quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Dos altos muito altos e dos baixos muito baixos desta vida...

 


Há dois anos estávamos em Nova Iorque, naquela que foi uma das viagens das nossas vidas.


Há um ano estávamos no Porto, a viver dias muito felizes, a gozar um segredo que ainda era só nosso.

Este ano, estamos fechados em casa há 9 meses, num confinamento sem fim à vista. Um confinamento que nos consome, que nos suga as energias positivas, que nos arrasta numa espiral de desespero.

Tenho muita curiosidade em saber como vai ser o fim de tudo isto. Já nem me pergunto o quando, porque já sei que essa resposta não existe. Mas o como. Como é que vamos voltar à normalidade? Como é que vamos voltar a dar beijinhos e abraços? Como é que a nossa sanidade mental vai recuperar? Como é que eu vou ser capaz de voltar a uma sala de espectáculos? Como? Como? Como?... Parece uma realidade ainda tão distante e impossível, que eu não consigo sequer imaginá-la.

Tenho demasiado medo do impacto que esta pandemia teve em mim. Não me revejo na pessoa que sou agora. Não me revejo nestes medos e paranóias. Não me revejo na ansiedade que certas idas ao exterior me provocam. Nos raros momentos de lucidez que vou tendo, sei que, talvez, esteja a exagerar. Mas, depois, assisto às notícias, leio relatos, vejo o caos no SNS, vejo os números a aumentar, e fico a perguntar-me se estarei mesmo a exagerar. Porque também não me revejo nos comportamentos à minha volta. Porque também não me revejo nas teorias da conspiração. Porque também não me revejo em quem acha que está tudo bem e continua com a sua vida social habitual. Não consigo. Não sou capaz.

Sanidade mental procura-se.

4 comentários:

  1. Compreendo-te perfeitamente.
    Como os restaurantes têm que sobreviver, algumas vezes comemos fora, e onde temos ido estão com todas as medidas necessárias. Também já fomos uma vez ao cinema, no Algarve, e sucedeu o inédito de sermos os únicos na sala! E amanhã vamos a um teatro, ao TIO (Teatro Independente de Oeiras), dado que o esquema da sala permite toda a segurança. Ali, decerto, estaremos bem mais seguros que no supermercado, pois enquanto nós, para irmos a uma prateleira, aguardamos se estiver lá alguém, e guardamos distância na fila para pagamento, nem todos o fazem. Não sei se por incúria ou distração.
    Força!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazem muito bem! Se toda a gente fosse como eu, a economia estaria bem pior... Nós temos mandado vir pela uber eats (coisa que antes nunca fazíamos). Não me consigo imaginar num cinema ou num teatro, e bem me custa, porque têm havido espectáculos incríveis, que eu bem gostava de ver...

      Tens bem razão no que dizes! A maior parte das pessoas, não respeita a distância de segurança, o que é um desespero... Será que se sentem protegidas por terem a máscara? Acham que uma coisa substitui a outra? Não sei. Sinto muito isso também...

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  2. É normal que te sintas assim, há muitas pessoas a sentir o mesmo... Talvez por já ter ido para longe de casa 2 vezes (para tirar o meu curso nos Açores e agora na Holanda) que, apesar de não ser fácil a distância, custa menos ter de estar mais longe. Íamos passar o Natal a casa, agora já nem sei, enfim. Aceitar o que não se controla e tentar ser optimista, isto não será para sempre e nós, seres humanos, somos muito adaptáveis e readaptáveis, vais ver que voltas ao normal (demore mais ou menos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós somos dois bastante bichos do mato, pelo que até lidamos menos mal com o isolamento... O que me perturba mesmo é um eventual regresso à realidade, à vida normal... Não sei como vou lidar com isso.
      Espero que tenhas razão 🙏🏼

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...