quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Das corridas... - XXXVII

Domingo passado era para ter escrito aqui um post a dizer que tinha desistido daquela-prova-cujo-nome-eu-não-vou-mais-repetir-até-a-acabar.

No Domingo tinha planeado um treino de 22km. Cheguei de férias no Sábado e estava entusiasmada e motivada para fazer o treino. Mas também estava doente. O despertador tocou às 7h25 (sim, no meu último dia de férias...), eu levantei-me, fui beber água e avaliar o meu estado. E voltei para a cama de lágrimas nos olhos (a malta que não é maluquinha da corrida escusa de ler o resto). Sentia-me demasiado mal. Além de toda entupida, que era o mal menor, sentia dores no peito quando respirava ou tossia. Por muito que me custasse, sabia que era, no mínimo, um grande disparate pôr-me a fazer um treino de 22km. Emoção e razão debateram-se e eu voltei para cama.

Voltei para a cama com a clara noção de que não fazer aquele treino era, provavelmente, não fazer aquela-prova-cujo-nome-eu-não-vou-mais-repetir-até-a-acabar. E, por isso, a vontade de chorar era mesmo muita e eu parecia uma tolinha. E era sobre isso que queria ter escrito Domingo.

Mas não o fiz porque não quis fechar logo essa porta. Não fui capaz. Não sou capaz. Eventualmente, vou ter de fazê-lo. Mas já não é possível mudar o nome do meu dorsal, e tenho até dia 31 para cancelar a reserva do hotel sem custos, por isso, tenho mais uns dias para me obrigar a isso.

Domingo é a Meia da Ponte Vasco da Gama. Tenho dorsal. E tenho dorsal porque o ganhei. Não me tinha inscrito e não era minha intenção fazê-la. A bem da verdade, continuo sem saber se é minha intenção fazê-la.

Mais uma vez, o meu cérebro chocalha e eu não sei o que fazer. No Domingo queria fazer 24/25km. E podia aproveitar a meia para isso. Mas vão estar 30 graus nesse dia. E eu e o calor, já se sabe... Agora estou na dúvida entre, efectivamente, ir fazer a meia, voltando para trás algures no percurso para conseguir fazer uns km a mais, ou não ir à meia, acordar pela fresca, e fazer o treino que é suposto fazer.

Se, por um lado, o calor me assusta, por outro, sei que o ambiente de prova ajuda, sei que os abastecimentos ajudam, sei que é tudo muito diferente e que me ia ajudar a perceber melhor como me sinto, de facto.

Da malta do meu subúrbio vai um grupo considerável (ainda que eu seja a única menina a ir para a meia...), vai o louco mais louco que eu que me tem acompanhado nesta minha loucura, e vão muitas outras caras conhecidas. Assusta-me o calor, mas agrada-me a festa que vai ser. Eventualmente nas próximas 48 horas, hei-de tomar uma decisão.

E desse lado, quem vai? É desta que conheço mais umas caras que por aqui andam? Sim, eu sei, são milhares e milhares de pessoas e é a maior confusão mas... Nada é impossível! Que o diga o N., que o ano passado mal a prova começou, fez questão de me ultrapassar! Quem é que me vai ultrapassar este ano?


21 comentários:

  1. Entre um treino sozinha ou ambiente de competição em corrida, a opção será por aquela que mais nos coloca à prova, ou seja a corrida pois aí terás sempre uma melhor noção.
    Força!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho medo que o calor me ponha demasiado à prova... Diz que segunda-feira vai estar fresco e vai chover. Não podiam trocar isso para Domingo? :)

      Força, João! A ver se é desta que nos conhecemos!

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Não sou grande corredora mas lembro-me que as provas de facto ajudavam a ter tempos bons e a motivar por isso talvez não seja má ideia lá ires...
    Vieste para países nórdicos com chuva e vento e não houve gordices que te safassem de ficares doente... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem tentei... Acho que não bebi cerveja suficiente ;)

      Eliminar
  3. Eu vou à Meia da Ponte, mas mesmo que vás, não te consigo identificar 😊No teu caso, optaria pelo “treino” na prova, porque apesar do calor, é mais desafiante, mais motivador, correr em grupo. Quanto à outra prova, não sou a melhor pessoa para te aconselhar, pois sou muito pouco sensata nestas coisas das corridas 😊. Fiz a minha primeira meia (porque me ofereceram dorsal), só com um treino de 12km, os restantes foram de 10km. E digo-te que não me arrependo, correu-me bem, fui sem olhar a tempos, sem pressões, e terminei a sentir-me bem. Acima de tudo, ouve sempre o teu corpo e não insistas se te sentires mal. Bjinhos e boa sorte 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras, Marisa! Bem-vinda :)

      Ouvirmos o nosso corpo é sempre o principal, seja RM que distância for! E a minha ideia será também ir sem pressões nem tempos! Assim o calor me permita :

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Agri, ao ver-te assim, e se tivesse dorsal, seria a primeira a meter-me nessa aventura contigo. Faríamos uma MM tranquila e, quem sabe, ganharias ânimo para o que se segue, qualquer que seja a tua decisão. Os loucos aqui da corrida percebem exatamente o que estás a sentir, e todos apoiaremos qualquer que seja a tua decisão.

    Eu estou a pensar fazer um treino entre os 12km e os 15km no Domingo de manhã pela marginal com o M., se optares por não fazer a prova e quiseres companhia já sabes que és muito bem vinda :)

    Um beijinho e força nessas decisões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu não tens uma lesão para tratar?... Eu arranjava-te dorsal (e para o M. também, se ele quisesse), mas acho que ambas sabemos que tens de ter juízo e cuidar de ti ;) Mas muito obrigada pela disponibilidade e pela força!

      Se não fôr, devo andar pela zona da expo para dar força ao pessoal quando começar a prova deles :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Tenho... Mas enquanto não começo a fisioterapia (que nem sei se será aprovada) ninguém me proibiu de correr, portanto vou continuar tranquila :)

      O M. tem medo de correr mais de 10km, Parece que os dois dígitos o assustam. Mas tem mesmo de começar a treinar porque ele quer fazer a Meia dos Descobrimentos.

      Força para ti! :)

      Eliminar
    3. Ahahah! Como te percebo ;)

      Bom treino para vocês!

      Eliminar
  5. Eu ultrapasso-te... se for na mota da televisão que estiver a transmitir a cena =P
    Cheira-me que não vais resistir ao apelo da competição, mas são suspeitas minhas apenas ;)
    A propósito, não vieste este ano à minha terra? Parece que esgotaram o vinho no ano passado... =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver, vamos ver :)

      Este ano exageraram nos preços... Não fui!

      Eliminar
  6. Posso mandar bitaite??? Posso, posso??? Mando na mesma. Olha lá ... tens dorsal não tens? Então qual a dúvida? Eu ia na onda da prova, a divertir-me com a malta ... chagar a cabeça a quem tem o "azar" de se cruzar connosco funciona muito bem :) ... e depois logo se veria ... quanto a fazer 24/25km ... fazes um aquecimento de 2 ou 3 km antes da prova e depois a Meia Maratona ... tá feito. Simples!!! ;) ... a ideia é ver se estás em condições mínimas para enfrentar aquela-prova-cujo-nome-tu-não-vais-mais-repetir-até-a-acabar ... ficarão a faltar apenas 3 semanas e pouco poderás fazer para melhorar nesse período ... e sabes uma coisa? Se não fores desta vez a Maratona não foge, mas podes sempre vir na mesma e divertir-te, se não for mais nada beber o espirito da coisa, ganhar experiência, fazer uma corridinha na marginal do Porto, aproveitar o tempo(e a inscrição), visitar o Porto ... aqui o teu amigo já fez grandes dramas, mas este ano que tem sido farto de lesões já desistiu umas vezitas durante provas ... e não vem mal nenhum ao mundo ... só a titulo de exemplo, e já que tamos a falar de Maratonas ... sabes quantos km fiz na Maratona de Roma deste ano? Não querendo ser exemplo para ninguém ... dá uma vista de olhos aqui se te apetecer ... https://papakilometros.blogspot.pt/2017/04/maratona-de-roma-bem-disse-que-nao-me.html ... e agora vá ... tomas as tuas decisões, que seja o que acontecer o mundo no dia a seguir irá continuar a rodar. Boas corridas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes e deves!

      Fui ler o teu posto sobre Roma e foquei-me sobretudo na parte do pessoal que demorou sete ou oito horas! Ahahah :)

      Eu percebo perfeitamente o que dizes. Não é vergonha nenhuma desistir de ir, nem é vergonha nenhuma desistir quando já lá estamos. Vergonha é não ouvir o corpo e darmos cabo dele a sério!

      A minha única dúvida em relação ao Domingo prende-se com o calor... Acho que vou lidar muito mal com os trinta graus previstos e corro o risco de estragar mais um treino!... E não posso dar-me a esse luxo!

      Obrigada pelas tuas palavras :) vamos ver!

      Eliminar
  7. Concordo com o Carlos!! Vai nas calmas, sem pressões. Eu vou estar a fazer o apoio ao meu marido que vai fazer a 1ª maratona. Vou estar na meta, como te posso reconhecer??

    ResponderEliminar
  8. Olá Agridoce!
    A minha experiência de corrida é tão pequena, que é mesmo singular! Mas se eu tivesse de escolher entre um treino de 25 e uma corrida de 21k, com dorsal, abastecimentos, segurança, companhia de outros a dar o litro e mais uma pinga, escolhia a corrida!
    O Carlos Cardoso fez uma bela sugestão!
    Agora sff, desliga o complicómetro, prepara o equipamento e o dorsal e vai ser feliz para a Meia! O resto logo se vê!

    Beijinhos e boa Meia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fora o calor, e eu também não teria dúvidas.. Mas a decisão está tomada e vamos ver como corre!

      Muito, muito obrigada! Beijinhos!

      Eliminar
  9. Ahh e no final ainda tens direito a um geladinho!!!

    ResponderEliminar
  10. Espero que tenhas chegado à conclusão que tomaste a opção correcta.
    E obrigado, novamente!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...