E fez-me um sentido tremendo. E não, não se aplica apenas e só à comunicação.
Se todos nós pensássemos um bocadinho mais nisto, o mundo seria bem melhor.
Sabermos pôr-nos no lugar dos outros é das maiores lições que podemos aprender nesta vida. Tentar compreender os outros, o que pensam, o que sentem. Mesmo quando são irrazoáveis. Sobretudo, quando são irrazoáveis.
Esta capacidade de, antes de julgar ou fazer suposições, tentar sentir o que o outro sente, pode evitar muitas e infinitas discussões.
Como diz o Seth, é mesmo o único caminho para se poder ter uma comunicação eficaz. Seja em marketing, seja no nosso dia-a-dia.
Sem dúvida!! Devemos ter isto em mente sempre que estamos prestes a perder a paciência ou não compreendemos uma atitude mais bruta do outro. É uma tarefa ainda mais difícil quando não se percebe este esforço do outro lado, mas só podemos tentar mudar a nós próprios, right...
ResponderEliminarSim, não é um exercício fácil, quando do outro lado não há essa reciprocidade. Mas temos de viver é com a nossa consciência :)
EliminarHá uma frase dos índios Sioux que tento sempre seguir (às vezes não é fácil):
ResponderEliminar"Antes de julgares alguém, tens primeiro que palmilhar milha e meia com os seus mocassins"
E faz todo o sentido :)
EliminarMuito bom! Que boa reflexão para puxar por nós.
ResponderEliminarObrigado!
Agradece ao Seth :)
Eliminar