terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dos sítios a que nos custa regressar...

Hoje foi o dia.


Hoje foi o dia de voltar a entrar num consultório de Psiquiatria, muitos anos depois.

Se custou? Sim, um bocadinho. Custou mais mentalizar-me, ao longo dos últimos seis ou sete meses, que era algo que teria de fazer, mais tarde ou mais cedo.

O que custa é perceber que não estamos bem e que precisamos de apoio.

O que custa é admitir que precisamos de voltar às drogas, para andarmos bem.

O que custa é ver que há gente à nossa volta (gente próxima, muito próxima), que não concorda. Que diz que não devíamos ir. Que diz que não devíamos tomar medicação.

Isso é o que custa. Com os preconceitos dos outros, da sociedade em geral, posso eu bem. Com os preconceitos dos meus, é mais difícil.

Porque ir a um psiquiatra, é como ir a outro médico qualquer.

Porque tomar anti-depressivos e ansiolíticos e afins, é como tomar outra coisa qualquer.

Eu tenho problemas de estômago, tomo medicamentos para o estômago. Com o sistema nervoso, é mais ou menos ou menos. A diferença é que é (estupidamente) mais caro.

Voltar à medicação e às consultas custa-me. Mas sei que é para o meu bem. Sei que não é o fim do mundo. É um problema de saúde como outro qualquer. Não faz de mim uma coitadinha. Faz de mim uma pessoa melhor e mais consciente porque, desta vez, não deixei as coisas chegar a um ponto em que tiveram de me arrastar para lá. Não, desta vez, eu fui mais forte. Desta vez, eu percebi, a tempo, que precisava de ajuda. E não é vergonha nenhuma pedir ajuda.

E daqui a uns tempos, quando estiver melhor, vou olhar para trás e ficar feliz por ter sido capaz de tomar a decisão certa. Digam os outros o que disserem.

12 comentários:

  1. Infelizmente, em pleno século XXI, ainda há gente a pensar assim! Minha querida, a tua saúde está em primeiro lugar...Já vivi bem de perto situações complicadas e sei que quando é mesmo necessário, não importa o que os outros pensam!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de pensar como tu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O que interessa és tu, a tua saúde e o teu bem- estar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. E tomaste a decisão mais acertada!;) É um médico que ajuda as pessoas que têm problemas, como todos os outros! Eu já recorri a eles, e voltarei a faze-lo quando precisar novamente... Vais ficar bem, muita força. Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Agridoce, fizeste muito bem em voltar ao teu psiquiatra, se necessitavas. Nada melhor do que um tratamento atempado.
    Não tens que te sentir envergonhada, pelo contrário, tens de te sentir orgulhosa por tomares a decisão e a dizeres aqui, a toda a gente :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Venho dizer te que tomas te a decisão mais acretada...mau é quem não reconhece os seus limites...e pensa que esta sempre bem...e cai no fundo...é de elogiar te pois tu tens consciencia que não estas bem e procuras ajuda:)
    ir ao psiquiatra é o mesmo que ir a um outro medico...deixa os outros falarem lembra te sempre: O IMPORTANTE ES TU...
    Desculpa a invasão...
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que tens noção de que te deves pôr antes de tudo e de todos (os preconceitos). O mais importante é que te sintas e estejas mesmo bem. O resto é treta! ;)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Fizestes bem! É verdade que ainda existe muito preconceito com as pessoas que consultam psiquiatras, e não consigo perceber. Se calhar, precisava de fazer o mesmo, mas ainda não tive a tua coragem...

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas pelos vossos comentários. Pelos vistos, não sou a única. E, pelos vistos também, há quem precise de um empurrãozinho para ganhar a coragem e começar a tomar conta de si :)

    Beijinho grande a todas!

    ResponderEliminar
  10. Imagino a sensação porque eu também já lá passei e não gostaria de voltar a passar por essa fase. Confesso que de vez em quando vou um pouco abaixo mas de alguma forma consigo manter-me centrada o suficiente para voltar a erguer-me.
    As melhoras para ti :)

    ResponderEliminar
  11. Acabei de ler este post e as lágrimas vieram-me aos olhos ;) Não sei se contribui para esse empurrão mas... o importante é que tiveste a coragem de tentar ser feliz e saudável ;)))

    ABRAÇO APERTADO ;) Sabes sempre onde estou ;)

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...