sábado, 31 de março de 2018

Das corridas... - LI

Hoje fiz mais um treino longo.

Supostamente, seria o último longo.

E digo supostamente porque não fui capaz de fazer o que era suposto ter feito.

E, por isso, não sei se terá sido mesmo o último. Acho que sim. Supostamente, sim. A partir de agora, diz o meu plano de treinos, entro em fase de abrandamento até ao dia da prova.

Daqui a 3 semanas e 1 dia, estarei em Madrid a (tentar) fazer a minha primeira maratona.

Não sei se será sensato tentar fazer mais um longo na próxima semana. Tal como não sei se será sensato ir para a minha primeira maratona tendo feito como treinos longos apenas dois de 25km (Olá, N.!). Vou procurar literatura sobre o tema e tentar analisar os prós e os contras de ambas as opções.

O treino de hoje correu francamente mal. Percebi, da pior forma possível, que aquela coisa que dizem de quando a cabeça não quer, o corpo não corre, é mesmo verdade. Totalmente verdade. A minha cabeça hoje não quis, e o meu corpo não correu. O objectivo era fazer 30 ou 32km. E eu não aguentei mais do que 25km, que nem sequer foram feitos inteiramente a correr.

Comecei demasiado tarde, ao contrário do que queria, apanhei um vento contra terrível, tive de parar algumas vezes para tossir (resquícios do que quer que seja que me atacou nas duas últimas semanas e que me deixou cheia de expectoração e sem conseguir respirar), comecei a ficar assada nas coxas, as dores por causa das bolhas eram muitas, a TPM estava a atacar em força, e mais uma infinidade de desculpas que podia aqui escrever. Acima de tudo, faltou-me a cabeça. Tudo o resto, foram desculpas. Mesmo assim, quando só me apetecia chorar e desistir (sou mulher, nada a fazer!), continuei. Não podia fazer menos do que 25km. E fiz, com muito esforço, mas fiz.

Talvez tenha colocado demasiada pressão neste treino. Para mim, este era O treino, aquele que ia definir o dia M. E, claramente, não o definiu muito bem. Mas, por outro lado, também sei que no dia M hei-de fazer aqueles 42km, nem que seja de gatas. Estou demasiado cansada de tantos treinos e tantos sacrifícios para não cortar aquela meta no dia 22. Vai custar, vai doer, vou sofrer, mas se aguentei isto tudo sozinha, hei-de aguentar muito mais com toda a adrenalina da prova e com os loucos dos espanhóis a dar apoio.

Faltam 3 semanas e 1 dia. E eu continuo a achar que isto é tudo uma grandessíssima loucura e que eu não tenho em mim nem em força nem o foco necessário para uma coisa desta magnitude. Mas também continuo a achar que, pelo menos, tenho de lá ir tentar.

O meu estado de espírito e as minhas expectativas em relação ao dia M mudam de hora a hora. As dúvidas são muitas, os medos são muitos. A consciência de que não treinei o suficiente deixa-me, obviamente, preocupada. Mas eu sou eu. Nem outra coisa se esperava. Eu não sou a pessoa mais focada e determinada do mundo. Se eu fizesse os treinos todos certinhos é que seria de admirar. Assim, sou só eu a ser eu.

Oxalá, no dia 22 eu também consiga ser eu.

15 comentários:

  1. Se este era O treino, tudo normal o ter corrido mal. O ensaio geral corre sempre mal. Fala quem já tem a experiência de 9. Por isso encara-o como um bom sinal.

    Perguntas se será sensato ir com apenas dois treinos longos de 25. O teres feito um de 30 ou 32 não te garantiria conseguir terminar a Maratona, tal como o não teres passado dos 25 não significa que não irás fazer a Maratona. Tudo depende dum factor, cabeça e o quanto queres terminar, pois isso vai fazer a diferença.

    E estás no bom caminho ao dizeres "Estou demasiado cansada de tantos treinos e tantos sacrifícios para não cortar aquela meta no dia 22". Essa é uma força adicional e poderosa.

    O teu estado de espírito e expectativas mudarem de hora a hora, é o mais normal que existe. Uma Maratona é um contínuo carrossel de emoções e tanto estão lá assim como cá em baixo. Faz parte e se assim não fosse é que seria preocupante pois significaria que não estarias consciente do desafio que tens pela frente.

    Posso resumir aqui alguns conselhos, que já os deves saber de cor mas é sempre bom relembrar:

    - Não experimentes nada no dia da prova. Seja calçado, vestuário, utensílios, alimentação ou bebidas, tudo deve ter sido já previamente testado em treino
    - Nos 3 dias antes, reforça a ingestão de massas
    - Começa a um ritmo mais suave do que aquilo que te sentes capaz. Essa energia salvaguardada no início, irá ser-te muito útil na segunda metade. Mas também não corras devagar demais pois forçarmos a ir devagar demais também desgasta. Diria uns 10 segundos mais lenta por km do que aquilo que te achas capaz no momento
    - Se tens hábito de bolhas, que é o caso, leva pensos. Se tens hábito de assaduras, coloca um creme ou vaselina nos locais mais susceptíveis antes da prova.
    - Na semana anterior, vai reduzindo a carga mas sem nunca deixar de correr. Entra no chamado repouso activo
    - Se é um cuidado que se deve ter sempre presente, na semana da prova ainda mais, hidrata-te bem
    - Se necessitares de cortar as unhas dos pés, não o faças a menos de 5 dias da prova. O ideal é cortares entre 5 a 7 dias antes
    - Vai visualizando mentalmente a tua chegada à meta e o quanto isso te irá fazer feliz e orgulhosa. Se te sentires em crise nalgum momento durante a corrida, é a essa imagem que te irás agarrar para seguires sempre em frente
    - E o melhor conselho: Vai, diverte-te e sê muito feliz!!! Que eu sei que o vais ser :)

    Muita força! Estamos todos contigo!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh João! Tu és incrível! Muito, muito obrigada! A primeira vez que li o teu comentário, fiquei mesmo emocionada. Infelizmente, só agora consegui vir aqui responder com a atenção que ele merece!

      Se tu dizes que isto é bom sinal, quem sou eu para negar? :)

      Não vou tentar mais nenhum longo. O que está feito, feito está, e agora não vale a pena inventar. É manter-me no plano e tentar encontrar o foco de que preciso.

      Obrigada por todas as dicas, que são tão importantes e que convém sempre relembrar. Acho que o que me vai mais custar vai ser a gestão do ritmo ao início, para não me entusiasmar. Mas é para isso que serve o relógio!

      Vou fazer essas coisas todas que tu referes... Sobretudo, a última :) Vou lá mesmo para aproveitar e para me divertir (sem nunca me esquecer que isso também implica algum sofrimento!).

      Um grande beijinho e um resto de dia feliz!

      Eliminar
  2. Bem, em primeiro lugar comecei a ler este texto e a achar que o plano de treinos estava desfasado do ideal porque estive até este preciso momento a achar que a Maratona era noutra cidade, noutra data, umas semanas depois dessa!

    Na minha primeira maratona nunca fiz treinos acima de 21km. Na segunda só fiz um de 25km. Se este treino foi complicado não te valia de nada forçares até aos 30 ou 32. Ias chegar ainda mais desgastada e, pior ainda, com a mente já a ficar formatada para temer essa distância.

    Pessoalmente não forçaria um novo treino longo para a semana. Acho mais vantajoso manteres o que diz o plano. E sim, isso foi tudo cabeça, portanto fui buscar o que li por aí há uns meses atrás:

    "Há dias em que a cabeça inventa mil desculpas para não corrermos, mas se conseguimos contrariar, até corre bem ;)" Se a cabeça te dá mil razões para parar, responde com mil e uma razões para chegares à meta.

    Antes da primeira duvidava de mim a toda a hora. Cheguei a ter dificuldades em gerir o esforço em meias maratonas e perguntava-me como raio iria fazer os 42. Na caixa de partida, antes do início, nunca tive dúvidas.

    No dia 22 tu vais ser a Agridoce, vais ser o N., vais ser o João Lima, vais ser o Carlos, a ET, a Fabiana, a Asmática, e tantos tantos outros nomes. E todos vamos estar a torcer por ti, a seguir-te ao vivo ou pela app. É muita pressão? Canaliza-a em energia positiva que é o que te iremos estar a transmitir.

    Das dicas do João no comentário anterior a melhor é, sem dúvida, imaginares a tua chegada à meta. Comigo resultou na perfeição.

    E como eu não consigo não meter música em tudo, ao mesmo tempo que escrevia isto ouvia "I knew what I wanted; I went in and got it!"

    Beijinhos! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achaste que estava louca? Ahahah :)

      Aqui há uns tempos disse que tu não eras exemplo, pelo que tinhas feito... Pelos vistos, foste mesmo exemplo e eu vou fazer algo parecido! Vamos ver se consigo ter tão bom resultado como tu :) (duvido, mas...)

      Sim, no dia 22 todos vocês vão estar lá comigo! E sei que alguns me vão seguir pela APP, e sei que vão enviar muita energia positiva e muita força, para quando elas me faltarem :) É impressionante esta relação que se cria e esta partilha :)

      Vou focar-me nisso, over and over again!

      Obrigada pelas palavras e um beijinho!

      Eliminar
  3. Nunca fiz, e nem pretendo fazer uma maratona (és uma corajosa), mas já percebi que para qualquer distancia, a cabeça faz 95% dos quilómetros e o resto é pernas... E o ensaio geral corre seemmmmppprrreee mal!!! Por isso, o dia M vai correr mesmo muito bem!! Vamos estar todos a torcer por ti!
    Vá pensamento positivo e diverte te muito!!
    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai! Espero que estejas certa!

      Obrigada pela força :) Um beijinho!

      Eliminar
  4. Já sabes que nunca fiz nem tenho intenções de fazer "the big M" por isso não te posso dar conselhos sobre preparação, treinos, etc.
    Aquilo que te posso dizer é que vou estar contigo no pensamento no grande dia. :)

    ResponderEliminar
  5. "No dia 22 tu vais ser a Agridoce, vais ser o N., vais ser o João Lima, vais ser o Carlos, a ET, a Fabiana, a Asmática, e tantos tantos outros nomes."

    Sendo assim, será que a tua prova serve para despachar já a minha!? Ahahahahah

    Eu estarei contigo, eu e todos os outros como diz o N.. Não tenho a menor dúvida de que vais cortar a meta, seja de que forma for (espero que não de joelhos, afinal estarás em Madrid e não em Fátima). Para mim já és uma heroina, dou muito mais valor ao percurso até chegar à prova do que propriamente à prova, e esse já ninguém te tira! Mas, já agora, traz a medalha pf ;)

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Acho que não... Vais ter de lá ir ;)

      Sabes que parece cliché, mas deve ser mesmo verdade... Eu ainda não fiz a prova, mas começo a achar que não deve custar mais do que os treinos todos! Vamos ver :)

      Vou ver se trato disso! Um beijinho

      Eliminar
  6. Como comprrendo esse sentimento. À umas duas semanas senti-me exatamente assim. O meu plano dizia 23km (depois dos 30 na semana anterior) e aos 20km não dava mais - nem com géis, água, nada...
    O que fiz foi abrandar o ritmo duas semanas que culminaram com uma prova de 10k. Fiquei absolutamente revigorado.

    Tens Strava?

    ResponderEliminar
  7. Entretanto já econtrei.

    A minha sugestão é: corre mais devagar em treino. Bem mais devagar.
    Psicologicamente é muuuiito duro, mas, comigo tem dado ótimos resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias em que não vale mesmo a pena... É fundamental sabermos ouvir o nosso corpo e darmos-lhe esse descanso, quando ele o pede :)

      Acho que não me encontraste! Senão, não me dizias para correr mais devagar... É que mais devagar é difícil! Ahahahha :)

      Eliminar
    2. Eu tenho feito um esforço muito grande mesmo.
      O meu ritmo em prova de 10k é ~4:40 e tenho feito os long-runs a ~6:15/6:30.

      Sugiro este canal Youtube. Este tipo é grande fã do treino anaerobico.
      https://www.youtube.com/channel/UCyhJtQYs3Eta6NlaNNvstbQ

      Eliminar
    3. Ui! Imagino então mesmo o teu esforço... Não é nada fácil! Eu como já corro devagar, não tenho conseguido fazer os lentos tão lentos como devia... Às vezes, tenho treinos que deviam ser de jogging e a 7:50. Mas não consigo!... Nesta fase final, vou mesmo fazer esse esforço!

      Obrigada pela partilha. Já espreitei e vou ver melhor :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...