terça-feira, 17 de abril de 2012

Dos sítios onde se come... E bebe... E sonha...

Há dias fui jantar a um sítio curioso. Curioso é um bom termo. É um sítio onde nunca tinha ido e diferente de todos os sítios a que já fui.

Chama-se Kome Escondido e é mesmo escondido. Faz parte da nova onda de restaurantes mais ou menos secretos, onde, num ambiente mais informal e mais pessoal, se prova comida deliciosa. Chamar-lhes restaurantes é pouco razoável. Na verdade, o Kome Escondido consiste numa casa onde se servem jantares e almoços. Serve-se comida japonesa, mais concretamente. Mas não há ementa. Não há multibanco. Não há, sequer, nada que nos diga que estamos a bater na porta certa. O facto de entrarmos por um portão que dá para um jardim lindíssimo e cheio de árvores em flor que perfumam o ar nesta altura, também não ajuda a mostrar-nos que é mesmo ali.

Mas é. Entramos e somos recebidos pela Yuko e mais dois empregados que nos esperam à janela. Temos o espaço todo para nós. Somos convidados a entrar na sala, a única, onde está posta uma mesa comprida para nós. Somos brindados por uma parede que me deixa apaixonada:


Recebemos uma bebida de boas-vindas, o prato de entrada, e começa o desfile de iguarias:



Ao meu lado, uma parede onde velharias portuguesas partilham o espaço com peças vindas da outra ponta do Mundo.


Os pratos sucedem-se, dando-nos a hipótese de provar muito mais da gastronomia japonesa do que o já habitual sushi. Fiquei apaixonada pela beringela.


Entre um prato e o outro, há sempre uma baleia pronta a segurar os pauzinhos. E há uma viola, se alguém quiser tocar.


Não me peçam nomes e não façam perguntas difíceis, mas estava tudo óptimo. Mesmo. Até a sangria japonesa que bebemos a acompanhar.

 

Nas paredes, um pássaro espreitava pela janela e um gato procurava esconderijo debaixo da mesa.


O sushi, não sendo o prato forte, não podia faltar num dos pratos (foram dez no total). E, como se esperava, era de óptima qualidade. 


Para terminar, nada como um bolo de chá verde, acompanhado por morangos com natas batidas. E foi um final à altura.


É um conceito engraçado, óptimo para um jantar com a família ou um grupo de amigos, e para fugir um pouco à rotina. Não é excessivamente caro e vale bem a pena.



Agora só não me perguntem onde é. Até porque eu não sei!

2 comentários:

  1. Estou assim a babar para cima do monitor :D

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela descrição do jantar no Kome Escondido! As fotografias estão óptimas :) Esperamos vê-los em breve.
    Kome Escondido

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...