei uma boa parte da prova perto de uma pessoa que me segue (e que eu comecei a seguir entretanto) no insta :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...