quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Das corridas... - XXXV

Estou viva.

Tenho treinado alguma coisa mas não o suficinte.

Já refiz o plano daquela-prova-cujo-nome-eu-não-vou-mais-repetir-até-a-acabar pela enésima vez. Agora já não tenho margem para mais alterações. Agora é mesmo para seguir à risca.

Tenho treinado mais regularmente e isso vê-se nos resultados. E nas contraturas. E nas dores.

Tenho cada vez mais dúvidas sobre se vou ser capaz. E são dúvidas muito realistas e não dúvidas fruto de inseguranças tontas. Todos nós sabemos a importância do treino. E todos nós sabemos que sem treino, não há milagres. E a verdade é que eu não treinei, e já não vou a tempo de treinar, aquilo que devia.

Ainda não perdi a esperança. Ainda não baixei os braços. As próximas semanas vão ser decisivas para perceber como é que o meu corpo reage ao aumento da carga. Resta-me cuidar dele, descansar, comer bem, dormir melhor, e esperar que ele se aguente.

Sem demasiadas expectativas e com a consciência muito clara de que isto tem tudo para correr mal.

Pelo sim, pelo não, já ando a ver de sítios onde ir fazer massagens desportivas, pois desconfio que vou precisar algures no processo.

As bolhas continuam a ser as minhas fiéis companheiras e a minha relação com os Vomero melhorou substancialmente (já levam 120km). O problema é, claramente, meu.

Estava inscrita no Trail das Dores e não fui. Foi a primeira vez que fiz tal coisa. E estive indecisa até aos últimos dias. Mas ralharam tanto comigo, que não fui. Nem à Corrida do Tejo fui. Peguei em mim e fiz um treino calmo, sozinha, de 12km pela Expo. Numa fase tão crítica do meu treino, desperdiçar um Domingo a fazer um trail de 17km que me ia deixar cheia de dores era, no mínimo, parvo. E eu já não tenho muito tempo para decisões parvas.

Não tenho muito tempo para nada, aliás. Novembro está já aí!... Não sei como. Mas está.

8 comentários:

  1. Eu acho que fizeste muito bem em não teres ido às Dores. Este ano o percurso estava ligeiramente mais fácil, mas o risco de caíres (como eu) e estragares a tua preparação era muito grande. Fazes bem em te focares no teu objectivo. O meu marido vai fazer a 1ª maratona no dia 15 de Outubro e foi fazer os 35km das Dores. Avisei o para se focar, e ele sempre a dizer que os 35km eram treino. Resultado: 7h para fazer 35km, e uma bolha na planta do pé, que o está a obrigar a parar os treinos!!!

    ResponderEliminar
  2. Agora é que é! Põe essas dúvidas de lado e voa! Se precisares de companhia nos treinos apita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vou-te contar um episódio que aconteceu no Domingo.
    Em conversa com uma corredora Sub50, a caminho da Corrida do Tejo, dizia ela: "Não treinei praticamente nada este mês, não vou conseguir baixar dos 50". E depois remata muito convicta: "sem treino não há milagres". Ora aquilo para mim fazia todo o sentido do mundo, naquele momento!
    Lembrava-me do seu dorsal e por curiosidade fui ver o seu tempo de prova.
    O milagre aconteceu! Baixou dos 50!

    Bons treinos!
    Força!

    ResponderEliminar
  4. Beijinho e força!
    Quando precisares, sabes onde estou. :)

    ResponderEliminar
  5. 'Bora miúda! Foca agora e tenta cumprir o objectivo!
    Claro que se te aperceberes que é impossível não vás, não é uma questão de desistência mas de maturidade e saber fazer as escolhas correctas ainda que nos façam sentir tristes.

    Quanto às bolhas... quando comecei a fazer distâncias maiores não sei porquê independentemente dos ténis, faço bolhas na planta do pé, fazia até à semana passada. Estava super preocupada pq ia fazer 10km + 21km entre sábado e domingo, e as bolhas tornam-se muito desconfortáveis para correr, pelo que faz hoje precisamente 1 semana, que tirei uma tarde para pesquisar sobre o assunto, e descobri que 90% das bolhas é culpa das meias, lá andei a ver quais eram indicadas, aconselham justas e finas e de preferência que ajudem na transpiração e que tenham certas zonas com material específico para evitar bolhas. Fui precisamente nesse dia à decathlon e trouxe 2 pares cada um 5,99€, mas eram finas e tinham símbolos de prevenção de bolhas e transpiração, fiz aquilo que não se deve fazer e testei-as no dia da prova. Surpresa... 10km zero bolhas. Surpresa maior... 21km Zero bolhas!!! Ando há quase um ano com este problema e aparentemente uma simples meia resolveu a minha situação!
    Pode ser que contigo seja o mesmo...

    Força miúda! Convidava-te para ir correr, mas só se vieres a Paris ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava de vos conseguir responder individualmente, mas o blogget acha que não...

    Muito, muito obrigada pelas vossas palavras e pela força! Estão sempre presentes comigo nos treinos e em cada etapa desta longa jornada :)

    Parece que nas corridas há mesmo muitos milagres... Eu acho que já tive os meus, espero não os ter esgotado :)

    Asmática consegues pôr-me aqui o link? Eu tenho algumas de lá, e tenho umas da Nike que são mesmo anti-bolhas, mas nada resulta!...

    Mais uma vez, obrigada a todos :)

    ResponderEliminar
  7. Deixo-te as duas que comprei que têm como "Benefícios do produto" : Limitação das irritações e Eliminação da transpiração, entre outros, mas foquei esses 2 porque quando andei na minha pesquisa intensa li que era isso que devia procurar. Aparentemente após um ano resultou, espero que tenhas a mesma sorte, eu agora só vou usar dessas, pelo que tenho que renovar o meu stock ihihih

    https://www.decathlon.pt/meias-corrida-kiprun-laranja-id_8382098.html

    https://www.decathlon.pt/meias-curtas-kiprun-fit-id_8390083.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, M.! Eu acho que tenho umas iguais às primeiras, mas do modelo anterior. Mas quando for à Dectahlon, compro umas destas para experimentar :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...