domingo, 25 de fevereiro de 2018

Das corridas... - XLVI

Hoje fiz o meu primeiro treino "longo". Será que posso chamar longo a um treino de 22km? Não sei. Os entendidos que se pronunciem!...

Estava muito receosa em relação a este treino. Aquando da tentativa falhada de fazer o Porto, o meu treino mais longo tinha sido de 18km e não tinha corrido bem. Além disso, foi a primeira vez que corri tantos quilómetros o que, por si só, já é um feito. Como se não bastasse, fiz 90% do treino sozinha.

Houve muita coisa que correu mal. Mas o principal correu bem: fiz o treino e cheguei ao fim.

O meu plano de treinos dizia que devia fazer 24km, mas eu saí de casa a pensar fazer apenas 20km. Isto porque tenho duas semanas seguidas com treinos de 24km e achei que isso era demasiado. Eu, pessoa super experiente e que percebe imenso disto, achei que não devia seguir o plano. E não segui. Mas também não fiz apenas os 20km. A dada altura, comecei a mentalizar-me que tinha mesmo de quebrar a distância da meia maratona. Não fazia sentido fazer um treino inferior ou igual a algo que já tivesse feito. Tinha de fazer mais. E também não fazia sentido fazer 21,5km. E foi assim que dei por mim a fazer os 22km.

Foi um treino bipolar, como quase tudo na minha vida. Em termos gerais, não me senti mal. Tive muitas dores. Além das bolhas (que bem me impressionaram quando cheguei a casa e me descalcei), agora deu-me para ter dores no peito do pé. À conta disso, parei 3 ou 4 vezes para alargar (ainda mais) os atacadores dos ténis. Tive algum calor, custou-me correr contra o vento, senti alguma falta de hidratação (os abastecimentos nas provas dão mesmo jeito!) e os últimos quilómetros foram feitos em sofrimento... Mas... Cheguei ao fim!

Fiz um ritmo ligeiramente mais rápido do que era suposto, o que, naturalmente, também me deixou satisfeita.

Psicologicamente, que acho que é o que mais importa e o que dita grande parte do sucesso de uma prova/treino, passei por várias fases. Não pensei exactamente em desistir, até porque isso não era hipótese porque saí de casa a correr e ia ter de regressar a casa, quer quisesse quer não, mas houve alturas em que achei que não ia ser capaz. Poucas, mas houve. O certo é que lá fui andando, fui vendo os quilómetros a passar, e ainda andei para trás e para a frente já ao pé de casa, pela casmurrice de fazer os 22km.

Depois disto, apostei na minha recuperação activa preferida: arrumações. Ainda não se consegue entrar no escritório, mas já se consegue entrar na despensa!

Agora é ver como estou amanhã e ver como correm os treinos esta semana, com todas as restrições de agenda que terei...

11 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns! :)
    O principal, como dizes e bem, foi concretizado.
    Correr sozinho longas distâncias tem de tudo, desde o darmos atenção a pequenos problemas que talvez nem existam, como dá uma enorme bagagem para quando estivermos rodeados de um mar de pelotão, o que é uma mais valia importante.
    Acho que estás no bom caminho e, mais importante, focada e determinada.
    Claro que uma preparação para uma empreitada dessas tem sempre muito de carrossel, tanto com sensações positivas como de repente negativas, de crença absoluta no sucesso como descrença. Tudo faz parte e é absolutamente natural.
    O que tens que ver com urgência é essa questão dos pés pois isso é que te pode condicionar na mítica distância. Se fosse a ti, colocava-a como prioridade.

    Beijinhos e muita força para o resto do plano. Estamos contigo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João :)

      Sinto-me muito mais focada desta vez, sem dúvida! E também acho importante o treinar sozinha, porque quando "lá" chegar, mesmo com um mar de gente à minha volta, vou estar sozinha, e é fundamental saber estar sozinha comigo e com as minhas dores.

      Vou ver dos pés este fim-de-semana :)

      Um beijinho e obrigada pela força!

      Eliminar
  2. Em primeiro lugar, parabéns! Apesar de teres contrariado o plano de treinos - todos o fazemos, a certa altura - fizeste o teu treino longo. E sim, 22km é longo.

    Folgo em vez que a casmurrice ganhou à parte psicológica.
    Boa recuperação!

    (Gostava de ajudar na parte das bolhas, mas felizmente não padeço desse mal portanto não tenho dicas para te dar...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Quando fizer os longos a sério, logo vejo se 22km já é longo! :D

      Eu acho que isto dos desafios a que nos propomos, sejam eles quais forem, tem sempre o seu quê de casmurrice... Curiosamente, é uma casmurrice saudável, numa pequena competição comigo mesma!

      Obrigada :)

      Eliminar
  3. E entretanto já encontraste as pernas?! :)

    Parabéns, foi um excelente treino! 22km é longo, claro que é longo! Eu não sou entendida mas digo que é longo! ahahahaha

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já, sim! Tive uma recuperação espectacular, como nunca pensei :)

      Se tu dizes, eu acredito! Ahahah!

      Um beijinho

      Eliminar
  4. Parabéns!

    Bolhas? isso não se usa!
    Hidratar, boas meias e em bom estado e ver se não é o calçado que anda a fazer das suas, nem que seja apenas a palmilha.

    Já agora, e sim, 22 km é longo, nestas jornadas maiores podes sempre colocar vaselina, vê o anúncio da Vasenol, nas zonas de maior fricção.

    Não te esqueças da hidratação, não sendo uma prova temos que ser nós a carregar ou pelos menos saber de pontos de abastecimento no caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, este é um problema que já me acompanha há algum tempo... Muito creme, meias xpto de diversas marcas (ontem eram da Nike), ténis de diferentes marcas, mas... O problema mantém-se! Tenho de procurar quem perceba mesmo do assunto :)

      Sim, a hidratação falhou um bocadinho, porque não tinha bebedouros com a frequência que gostaria, mas é uma questão de afinação (ou de escolher outros sítios para treinar)!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Podes considerar um treino longo!!! Eu ontem também tentei um treino longo (os meus são de 12km), acabei por fazer 4km lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acontece! O próximo será melhor, certamente :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...