sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Do mês que hoje começa e do Natal que aí vem...

Dezembro. O último mês do ano. Para muitos, o fecho de um ciclo. Para muitos, o mês das correrias e das tentativas, geralmente, frustradas de fazer tudo o que não fizeram nos outros 11 meses que ficaram para trás. O mês do Natal. O mês dos feriados e dos fins-de-semana grandes.

Eu gosto de Dezembro. Gosto muito. E gosto muito também do Natal, já se sabe. Já decorei a casa a semana passada, já comecei a preparar as coisas que vou oferecer e, apesar de ainda faltarem 24 dias, acho que começo a estar atrasada. Mas tento não pensar demasiado nisso.

Este ano, para mim, quero que o Natal seja diferente. Quero um Natal com menos consumismo. Quero um Natal com aquilo que, para mim, ele deve ter: partilha, solidariedade, convívio, as minhas pessoas, paz, tranquilidade. Não quero um Natal de excessos, não quero um Natal de presentes, não quero um Natal de correrias, não quero um Natal de obrigações.

O ano passado, escrevi isto. Este ano, o sentimento mantém-se.

Este ano, não vou comprar presentes. Vou fazer coisas, muitas coisas, para oferecer pequenas lembranças e cabazes de Natal. E vou pegar no restante dinheiro que gastaria em presentes e vou doá-lo a diferentes associações e projectos que ajudam aqueles que, ao contrário de mim, não são uns privilegiados e não vão ter um Natal como o meu. Não vão ter uma mesa com mais comida do que aquela que alguém consegue comer, não vão ter uma casa quente, não vão ter uma sala com um chão coberto de presentes. Não vão ter nada daquilo que eu, habitualmente, dou como garantido e a que, tantas vezes, me esqueço de dar o devido valor.

Este ano, eu quero que o meu Natal seja diferente. Se alguém se quiser juntar, este é um dos projectos que vou ajudar. Podem contactar directamente o responsável ou podem falar comigo que eu articulo as entregas.

Que o vosso Dezembro seja tranquilo e que o vosso Natal seja feliz!

4 comentários:

  1. Este sim, é o verdadeiro espírito de natal!

    Para muitos outros, a música de natal é:
    Ouh ouh ouh, verde código verde

    Beijinhos e parabéns pela iniciativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Adorei a tua música! Tão verdade!

      Não mereço parabéns :) Um beijinho!

      Eliminar
  2. Eu adoro o Natal, mas infelizmente de há uns anos para cá não o consigo sentir da mesma forma. Em todo o caso se fores dia 17 conta com o meu contributo, tal como no ano passado. Se não nos encontrarmos por lá falamos entretanto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro o Natal mas os últimos anos não foram fáceis e tudo indica que este também não vai ser... Veremos :)

      Obrigada pelo contributo :) Não querendo abusar da tua boa vontade, mas tendo em conta os timings do projecto, posso pedir-te que te foques mais na segunda parte do pedido (para os sem-abrigo)? A outra já não vai a tempo! Muito, muito obrigada :)

      Até Domingo!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...