quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Da Medicina...

Eu, na minha ignorância ou na minha ingenuidade (que a linha que as separa é muito fina e nem sempre clara), acreditava que a Medicina, sendo uma ciência, seria exacta.

Ontem, descobri que não é. A Medicina é, como quase tudo na vida, também ela subjectiva. Nada é claro, nada é óbvio, nada é certo e garantido.

Mas eu gostava que fosse. Gostava mesmo que fosse. Ontem tive de ouvir de uma médica que "nunca lhe vão dar a resposta que quer ouvir". Na verdade, eu não quero ouvir nenhuma resposta em específico. Na maior parte dos dias, eu nem sei o que quero, pelo que, qualquer resposta, pode ser a resposta que eu quero ouvir. Porque era só isso que eu pedia: uma resposta. Qualquer uma. Não sou assim tão esquisita.

Mas parece que isso é pedir demais. Que tudo são incógnitas, que nada é certo, que logo se vê, que não podemos saber. O problema é meu, eu sei. Eu é que achei que os médicos tinham respostas para estas coisas da vida. Eu é que olho para os médicos como seres superiores que deviam saber destas coisas da vida. Eu é que esperava uma orientação de alguém que estudou estas coisas da vida.

Eu sei, eu sei. Nada é certo. Eu sei, eu sei. Não se querem comprometer. Mas como é que eu posso tomar decisão alguma sobre estas coisas da vida se eu não sei nada sobre estas coisas da vida? Se, repito, na maior parte dos dias, eu nem sei o que quero.

Ontem foi um dos dias em que eu quis muito voltar a ser criança. Deixar de ser adulta. Deixar de ter de pensar, de ter de tomar decisões, de fazer planos e pensar no futuro.

À beira de mais um aniversário, e atolada na pressão do tempo que teima em passar e não volta atrás, eu sinto-me incapaz de tomar uma qualquer decisão cujo impacto no meu futuro é incerto, não é óbvio, não é certo, não é garantido.



(não, não se passa nada de mais, estou só cada dia mais cansada de médicos e exames, de decisões e indecisões, de falta de respostas, desta genética, da pressão que insistem em colocar-me, das dúvidas, dos medos, e de tudo isto junto.)


4 comentários:

  1. Pois a biologia, medicina e afins é tudo menos uma ciência exacta. POrque todos somos diferentes e mesmo que te dêem estatísticas e estudos nunca se sabe como é que tu te encaixas naquilo.
    A genética e a biologia têm tanto de maravilhoso como de enigmático. E se por um lado sermos todos diferentes é maravilhoso, por outro leva à incerteza o que é uma treta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma treta! Era tão mais fácil se as coisas fossem exactas!.. :)

      Eliminar
  2. Taaannnnta vez que ouvi dos médicos:
    "Nunca vais conseguir isto ou aquilo"

    E acredita que consegui sempre!!!
    **

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...