sábado, 16 de novembro de 2019

Dos Trilhos de Casainhos 2019...

Domingo. 10 de Novembro. 10h45. Casainhos.


O curioso dos Trilhos de Casainhos começa logo na hora de início. Quem é que começa uma prova às 10h45? Estamos habituados a provas que começam às 8h, às 9h, às 10h em tempo frio. Mas às 10h45? A resposta é fácil: quem começa uma prova às 10h45, é quem tem um almoço para servir ao meio-dia. Pelo menos, é esta a minha teoria pessoal para explicar a hora de início desta prova.

Claro que a malta agradece, que sempre temos uma folga nos domingos em que acordamos de madrugada para ir correr. Assim, e como a prova até era perto de casa, demo-nos ao luxo de nos levantar perto das 9h... Contrariando tudo o que dizem as boas práticas do running e dessas coisas de gente croma.

Levantar, tomar o pequeno-almoço do costume (mais ou menos, que eu não consegui comer tudo, e começam logo aqui as minhas desculpas para a falta de energia duas horas depois), vestir, usar e abusar do Nok, lavar a cara e os dentes, ir à casa de banho 4 vezes (true story...), preparar a mochila (eram só 15km mas uma pessoa sabe lá se não cai por uma ribanceira abaixo e não precisa da manta térmica, ou de água, ou de uma barra energética, ou de lenços de papel, ou de uma notinha de 5 euros...), e sair de casa, em direcção a Casainhos.


Esta é uma prova humilde. E digo humilde com um tom que é tudo menos pejorativo. É humilde porque é o que diz que é. É pequena, não tem um percurso pretensioso daqueles que são mais exigentes do que seria razoável só para fazer figura, não tem grandes alaridos comerciais, tem dois abastecimentos (um de água e um com comida, que incluía bolo de chocolate - eu sou uma vendida, e qualquer prova que meta chocolate, por mim está óptima!), e tem um almoço no final. Não há cá grandes confusões, não há chips, não há escalões. A malta vai ali para correr, para aproveitar os trilhos, para se divertir, para conviver, para viver a festa que uma prova de trail pode ser. Leiam o Filipe Torres, que já tem o cartão de cliente frequente da prova e pode falar com muito mais conhecimento de causa do que eu.

Quando eu ainda mal abria os olhos por causa do Sol... Que foi de pouca dura!

Para mim, foi a estreia nos Trilhos de Casainhos. E gostei. Gostei mesmo. Gostei dos trilhos, do percurso, daquelas duas subidas infinitas em que só me apetecia dizer palavrões e roguei pragas à minha vida e me arrependi de me ter inscrito.


Tive a sorte de ter o meu louco mais louco do que eu comigo. Ele decidiu fazer a prova comigo, coisa que já não acontecia para aí desde o meu primeiro trail de sempre (o muito abençoado II Trilhos de Belas, no longínquo ano de 2017). Caramba! Agora que escrevo isto é que percebo que nem 3 anos de trails tenho... Sou mesmo uma jovem nestas andanças!... Já ganhava era juízo, mas bom... Dizia eu que tive a sorte de o ter comigo. E ele foi incansável. Não me chateou, não me pressionou, não refilou comigo. Foi ali, a morrer de tédio, a aturar o meu ritmo de lontra, e a empurrar o meu rabo nas subidas mais inclinadas (literalmente!). Foi bom este regresso aos trilhos a dois. Já tinha saudades! Dos trilhos, e de correr com ele.


A prova em si fez-se bem. Eu, já se sabe, não tenho treinado, pelo que fui em modo passeio. E foi um belo passeio! Tive a sensação que havia muito "trânsito" em muitas zonas, porque deixámo-nos ficar para trás no grupo dos lentos, e depois não era fácil fazer ultrapassagens, mas como eu não estava propriamente com pressa, fomo-nos deixando ir. Acho que dispensava a chuva, mas um bocadinho de lama sempre faz bem à pele... Só queria acabar a prova abaixo das 2h30 e consegui, por isso, cheguei ao fim feliz e contente com a minha prestação.

Depois da prova, esperava-nos o almoço. E aqui fica a minha única nota menos positiva: estivemos 1h15 na fila para o almoço. Com frio e chuva à mistura, em pé, depois de termos feito uma prova. Não sei o que se terá passado, já sei que não é costume ser assim, mas, para mim, não foi uma apresentação muito boa. O que é pena. Porque, e fica mais uma nota positiva, tinham uma feijoada vegan que estava bem boa e merecia ter sido apreciada com mais calma e mais ânimo!


Eu dificilmente estarei lá para o ano, mas acho que quem ainda não experimentou, devia experimentar! Não há muitos trails destes tão perto de Lisboa. Quando começarem a ouvir falar na edição de 2020 dos Trilhos de Casainhos, apressem-se, que as inscrições são (muito) limitadas!

8 comentários:

  1. É óptimo correr a dois e poderem partilhar belos (e duros) momentos.
    Lá vou ter que ir conhecer os Casaínhos =)
    Beijinhos e bons trilhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vossas experiências são sempre uma inspiração :)

      Põe já na agenda para o próximo ano, que aquilo esgota mesmo!

      Eliminar
  2. É sempre bom quando entramos em provas "à antiga", sendo este termo usado no melhor sentido.
    Tenho ouvido ao longo dos anos várias opiniões a essa prova e todas coincidem no mesmo, só elogios!

    Beijinhos e bom resto de fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Provas à antiga! Onde o que importa é o que devia importar :)

      Um beijinho e boa semana!

      Eliminar
  3. Que pena isso do almoço. Dos seis anos que lá fui é mesmo a primeira vez que aconteceu. É mesmo pena... espero que para o ano corrijam isso. Gostei de vos ver e de ter ver a ti de volta aos trilhos! Ah, e sim, a hora de inicio é precisamente por isso ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, toda a gente dizia que não costumava ser assim. E eu acredito :)

      Apesar de já ter passado quase um mês, ou talvez por isso mesmo, até dá lama já tenho saudades!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...