quarta-feira, 1 de abril de 2020

Das coisas que ninguém te diz sobre a gravidez... - I

Vais ter os sonhos mais estranhos. De sempre. Daqueles que nem nos melhores filmes encaixam, porque são demasiado surreais.

Eu tenho sonhado quase todas as noites. Depende do meu estado de cansaço e do nível de actuação do Nausefe, mas tenho sonhado muito. Mais do que uma vez por noite, às vezes.

Coisas absolutamente rocambolescas, que vêm lá do fundo do meu ser, do meu mais profundo inconsciente, que vão buscar cenas e seres de outras vidas, e que os misturam sem sentido.

Uma destas noites sonhei que voltava à terapia. Foi um sonho demasiado surreal para ser descrito aqui, mas que até teve a sua razão de ser.

Sim, voltar à terapia é algo que tem estado nos meus pensamentos. Quase diariamente. Enquanto continuar a trabalhar, a coisa disfarça. Mas quando parar, vou ter de descobrir quem dê consultas online. Já andava com isto em mente há uns tempos, muito antes de todo este caos, só faltava concretizar. Sugestões de terapeutas, aceitam-se.

Nos entretantos, este fim-de-semana estou inscrita para um workshop online sobre gestão da ansiedade na gravidez. Parece-me apropriado, nos tempos que correm, e necessário, dado que há dias em que os meus níveis de sanidade (e respectiva tranquilidade) andam pelas lonas.

Outra coisa a reter: é cansativo ter tantos sonhos, todas as noites. Mesmo. Na maior parte dos dias, acordo com a sensação de não ter descansado. Passo a noite a correr, em histórias que não lembram ao diabo, em stress e aflição, no meio de coisas sem sentido. Acordo baralhada e cansada. Não tenho, propriamente, pesadelos. 

Diz que isto é normal, e que há muitas grávidas que sonham com o parto, e com coisas que correm mal, e tudo e tudo e tudo. Não é o meu caso. Acho que só sonhei uma vez com a bebé, e envolvia trocar-lhe a fralda e coisas assim prosaicas que vão passar a preencher os nossos dias. Mas não tenho pesadelos com isso. Do mal o menos, não é verdade?

Mas não, ninguém me tinha dito que a minha imaginação nocturna ia andar a mil à hora...

4 comentários:

  1. Desculpa aproveitar este espaço para um desabafo mas este teu artigo mexeu muito comigo, especialmente por ter sido lido após a noite que passei. É que, com natural excepção da gravidez, revi-me por completo neste teu texto. Sempre tive tendência para pesadelos amalucados mas espaçados. Tornaram-se cada vez mais frequentes desde que comecei a ter este problema gástrico. E a frequência tornou-se tal que posso dizer que sinto saudades da noite que passei a meio de Outubro em Leiria, véspera da Meia de Leiria, pois foi uma rara noite em que dormi sem qualquer problema. Para me recordar de uma noite em Outubro, vê bem a raridade que ela foi! Desde a operação, e os medicamentos que tive que tomar e que afectaram a parte gástrica, a intensidade dos pesadelos aumentou e o de hoje foi particularmente penalizante, acordando com um enorme cansaço. Faço minhas as tuas palavras “daqueles que nem nos melhores filmes encaixam porque são demasiados surreais”, “coisas absolutamente rocambolescas , que vêm lá do fundo do meu ser, do meu mais profundo inconsciente, que vão buscar cenas e seres de outras vidas, e que os misturam sem sentido”. Sim, é tudo isto! Passado muito pouco após acordar, começo a esquecer o que pesadelei mas, costumo dizer à Mafalda, se pudesse contar os pormenores dos pesadelos, internavam-me, de surrealmente loucos são. Enfim, desculpa este longo desabafo mas o teu texto mexeu muito comigo de tanto que me revi. Beijinhos e tudo de bom. Mantenham-se saudáveis!

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que te dizer pois nunca tive grávida e os pesadelos que tenho são ocasionais. Suponho que a situação que actualmente o país (e o mundo) vive seja propícia a mais pesadelos uma vez que isto gera mais ansiedade e preocupação.

    Mas o que eu quero dizer com isto é: Espero que esteja tudo bem convosco. E que apesar de vivermos tempos estranhos esteja tudo a correr bem com a gravidez. Tudo de bom para vocês!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Desculpa não to ter dito mas para mim issi é apenas o normal. Sim é uma porcaria porque não descansas nada! Sim é a minha vida há umas décadas... Talvez seja uma forma para te preparares para as noites menos bem dormidas... (desculpa)
    Uma vez, já a viver na Holanda, sonhei que havia um serial killer na zona onde morava em Lisboa, pelo meio do sonho vim a descobrir que era a minha mãe ahahahah
    Anteontem sonhei que estava na casa de uma das minhas melhores amigas, que está grávida, estávamos a empacotar as coisas para se mudarem de casa e o ex enteado dela estava a ajudar também mas ainda era um miúdo de 7 anos (já tem 19 anos) e ainda estávamos em quarentena.
    Mas o pior sonho de sempre foi quando sonhei, vivamente, que raptavam a Bia no aeroporto e ninguém fazia nada para ajudar, acordei aos berros e a soluçar e tive de ir ver se ela estava na cama dela.
    Espero que te passe rápido...

    ResponderEliminar
  4. É para quando? Estás com uma barriguita tão linda!!!!!

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...