terça-feira, 23 de abril de 2013

Dos fenómenos curiosos...

Agitação. Rebuliço. Braços no ar. Encontrões. Uma amálgama de corpos.

Era este o cenário na estação do Cais do Sodré há momentos atrás. Acredito que se mantenha.

O motivo? Livros. Ou livros grátis. Ou apenas grátis.

A palavra grátis tem este efeito nas pessoas. Se é grátis, todos querem.

Se calhar, não sabem bem para quê. Se calhar, nem gostam de ler. Se calhar, nem têm lareira. Se calhar, pegam no livro e enfiam-no numa gaveta.

Mas se é grátis, têm de o ter. Mas se os outros têm, têm de o ter.

E é isto o dia do livro. O consumismo, o egoísmo, o cúmulo da nossa vivência social e do seu carneirismo.

Já eu, vou continuar agarrada ao telemóvel, a tentar avançar n'Os Miseráveis.

2 comentários:

  1. É exatamente assim! é gratis, tenho que ter!
    Aqui no Porto na baixa já assisti a uma coisa do genero e até policia meteu.
    E livros gratis?!Eu adorava pois sou livrodependente, mas ontem não fui à baixa!! Mas acredito que a maioria das pessoas que levaram os livros não os vão ler.
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
  2. Olá Agridoce, este teu post fez-me lembrar do facilitismo: quando as coisas são adquiridas de forma fácil (ou grátis neste caso) depressa perdemos o interesse porque não lhe damos valor.. mas quando o adquirimos com esforço não o alargamos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...