domingo, 22 de outubro de 2017

Do dia em que eu desisti da Maratona...

Foi hoje. Foi hoje que eu desisti da maratona. Foi entre o quilómetro 5 e 6 do meu treino matinal, de lágrimas nos olhos, que eu desisti da maratona.

A maioria das pessoas não vai perceber. E eu não vou conseguir explicar. É só uma maratona, dizem. Não, não é. É muito mais. Tão mais. Tão infinitamente mais.

Quem foi acompanhando os altos e baixos deste percurso, ou, pelo menos, a parte que aqui fui partilhando, talvez não fique surpreendido. Eu não fiquei. No fundo, foi assumir aquilo que já sabia há algum tempo.

Foi assumir aquilo que a falta de treino provocou, que foi agravado nas duas últimas semanas. Nas duas últimas semanas o Universo fez questão de me enviar alguns sinais: voltei de férias doente, o que me obrigou a falhar (mais) um treino longo, e esta semana tive uma gastroenterite (coisa que nunca tinha tido) que me deixou de rastos e que me obrigou a faltar ao trabalho (coisa que não acontecia há sete anos).

Já há muito tempo que eu sabia que isto tinha tudo para correr mal e que, em muitas coisas, roçava o disparate. Hoje, tive a certeza. E, por isso, hoje desisto.

E desisto por ter a plena consciência de não ser capaz de fazer tal proeza. Porque sim, fazer uma maratona é uma proeza. Sempre disse que encarava esta mística distância com muito respeito. Sempre disse que não era para qualquer um. E, hoje, assumo: não é para mim.

Talvez um dia.

18 comentários:

  1. Pensei várias vezes em tentar saber notícias tuas durante o dia, mas decidi aguardar. Este é, portanto, o post que eu não queria ter lido mas que percebo a 100%. Fica prometido que o teu esforço nos treinos que foste fazendo e o teu apoio estarão no meu pensamento quando eu cortar aquela meta. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já falámos entretanto, não há muito mais a dizer. Mas acho que sabes que vou estar colada à espera de ver os resultados :)

      Eliminar
  2. Eu não estava à espera mas é compreensível que no meio de tantas maleitas não consigas fazer os treinos que devias e que por isso acabes por ter noção que não irás conseguir, desta vez...
    Haverá sempre uma próxima vez quando estiveres preparada...
    Não te martirizes que não vale a pena, tentaste, algumas coisas desajudaram muito, quando estiveres boa agarra nos ténis e vai dar uma corridinha por gosto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui ontem e soube muito bem :)

      Obrigada pelas palavras e pela força!

      Eliminar
  3. Compreendo perfeitamente a tua decisão e o teu estado de espírito.
    Faço é uma realça: Quando dizes "não é para mim", deves acrescentar "neste momento". Sim, porque tu vais ser maratonista e bem. Apenas necessitas duma preparação adequada e sem tantos condicionantes como te foram aparecendo.
    Ainda no domingo provaste que tens potencial. Portanto, este é apenas um passo atrás para ganhares balanço para dois à frente.
    Força!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras e pela confiança! Neste momento, tenho sérias dúvidas se algum dia o serei. E não faz mal se não fôr. Quero voltar a correr por prazer e não pela pressão de um plano de treinos. Pode ser que, daqui a uns tempos, o desejo volte.

      Um beijinho e bons treinos!

      Eliminar
  4. Compreendo tão bem esses sentimentos ... mas acho sinceramente que foi a melhor opção, pelo que fui lendo aqui a tua preparação não foi adequada a fazer uma Maratona sem um sofrimento desmesurado. A verdade é que é mesmo "apenas" uma Maratona ... e haverá mais oportunidades, para as quais te vais poder preparar melhor. Vá ... faz o luto e siga a camioneta. E anda na mesma ao Porto ... anda beber um bocadinho do espirito da Maratona, porque não correr alguns km sem pressão. apoiar amigos, assistir à chegada ... não é masoquismo, não é para te estares a lamentar por não estares ali ... é o contrário, é para apoiar os outros e para ir buscar uma dose extra de motivação pois o mais tardar para o ano serás tu a cortar aquela meta. Olha que funciona ... conheço uma mão cheia de amigos mais chegados da corrida, que diziam que nunca iriam correr uma Maratona, e bastou terem ido ver aqui o Perneta na sua primeira para se inscreverem para a fazerem. A maior parte deles já tem uma data delas no CV ...
    Vamos lá???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ir lá para sofrer e para me arrastar durante 42km, não me fazia sentido... Talvez um dia.

      E não prefiro não ir. Acho que ia ser frustrante e ia culpar-me ainda mais por não ter treinado e por ter desistido...

      Vou ficar a acompanhar as provas de quem lá está e a enviar muitas energias positivas :)

      Eliminar
  5. É isso mesmo, é só "por agora", que oportunidades não faltarão. Eu também era para ter feito uma há pouco tempo e não fiz, porque tal como tu queria ir em condições. Faz uma Meia, ou umas de 10 Km, e volta a lançar-te (nos treinos para Ela)... muita força e ânimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou inscrita em algumas provas mais pequenas entretanto, e quero voltar a treinar para ganhar velocidade. Depois, logo se vê :)

      Eliminar
  6. Agridoce, recupera dessa gastroenterite, treina e volta a apontar baterias a essa Maratona (para o ano), ou quem sabe para uma outra mais cedo!
    Tu não desististe da Maratona...só a adiaste por uns tempos!

    Beijinhoa, boa recuperação, bons treinos e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou melhor e já voltei a correr :) mas ainda não quero ouvir falar de maratonas! Eheheh!

      Obrigada e bons treinos para ti também (com juízo!)!

      Eliminar
  7. Também já tive um DNS numa maratona e sei bem o que custa, ainda por cima era na Holanda e já tinha as viagens e estadia pagas. Ou seja, fui lá na mesma, só para espetar mais a faca! Mas, adivinha, desde então já fiz dezenas de provas e maratonas, ja me voltei a lesionar e a ficar bem. A vida continua. Ânimo, há muitas e boas provas para correr!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ter sido nada fácil! Ainda bem que deste a volta, não paraste e continuaste :)

      Obrigada pelas palavras!

      Eliminar
  8. Tenho muita pena de ler este texto. Quando estivemos juntas, no brunch, disseste que não a farias se não te sentisses preparada, que ias se soubesses que não ias sofrer. Por isso sei que esta foi uma decisão consciente. Mas fico à epsera de ler aqui: "o dia em que me voltei a inscrever numa maratona". Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito consciente. E tenho a certeza que foi a correcta. Veremos se esse dia chega :) Um beijinho!

      Eliminar
  9. Minha querida Agri,

    Tenho andado afastada e só hoje confirmei esta trite notícia. Digo "confirmei" porque ontem, no meu regresso aos treinos e, consequentemente, ao Strava, percebi que nas tuas últimas publicações já não referias a dita prova.

    Tens o meu apoio incondicional nesta tua decisão. A verdade é que se vamos para uma prova sem estar devidamente preparados, quer física ou mentalmente (ou ambas em alguns casos), qual o sentido? Vamos usufruir de quê mesmo?

    Espero que possas, daqui a um tempo, inscrever-te numa outra Maratona com a convicção, tempo e força mental necessária para uma proeza desse calibre. Eu por mim falo, ainda não sinto que algum dia seja capaz.

    Um grande beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras, Fabiana!

      Também eu não sei se algum dia terei a força necessária para uma proeza deste calibre. Só o tempo o dirá!

      Agora importa é voltar a correr e, como dizes, usufruir e tirar prazer disso mesmo :)

      Um beijinho!

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...